Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Organizar por ordem alfabetica

charles_1976

Question

Olá galera boa tarde, se não for pedir muito, gostaria q me ensinasse a organizar minha tabela (paradox) por ordem alfabeitca no quickrep, por exemplo:

Código: NOME: ENDEREÇO:

01 CHARLES HENRIQUE AV. SANTA RITA

QUERO ORGANIZAR NOME POR ORDEM ALFABETICA, JÁ ESTAR CRIADO O INDICE SECUNDARIO (INDNOME).

MUITO OBRIGADO..

12 answers to this question

Recommended Posts

• 0
organizar minha tabela (paradox) por ordem alfabetica no quickrep

voce pode usar a instrução SQL

exemplo:

Select * from NomedaTabela // NomedaTabela é o nome do seu arquivo de dados

order by NOME

caso não tenha conhecimento sobre instruções SQL de uma olha neste endereço

Principais Instruções em SQL

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=75

abraço

• 0

eu não tenho a minima ideia de como fazer isso com sql...

minha tabela paradox,

formulario: cadmembros ( com um butão pra gerar um relatório dos membros, (nome); indexname (indnome), quero gerar um relatório por ordem alfabetica,

o código 001 é charles e o código 002 é Ana Maria, no relatório Ana Maria tem q aparecer primeiro seguindo a seguencia do seu código 002> Ana Maria, 001> Charles e assim por diante,,

tbmembros

dsmembros

relmembros.quickrep1.preview

valeu brother to na espera...

• 0
quero gerar um relatório por ordem alfabetica,

o código 001 é charles e o código 002 é Ana Maria, no relatório Ana Maria tem q aparecer primeiro seguindo a seguencia do seu código 002> Ana Maria, 001> Charles e assim por diante,,

koeh brow...

cara isso o Jhonas já te instruiu em outro post... saca http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=114449

Select * from NomedaTabela // NomedaTabela é o nome do seu arquivo de dados
order by NOME

é só usar o "Order by" e o nome do campo que contem os nomes no final do Select...

além de ensinar como ordenar por ordem alfabética, que é uma coisa bem simples, ele passou um link de instruções SQL nesse link...

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=75

acho que vale a pena dar uma olhada.

abraço :D

Edited by K!ko

• 0
brother to perdidaço como eu faço isso me ensine passo a passo, se você tiver paciencia, valeu..

colega, qual é o seu nível de conhecimento em delphi ?

se for iniciante, neste endereço voce vai encontrar varias apostilas de delphi ( do basico ao avançado )

http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=13

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=210072

abraço

• 0
eu não tenho a minima ideia de como fazer isso com sql...

minha tabela paradox,

formulario: cadmembros ( com um butão pra gerar um relatório dos membros, (nome); indexname (indnome), quero gerar um relatório por ordem alfabetica,

o código 001 é charles e o código 002 é Ana Maria, no relatório Ana Maria tem q aparecer primeiro seguindo a seguencia do seu código 002> Ana Maria, 001> Charles e assim por diante

charles_1976, como você deve ter percebido, uma boa opção para fazer consultas mas complexas, e mesmo simples, como estas é através de instruções SQL.

Inicialmente, você terá que estudar um pouco sobre os recursos do SQL (SELECT, INSERT, UPDATE, ...); A seguir você deve saber que para utilizar estas instruções SQL você terá que fazer uso de componentes que lhe permitam utilizá-las. Pelo que você comentou nos posts, você está trabalhando com componentes da paleta BDE (provavelmente TTable), então você terá que fazer uso do componente TQuery e na propriedade SQL você colocar as instruções (estas que os colegas já lhe sugeriram)

As instruções SQL do Paradox são um pouco restritas. Procure por LOCALSQL.HLP em C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\BDE.

Neste seu post, que citei, parece-me que você possui um índice para a tabela membros, chamado indnome. Se isto procede, então você deve apenas selecionar este índice para sua tabela e o relatório deveria sair na ordem, de acordo com o índice.

Abraços

• 0

brother é o seguinte,,,,

vamos dizer q eu to com o meu formulario aberto, onde tem o cadastro de membros index=(indnome)..

eu tenho q colocar um componente Tquery?

e dentro dele colocar os comandos??

fiz isso mais não consigo ativar o Tquery, sempre fica como "false", to fazendo errado???, o q tenho q fazer realmente???

• 0
vamos dizer q eu to com o meu formulario aberto, onde tem o cadastro de membros index=(indnome)..
se este dataset que está em uso é o mesmo que será utilizado para emissão do relatório, já não deveria estar listando os membros de forma ordenada, já que supostamente está ordenado pelo nome do membro (index=indnome)?

eu tenho q colocar um componente Tquery?
se a resposta a pergunta anterior for sim, então acredito que a resposta a esta pergunta seria, não.

e dentro dele colocar os comandos??
mas, supondo que a resposta seja não, então você tem que usar sim um componente TQuery, configurar a propriedade DatabaseName e escrever o código SQL na respectiva propriedade.

Esta instrução SQL seria algo como:

SELECT *
FROM membros
ORDER BY nome

observe que seria conveniente no lugar do "*", citar apenas o nome dos campos que serão utilizados.

Abraços

• 0

o meu relatório esta ordenando por código 1,2,3,4.....etc

colocando um componente tquery, onde vai ser ligado ao datasete(dsmembro);

dai eu ligo, mais continua Active=false, não consigo, colocar pra active=true, tem como mesmo assim gerar o relatório por ordem mesmo a query esta como false???

e o como mande de ordem eu coloco onde??

SELECT *

FROM membros

ORDER BY nome

abração...

• 0
o meu relatório esta ordenando por código 1,2,3,4.....etc
então aquele nome do índice tá me enganando...

colocando um componente tquery, onde vai ser ligado ao datasete(dsmembro);

dai eu ligo, mais continua Active=false, não consigo, colocar pra active=true, tem como mesmo assim gerar o relatório por ordem mesmo a query esta como false???

este componente TQuery não vai ser ligado a nada a princípio. Ele será utilizado "solto".

e o como mande de ordem eu coloco onde??

SELECT *

FROM membros

ORDER BY nome

parece que é por isto que sua query não abre (active) - você ainda não colocou nada nela. :unsure:

onde colocar? Eu disse no post anterior: "... então você tem que usar sim um componente TQuery, configurar a propriedade DatabaseName e escrever o código SQL na respectiva propriedade.", ou seja, na propriedade SQL do componente TQuery!

Abraços