Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Gerar txt a partir do dbgrid


Guest Bruna

Pergunta

Boa tarde,

Alguém sabe como posso gerar txt a partir de um DBGrid ou qualquer outro componente que esteja ligado a um DataSource.

Coloquei um DataSource ligado a um DataSet que contem a query que traz os dados que eu preciso.

A partir desses dados preciso gerar um txt.

Alguém sabe o que eu preciso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Boa tarde,

Alguém sabe como posso gerar txt a partir de um DBGrid ou qualquer outro componente que esteja ligado a um DataSource.

Coloquei um DataSource ligado a um DataSet que contem a query que traz os dados que eu preciso.

A partir desses dados preciso gerar um txt.

Alguém sabe o que eu preciso fazer?

Oi, Bruna!

O DBGrid pode ser usado como uma matriz. basta varrê-la linha por linha e coluna por coluna, e ir gravando os dados com um caracter de separação qualquer.

busque no help do delphi, como usar o AssignFile, Rewrite, Writeln, EofFile e CloseFile.

Tente. Se continuar com dúvidas, é só postar novamente.

Nota: A melhor opção é usar o TAB (#8) como caractere de separação entre colunas e o #13#10 como separação de linha

Nota2: O #13#10 é fornecido automaticamente prlo Writeln.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Na verdade eu gostaria de saber se existe alguma maneira de eu gerar um TXT de uma query com Dataset sem ter que percorrer linha a linha, ou de algum outro componente que não seja o DataSet, mas que eu possa passar um comando SQL pra ele e ele gere um TXT do resultado sem eu ter que gerando linha a linha.

Você sabe se existe alguma coisa parecida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Na verdade eu gostaria de saber se existe alguma maneira de eu gerar um TXT de uma query com Dataset sem ter que percorrer linha a linha, ou de algum outro componente que não seja o DataSet, mas que eu possa passar um comando SQL pra ele e ele gere um TXT do resultado sem eu ter que gerando linha a linha.

Você sabe se existe alguma coisa parecida?

Que tipo de banco você usa?

Com MySQL eu posso fazer assim:

select * into outfile "/tmp/openshow"  from lisbon;

que vai direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Eu utilizo SQL Server, mas não sei como fazer isso.

Oi, Bruna!

Procure em um destes sites. Eles contém o resultado que você quer.

http://databases.aspfaq.com/database/how-d...-text-file.html

http://www.databasejournal.com/features/ms...10894_3331881_2

http://3d2f.com/tags/export/query/results/to/text/file/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
O DBGrid pode ser usado como uma matriz. basta varrê-la linha por linha e coluna por coluna, e ir gravando os dados com um caracter de separação qualquer.
Isto não é uma idéia totalmente correta de um TDBGrid. Aliás, acho que este é um ponto em que muitos se atrapalham. (é o que vejo por alguns posts que aparecem).

Você pode navegar nas colunas de um DBGrid através da propriedade Columns, e isto pode ser útil porque o DBGrid não necessariamente apresenta todas as colunas retornadas pelo dataset (caso você adicione apenas algumas).

Já na questão movimentação linha, não há como indexá-lo, não do modo como é feito com um TStringGrid, onde você acessa Linhas, Colunas e Células.

A movimentação das linhas se dá pela leitura sequencial dos registros (linhas) do dataset.

Quando do uso de multi-seleção, a propriedade SelectedRows, não guarda um índice para a linha, mas sim um ponteiro para a posição do registro no dataset (o tal TBookMark).

E se nenhuma das opções do colega Denis Courcy, lhe atender, dê uma olhada neste tópico: Adicionando Função Copiar Dados De Um Dbgrid Em Sua Aplicação

Acredito que você consiga facilmente adaptá-la a sua necessidade.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...