Boa tarde a todos, estou trabalhando em uma agenda, onde coloquei uma função que faz a leitura do banco de dados de 5 em 5 minutos para verificar se tem algum compromisso nos próximos cinco minutos e mostra um form e um Beep, estou encontrando dificuldades na hora de fazer comparar a data do banco com a data atual, estou utilizando a seguinte função
function Tfrm_principal.lendobanco: Boolean;
var
dia : TDate;
begin
dia:=Date;
DM_agenda.ZQry_consulta.Active:=False;
DM_agenda.ZQry_consulta.SQL.Clear;
DM_agenda.ZQry_consulta.SQL.Add('select * from cadastro_eventos where data =:date');
e insiro uma data desta maneira 2007/12/20 no edit, ele retorna exatamente o número de eventos cadastrados para esta data, aí eu pensei, se tivesse como mudar o formato da data que será recebida pela variável, por que ela é inserida em um MaskEdit, __/__/_____
E também gostaria de saber como faço uma função para subtrair da hora normal 5 minutos, tentei esta função mas não deu certo, retorna 01/12/188/99 , neste sistema, mas em um outro ela funciona perfeitamente, alguém saba me dizer por quê?
Pergunta
João Paulo Taraciuk
Boa tarde a todos, estou trabalhando em uma agenda, onde coloquei uma função que faz a leitura do banco de dados de 5 em 5 minutos para verificar se tem algum compromisso nos próximos cinco minutos e mostra um form e um Beep, estou encontrando dificuldades na hora de fazer comparar a data do banco com a data atual, estou utilizando a seguinte função
function Tfrm_principal.lendobanco: Boolean;
var
dia : TDate;
begin
dia:=Date;
DM_agenda.ZQry_consulta.Active:=False;
DM_agenda.ZQry_consulta.SQL.Clear;
DM_agenda.ZQry_consulta.SQL.Add('select * from cadastro_eventos where data =:date');
DM_agenda.ZQry_consulta.ParamByName('date').Value:=dia;
DM_agenda.ZQry_consulta.Active:= True;
ShowMessage(IntToStr(DM_agenda.ZQry_consulta.RecordCount));
então, se eu coloco desta maneira, como está, não retorna valor nenhum, agora se eu coloco na linha
DM_agenda.ZQry_consulta.ParamByName('date').Value:=Edit1.text;
e insiro uma data desta maneira 2007/12/20 no edit, ele retorna exatamente o número de eventos cadastrados para esta data, aí eu pensei, se tivesse como mudar o formato da data que será recebida pela variável, por que ela é inserida em um MaskEdit, __/__/_____
E também gostaria de saber como faço uma função para subtrair da hora normal 5 minutos, tentei esta função mas não deu certo, retorna 01/12/188/99 , neste sistema, mas em um outro ela funciona perfeitamente, alguém saba me dizer por quê?
var
Hora : TTime;
Hora := IncMinute(Hora, 5);
Se alguém puder me ajudar eu agradeço, valeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.