Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) exibir clientes conectados


etspaz

Pergunta

bom dia pessoal,

eu to fazendo um programinha simples com sockets, aproveitando o exemplo do micheus e a comunicação entre os clientes e o servidor está funcionando, mas quero que os clientes se comuniquem, neste caso, um cliente envia uma mensagem ao servidor que repassa ao cliente que eu desejo que receba esta mensagem, certo?

minhas duvidas são:

1- coloquei um combobox no cliente para ele poder selecionar o cliente que receberá a mensagem, porém não to conseguindo fazer com que o servidor envie a lista dos clientes conectados pra este que acabou de se conectar atualizar seu combo e quando um se desconecta também tem que ser atualizado o combo dos que permanecem conectados.

2- quando o servidor receber a mensagem vai tratar e se não for pra ele envia para o destinatario, aí devo por um flag pra cada posição do combo do cliente e de acordo com o selecionado quando o cliente enviar acrescento na mensagem este flag (teria que ter um pro server também ) para o servidor saber pra quem é a mensagem?

ou outro jeito?

espero ter sido claro e se alguém puder me ajudar, agradeço.

Editado por etspaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
1- coloquei um combobox no cliente para ele poder selecionar o cliente que receberá a mensagem, porém não to conseguindo fazer com que o servidor envie a lista dos clientes conectados pra este que acabou de se conectar atualizar seu combo e quando um se desconecta também tem que ser atualizado o combo dos que permanecem conectados.
No server, você dever ter a lista dos clients conectados, certo?! Sempre que uma conexão for aceita (é quando você adiciona a esta lista), você deverá enviar para a lista de client a informação de que um novo client está conectado e de modo similar, quando um client desconectar, você deverá também informar de que o client não está mais conectado.

Você deverá provavelmente utilizar de algum tipo de protocolo, que indique ao client que você está informando a conexão ou desconexão de "alguém". Seria como enviar uma string com esta seqüência: CNX:Micheus:192.168.65.7; onde o ":" seira o delimitador de campo e:

- CNX = conexão / DCNX = desconexão;

- Micheus = nome do usuário;

- 192.168.65.7 = endereço IP do client

2- quando o servidor receber a mensagem vai tratar e se não for pra ele envia para o destinatario, aí devo por um flag pra cada posição do combo do cliente e de acordo com o selecionado quando o cliente enviar acrescento na mensagem este flag (teria que ter um pro server também ) para o servidor saber pra quem é a mensagem?

ou outro jeito?

Se o servidor vai repassar ao destinatário, qual seria a finalidade do flag?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olá Micheus, primeiro obrigado pela atenção e ..

Se o servidor vai repassar ao destinatário, qual seria a finalidade do flag?

bem usei o termo flag, mas minha duvida era quanto ao fato de o cliente enviar para o servidor uma mensagem pra ser repassada a outro usuario ou se pode ele enviar direto pra outro usuario conectado, neste ultimo caso o servidor só serve pra controlar as conexões , mas se tiver que enviar ao servidor terá que informar qual usuario, mas de acordo com a sua dica acho que é só fazer algo parecido com o que você disse, mas informando o servidor se é pra ele ou pra outro usuario e lógico informando qual. Assim ta certo?

Se for pro servidor, a mensagem, terei que ter outro tipo de indice, pois se for uma mensagem pra um operador visualizar tipo, perguntado se tem algum produto e o operador lê e responde....

mas, se for pro servidor executar algo sem intervenção do operador,como repassar a mensagem a outro usuario, não tem porque esta mensagem ser exibida na tela do servidor.

c acha que ta certo ?

Editado por etspaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Acredito que a resposta seja sim às duas perguntas.

Não sei exatamente o que você pretende passar via conexão, mas se for apenas coisa simples como mensagem de texto (como aparentemente você mencionou), acredito que seja apenas uma questão de você definir seu próprio protocolo, baseado no que eu exemplifiquei. Deve funcionar perfeitamente.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...