Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

BOAS PRATICAS

Eric Freitas

Question

Pessoal, entrei em uma empresa, estou trabalhando com asp ( já não gostava do asp agora então to odiando!)

e ta muito ruim ficar prestando atenção nesse código todo misturado, sem comentários e variaveis doidas, então resolvi escrever isso para ajudar a comunidade da programação não só a do PHP

--------------------------------------------------

---------- Padrão de nome de variaveis

Escrever nomes de variaveis claros de facil entendimento com um padrão...

ex.: -> $_carroVelho

-> $_carroNovo

-> $_motoristaCegoViciado

Notem q todas elas possuem "_" e sempre q começa uma nova palavra a primeira letra é maiuscula

---------- padrão de nome de tabelas do DB

ex.: -> pedidosRealizados

-> pedidosCancelados

-> informativoMatinal

novamente qd começamos uma nova palavra a primeira letra desta será maiuscula

---------- padrão de comentarios

existem vários tipos de comentários

eu particularmente prefiro

/*****************************

* Este pedaço faz isso

* Da seguinte maneira

*/

---------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------

Isso não é chatisse pessoal, mas poxa.. to de saco cheio porque essa merda onde to num tem um comentário, num tem 1 padrão, tenho q ficar adivinhando o que é total_HH, total_HH2 p**** da vontade de mandar esse programador q fez isso ir pra kele lugar além de eu ter q ficar procurando nos códigos o que faz uq porque ao invés de usar funções o bixo misturo tudo HTML com ASP..

e outra, voces verão q isso irá os auxiliar muito qd forem pegar um código q fizeram hj daki a uns 6meses ou 1 ano, ou quando forem olhar...

-----

Espero q tenham gostado!

e se tiverem outras postem ae =D

3 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Mas ai você não resolveu o problema, apenas está usando uma metodologia POG que funciona para você. O problema em geral é que os programadores primeiro constroem o teto (a aplicação em si) para depois irem para o alicerce (a documentação), ou pior, simplesmente não fazem documentação alguma sobre o desenvolvimento do sistema, infelizmente essa é a realidade.

Aliás, basta perguntar para a maioria dos programadores se eles já ouviram falar de UML, MVC, DER (para a parte de banco de dados). Esse tipo de coisa realmente resolve esse tipo de problema.

Veja, não tenho nada contra a sua metodologia, mas baseado no que já existe, ela é apenas mais um tipo de gambiarra, inclusive aquilo que você faz de criar variáveis com $_nome é perigoso, pois note que esse tipo de estrutura que leva o _ após o cifrão é usado nativamente nas super-globais ($_POST,$_GET, etc...) e já existe discussões de se amplicar esse tipo de coisa, e numa dessa você cria uma variável que no futuro pode existir, pronto isso já é suficiente pra seu sistema ter problemas no futuro (claro, tudo é apenas teoria).

• 0

concordo contigo ESerra!

diagrama de classes, fluxo de dados e de banco de dados AJUDAM MUITO!

estou fazendo faculdade de tecnologia em sistemas para internet e todos os professores falam para projetarmos todo o nosso sistema antes de monta-lo afinal após os diagramas prontos você consegue saber como vai fazer, o que vai fazer e quando vai fazer, isso q eu postei foi so pra ficar mais facil pro pessoal achar alguma coisa após ter passado algo pra frente, afinal mesmo com projetos é bom ter comentários e padroes dentro da programação.

Agora com relação ao "$_" puxa.. nunca havia pensado nisso.. em JAVA eu uso pra achar facil as variaveis então peguei este vício... aos poucos estou deixando o PHP pra trabalhar com frameworks tipo c#.net e java, principalmente JAVA estou até pensando em largar esse emprego só para estudar se for possivel!

De qualquer forma Obrigado por ter lido e respondido =D

• 0

Sem dúvidas a documentação é crucial, hoje em dia existem vários programas que auxiliam na documentação, realmente acho que é muita falta de vontade por falta do programador não documentar seus códigos. Em relação ao uso de $_ nas variáveis já foi muito discutido e todos chegaram ao acordo que elas deveriam ser evitadas mas eu concordo com o uso de letra maíuscula como "separador" de nomes compostos.

E Eric você deve tomar cuidado ao programar em mais de uma linguagem principalmente se forem duas que usam POO como é o seu caso pois são linguagens diferentes e tem padrões diferentes, alguma confusão pode gerar uma brecha na segurança!