Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Usando o TabSet

Jhonatas araujo

Question

Opa... Firmeza ...

Usar o PageControl Qualquer um Usa....

Mais alguém sabe como usar o Tabset, TabControl, Button como Page Controll....//?//

é que por ex:

Quando se usa o Page Control... se adiciona quantas Páginas o mesmo querer... e coloca as ferramentas, objetos em cada

Página Normalmente...

Mais tipow... o Tabset, TabControl, Button's ... eu queria que a Cada clique de um deles aParecece no mesmo Form, Objetos,Ferramentas, Diferentes... igual o Page Control... Mais em uma ùnica Pagina...

alguém Sabe me Responder Isso?/?

Vlw... Galera...

Abraço...

10 answers to this question

Recommended Posts

• 0
Mais tipow... o Tabset, TabControl, Button's ... eu queria que a Cada clique de um deles aParecece no mesmo Form, Objetos,Ferramentas, Diferentes... igual o Page Control... Mais em uma ùnica Pagina...

O TabControl é usado para construir abas isoladas, ou seja, abas não conectadas com páginas. O

componente PageControl, ao invés, é usado para construir um fichário completo, onde as páginas são

componentes TabSheet. O PageControl é capaz de, sozinho, oferecer uma interface completa do

tipo fichário.

TabSet (componente Visual) Cria abas de um Notebook para dar aparência de páginas (Propriedades relevantes)

Tabs, TabIndex , Align

Notebook (Componente Visual) Fornece uma pilha de diversas páginas (Utilizadas em combinação com o componente TabSet) ( Propriedades relevantes ) Pages, PageIndex, ActivePage, Metodo OnClick

Tabbed Notebook (Componente Não Visual) Cria um quadro de diálogo com diversas páginas com abas para agrupar informações ( Propriedades relevantes ) ActivePage, Pages, PageIndex. TabFont, TabsPerRow e Metodo: GetIndexForPage e SetTabFocus

OBS: Atualmente os componentes TabControl e PageControl da página Win32 da Paleta de componentes substitui com vantagens os componentes TabSet, Notebook e TabbedNotebook

exemplos:

http://cc.codegear.com/Item/25053

abraço

• 0

Aa Jhonas pode cre vlw ...

Mais Tipow oque eu queria mesmo era que por ex:

Supor que eu tenha um Form e 2 Button...

{Ex:}

Ai eu queria que se eu Clicar no Button1 Abri-se no mesmo Form Um memo!!!

e quando eu Clicar no button2 no lugar do memo Abrise um listBox!!!

Tudo no mesmo Form!!! e quando Abrir um o outro {è Claro} Sumisse!!!

Eu sempre vejo Aplicativos Assim e Não sei como Criar.../

Por Isso que eu deu o Exemplo Acima do TabSet, TabControl, e Button mais oque eu queria mesmo éra

Isso!!!

Sabe como Fazer isso?//

Vlw...

Abraço.

• 0
Ai eu queria que se eu Clicar no Button1 Abri-se no mesmo Form Um memo!!!

e quando eu Clicar no button2 no lugar do memo Abrise um listBox!!!

Tudo no mesmo Form!!! e quando Abrir um o outro {è Claro} Sumisse!!!

faça dessa maneira: coloque um componente memo e um listbox em cima do memo.

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
   ListBox1.Visible := false;
   Memo1.Visible := true;
end;

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
begin
   ListBox1.Visible := true;
   Memo1.Visible := false;
end;

abraço

• 0

Pode Cre Cara eu Imaginei que Fosse Assim... Mais Tipow E se no Caso eu querer Adicionar Varios Button's e Varios Objetos, Ferramentas em Cada um Deles... Ficaria meio Ruin de Trabalhar... {Não?/}

Seria dessa mesma Forma?/? ...

E tipow também é o Caso do TTreeView quando Clicar em Cada Um dos Itens Aparecer Tudo Diferente Em Algo Determinado... {Por que se não, Não usaria o mesmo!!!} Não teria Vantagem!!! nisso se ele não fizesse isso não é/...

