Guest Renato Postado Fevereiro 11, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 11, 2008 Olá pessoal estou com uma dúvida e creio que não seja uma grande dúvida, lá vai.Tenho um banco de Opecações financeiras (emprestimos) que nela tem um campo DATA (data da operacao do emrpestimo).e outro campo (MESES) que é a quantidade de meses para o cliente pagar o emprestimo, exemplo:VALOR: [ 1.000,00 ]DATA: [ 01/05/2007 ] data do emprestimoMESES: [ 6 ] mesesagora preciso filtrar as operacoes (emprestimos) retornando so os clientes que já ultrapassaram o prazo de pagamentomeses de, ou seja:como a data operada é [01/05/07] e os meses são: [6] então o término do pagamento será 01/11/2007trazendo pra mim os clientes que já "pagaram" todas as prestações do emprestimo.DEU PRA ENTENDER?? :blush: Desde já Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Beraldo Postado Fevereiro 11, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 11, 2008 Qual é o tipo do campo data? É DATE ou DATETIME? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 reunix Postado Fevereiro 12, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 12, 2008 (editado) Qual é o tipo do campo data? É DATE ou DATETIME?Tipo DATE. ( Os dados estão em PARADOX)valeu!! Editado Fevereiro 12, 2008 por reunix Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Fevereiro 12, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 12, 2008 Oi, 'reunix'!Você falou no post anterior( Os dados estão em PARADOX)Os dados estão sendo transferidos para MySQL? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 reunix Postado Fevereiro 13, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 13, 2008 (editado) Oi, 'reunix'!Você falou no post anterior( Os dados estão em PARADOX)Os dados estão sendo transferidos para MySQL?não, o banco é paradox.estou usando delphi5 e seus componentes (query) e as instruções SQL:exemplo:Operações.Sql.Add('Select * from operacoes')Operacoes.Sql.Add('where data < 6 meses'); Editado Fevereiro 13, 2008 por reunix Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 reunix Postado Fevereiro 14, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 14, 2008 oi pessoal ainda não consegui resolver o problema, valeu!!!uso paradox vs Sql (delphi) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Fevereiro 14, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 14, 2008 Estou transferindo este post para a área de delphi. O pessoal de lá poderá te auxiliar melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Fevereiro 15, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 15, 2008 estou usando delphi5 e seus componentes (query) e as instruções SQL:exemplo:Operações.Sql.Add('Select * from operacoes')Operacoes.Sql.Add('where data < 6 meses');reunix, O Paradox não fornece muitos recurso em termos de SQL, logo não tem funções de tratamento de datas como, por exemplo,DateDiff.Como você precisa utilizar o campo meses que está cadastrado no registros, acredito que o meio mais simples seria estimar o período baseado na média de 30 por mês. Assim, a consulta para as datas inferiores a data atual menos a quantidade de meses cadastrada ficaria:Operações.Sql.Add('Select * from operacoes') Operacoes.Sql.Add('where data < (Date -(30*meses))');Veja se isto lhe atende.Uma alternativa a ser avaliada, criar um campo para data de término do emprestimo em sua tabela - caso em que você conseguiria maior precisão na sua consulta, já que esta data de término seria inicializada via programação ao gravar o registro.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 reunix Postado Fevereiro 16, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 16, 2008 estou usando delphi5 e seus componentes (query) e as instruções SQL:exemplo:Operações.Sql.Add('Select * from operacoes')Operacoes.Sql.Add('where data < 6 meses');reunix, O Paradox não fornece muitos recurso em termos de SQL, logo não tem funções de tratamento de datas como, por exemplo,DateDiff.Como você precisa utilizar o campo meses que está cadastrado no registros, acredito que o meio mais simples seria estimar o período baseado na média de 30 por mês. Assim, a consulta para as datas inferiores a data atual menos a quantidade de meses cadastrada ficaria:Operações.Sql.Add('Select * from operacoes') Operacoes.Sql.Add('where data < (Date -(30*meses))');Veja se isto lhe atende.Uma alternativa a ser avaliada, criar um campo para data de término do emprestimo em sua tabela - caso em que você conseguiria maior precisão na sua consulta, já que esta data de término seria inicializada via programação ao gravar o registro.AbraçosÉ Micheus, realmente complicado, mas já estou me livrando do Paradox, já tinha pensado no lance de (meses * 30) mas achei que iria ficar inconsistente, porém você me deu uma idéia quando mencionou calcular a data de vencimento assim vou mudar a rotina, transformando em (Operações a vencer no mês selecionado).Obrigado pela atenção.A propósito não sei usar muito bem ainda o fórum, como faço pra colocar este post como "resolvido". :) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Fevereiro 16, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 16, 2008 A propósito não sei usar muito bem ainda o fórum, como faço pra colocar este post como "resolvido". :)Essa é uma atribuição da moderação. Então, não esquenta. ;) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Renato
Olá pessoal estou com uma dúvida e creio que não seja uma grande dúvida, lá vai.
Tenho um banco de Opecações financeiras (emprestimos) que nela tem um campo DATA (data da operacao do emrpestimo).
e outro campo (MESES) que é a quantidade de meses para o cliente pagar o emprestimo, exemplo:
VALOR: [ 1.000,00 ]
DATA: [ 01/05/2007 ] data do emprestimo
MESES: [ 6 ] meses
agora preciso filtrar as operacoes (emprestimos) retornando so os clientes que já ultrapassaram o prazo de pagamentomeses de, ou seja:
como a data operada é [01/05/07] e os meses são: [6] então o término do pagamento será 01/11/2007
trazendo pra mim os clientes que já "pagaram" todas as prestações do emprestimo.
DEU PRA ENTENDER?? :blush:
Desde já Obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
9 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.