Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

dbExpress x Mysql Via Porta

Elói Martins

Question

Estou desenvolvendo uma aplicação em Delphi acessando MySql, com dbExpress. Preciso acessar o MySql por uma porta qualquer (NÃO ADIANTA, TEM QUE SER COM ACESSO VIA PORTA E NÃO PODE SER A PORTA PADRÃO 3306).

Pelo que pesquisei, parece-me que só no Delphi 7 ou posterior que consiguirei, utilizando "Server Port=3308" ou "hostname=localhost:3308", porém testei no Delphi 7 deste jeito e também não funcionou.

Alguém saberia de alguma solução para isto? Também estou pensando em mudar o host do MySql de localhost para alguma outra coisa. Se alguém tiver alguma sugestão neste sentido.

[]s

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0
Estou desenvolvendo uma aplicação em Delphi acessando MySql, com dbExpress. Preciso acessar o MySql por uma porta qualquer (NÃO ADIANTA, TEM QUE SER COM ACESSO VIA PORTA E NÃO PODE SER A PORTA PADRÃO 3306).
Elói, em meios eletrônicos (posts, messengers,...) escrever em caixa alta significa gritar - este até poderia ser o contexto desta última frase. Espero que não. ;)

Mas, a questão em si não me parece tão simples quanto você coloca. Ocorre que os SGBDs como MySQL (3306) ou Firebird/Interbase (3050) utilizam uma porta específica para ficarem "ouvindo" (listen) as requisições via socket. Outros aplicativos "ouvem" outras portas (alguns exemplos).

Tentar estabelecer uma conexão com o banco por outra porta que não seja a que ele esteja "ouvindo", resultará em erro.

Pelo que pesquisei, parece-me que só no Delphi 7 ou posterior que consiguirei, utilizando "Server Port=3308" ou "hostname=localhost:3308", porém testei no Delphi 7 deste jeito e também não funcionou.
e pelo que já mencionei, não deveria mesmo.

Alguém saberia de alguma solução para isto?
você muda a porta padrão, desde que não conflite com outra em uso.

Também estou pensando em mudar o host do MySql de localhost para alguma outra coisa. Se alguém tiver alguma sugestão neste sentido.
o localhost (127.0.0.1) que você está utilizando refere-se a conexão em sua própria máquina onde, muito provavelmente, encontra-se instalado o servidor do banco. Mudar para outra coisa, é meio relativo. No acesso via socket, ou você vai usar o nome da máquina (ex., localhost) ou o endereço IP (ex. 127.0.0.1).

Se você for tentar usar seu programa em outra máquina, em uma rede, não poderá utilizar o localhost na conexão, pois implica que o servidor do banco esteja instado no mesmo local em que o programa "roda".

Não posso afirmar que minhas colocações estejam 100% corretas, mas são baseadas no pouco que penso conhecer. Vamos ver mais alguém nos auxiliar.

Abraços