Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Comando Sql com Data

Guest Renato

Question

Olá pessoal estou com uma dúvida e creio que não seja uma grande dúvida, lá vai.

Tenho um banco de Opecações financeiras (emprestimos) que nela tem um campo DATA (data da operacao do emrpestimo).

e outro campo (MESES) que é a quantidade de meses para o cliente pagar o emprestimo, exemplo:

VALOR: [ 1.000,00 ]

DATA: [ 01/05/2007 ] data do emprestimo

MESES: [ 6 ] meses

agora preciso filtrar as operacoes (emprestimos) retornando so os clientes que já ultrapassaram o prazo de pagamentomeses de, ou seja:

como a data operada é [01/05/07] e os meses são: [6] então o término do pagamento será 01/11/2007

trazendo pra mim os clientes que já "pagaram" todas as prestações do emprestimo.

DEU PRA ENTENDER?? :blush:

Desde já Obrigado.

9 answers to this question

Recommended Posts

• 0
Oi, 'reunix'!

Você falou no post anterior

( Os dados estão em PARADOX)

Os dados estão sendo transferidos para MySQL?

não, o banco é paradox.

estou usando delphi5 e seus componentes (query) e as instruções SQL:

exemplo:

Operações.Sql.Add('Select * from operacoes')

Operacoes.Sql.Add('where data < 6 meses');

Edited by reunix

• 0

exemplo:

reunix, O Paradox não fornece muitos recurso em termos de SQL, logo não tem funções de tratamento de datas como, por exemplo,DateDiff.

Como você precisa utilizar o campo meses que está cadastrado no registros, acredito que o meio mais simples seria estimar o período baseado na média de 30 por mês. Assim, a consulta para as datas inferiores a data atual menos a quantidade de meses cadastrada ficaria:

Operacoes.Sql.Add('where data < (Date -(30*meses))');

Veja se isto lhe atende.

Uma alternativa a ser avaliada, criar um campo para data de término do emprestimo em sua tabela - caso em que você conseguiria maior precisão na sua consulta, já que esta data de término seria inicializada via programação ao gravar o registro.

Abraços

• 0

exemplo:

reunix, O Paradox não fornece muitos recurso em termos de SQL, logo não tem funções de tratamento de datas como, por exemplo,DateDiff.

Como você precisa utilizar o campo meses que está cadastrado no registros, acredito que o meio mais simples seria estimar o período baseado na média de 30 por mês. Assim, a consulta para as datas inferiores a data atual menos a quantidade de meses cadastrada ficaria:

Operacoes.Sql.Add('where data < (Date -(30*meses))');

Veja se isto lhe atende.

Uma alternativa a ser avaliada, criar um campo para data de término do emprestimo em sua tabela - caso em que você conseguiria maior precisão na sua consulta, já que esta data de término seria inicializada via programação ao gravar o registro.

Abraços

É Micheus, realmente complicado, mas já estou me livrando do Paradox, já tinha pensado no lance de (meses * 30) mas achei que iria ficar inconsistente, porém você me deu uma idéia quando mencionou calcular a data de vencimento assim vou mudar a rotina, transformando em (Operações a vencer no mês selecionado).

Obrigado pela atenção.

A propósito não sei usar muito bem ainda o fórum, como faço pra colocar este post como "resolvido". :)