Mais Pode cre vlw...

Abraço.

Edited by Jhonatas araujo

• 0
Mais Tipow E se no Caso eu querer Adicionar Varios Button's e Varios Objetos, Ferramentas em Cada um Deles... Ficaria meio Ruin de Trabalhar... {Não?/}

Seria dessa mesma Forma?/? ...

Em alguns casos até dá pra fazer isso, mas não seria uma maneira eficiente de se programar.

pense se o seu usuario gostaria de ter uma tela carregada ... visualmente ficaria ruim ... quando precisar mostrar para o seu usuario muitas informações, use o PageControl, porque alem de poder dividir estas informações em varias paginas, voce não tera que sobrecarrega-las com muitos componentes, e bastaria o usuário clicar numa das abas para ter a informação que necessita.

quando for montar um sistema, seja prático, se coloque no lugar do usuario e veja se (ele usuario) gostaria usar a tela como voce idealizou.

abraço

• 0

Pode cre {è Claro!!!} ...

Uma idéia também seria criar tudo Dinâmico né!!! Mais Ocuparia muito tempo!!!

E o Caso do TTreeView Como è Organizado os tantos Objetos que é adicionado em Cada Item!!! /?/

Sem Acumular tudo/...

Como è Organizado isso...

Mais ta beleza então!!!

me veio essa Duvida por que eu sempre vejo Aplicativos Com TabSet etc... e os mesmo ao Clicar em um Deles Aparecem [Tudo] novos Objetos...

Ahhh uma maneira pra você intender melhor é o Delphi...

Quando se Clica no tabSet Dele para Passar de Code para

Design Virse versa...

Viu, quando se Clica em Code aParece a Assistemcia de se Programar ...

{Codigo Fonte do Projeto}...{Actions}

E Design é a {Interface} o Design mesmo...

Era isso que eu queria Fazer...

Mais usando não só tabset mais com Button's etc...

Edited by Jhonatas araujo

• 0
E o Caso do TTreeView Como è Organizado os tantos Objetos que é adicionado em Cada Item!!! /?/

Sem Acumular tudo/...

Exemplo:

http://www.beensoft.nl/sdp/cttreeview.htm

http://www.ramosdainformatica.com.br/art_r...s01.php?CDA=429

Tutorial em ingles

http://users.iafrica.com/d/da/dart/Delphi/...w/TreeView.html

quanto ao resto dos seus quetionamentos, sugiro voce conseguir a biblia do delphi, vai sanar muitas das suas dúvidas

abraço

• 0
Uma idéia também seria criar tudo Dinâmico né!!! Mais Ocuparia muito tempo!!!
Acredito que esta seria uma situação em que não valeria a pena. Qual seria o ganho que você imagina ter?

Seu programa final ficaria maior porque você estaria injetando código para fazer algo que poderia ser feito em design-time. Em termos de memória, também não deveriam haver ganhos, já que provavelmente você não ficaria alocando os recursos apenas quando cada guia estivesse em uso.

Eu reforçaria a indicação do Jhonas no sentido do uso do TPageControl (paleta Win32).

No entanto, caso você vá implementar o recurso de colocar componentes em abas, porém sem querer mostra as guias, isto não dá para fazer com ele. A propriedade TabVisible dos TabSheet torna a guia invisível bem como todo o que esteja no tabsheet.

Em um aplicativo, eu combinei opções em um TTreeView com o TNoteBook. Voce tem que criar as "guias" via propriedade Pages e selecionar cada uma delas em design-time alterando a propriedade PageIndex - daí você coloca os componentes no lugar certo. Fica bacana e funciona bem, entretanto o TNoteBook tem um inconveniente chato: quando se faz uso do copiar/colar ele cola na guia errada. O que é péssimo, já que muitas vezes os componentes se repetem e seria mais fácil simplesmente copiar/colar do que dropar cada componente da sua respectiva paleta. Quando você exclui um componente de uma guia, após excluir, ele a guia ativa torna-se outra. :wacko:

Abraços.