Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Indices com DBGrid


toretto_PHP

Pergunta

Boa tarde.

Faz tempo que não posto aqui no ScriptBrasil... como estão?

Bom, estou montando um sistema em Delphi (sou iniciante) e, embora o meu programa esteja funcionando bem, ainda apresenta alguns problemas que desejo solucionar.

Como faço para saber qual o índice que está sendo selecionado pelo usuário no DBGrid?

Fiz um form que monta uma requisição de materiais. O usuário entra com os materiais e automáticamente este vai salvando no bd e exibe no dbgrid. Mas da mesma forma que ele insere eu também quero que seja alterado, excluido, etc. Eu fiz da seguinte forma:

procedure TFReqMat.btnInsereClick(Sender: TObject);
var s: string;
begin
    s := matQtde.Text;
    while Pos(',',s) > 0 do
        s[Pos(',',s)] := '.';
        matQtde.Text := s;

   qLstM.Active;
   qLstM.Close;
   qLstM.SQL.Clear;
   qLstM.SQL.Add('INSERT INTO lst_reqm (id_mat, reqm_qtde, id_reqm)');
   qLstM.SQL.Add('VALUES (');
   qLstM.SQL.Add('"'+ IntToStr(idmat) +'",');
   qLstM.SQL.Add('"'+ matQtde.Text +'",');
   qLstM.SQL.Add('"'+ IntToStr(idreqm) +'");');
   qLstM.ExecSQL;

   qlstM.Close;
   qlstM.SQL.Clear;
   qlstM.SQL.Add('SELECT');
   qlstM.SQL.Add('materiais.mat_eam, materiais.mat_descr,');
   qlstM.SQL.Add('lst_reqm.reqm_qtde');
   qlstM.SQL.Add('FROM materiais, lst_reqm');
   qlstM.SQL.Add('WHERE materiais.id_mat = lst_reqm.id_mat ');
   qlstM.SQL.Add('  AND lst_reqm.id_reqm = ' + IntToStr(idreqm) + ';');
   qlstM.ExecSQL;
   qlstM.Open;

   if qlstM.RowsAffected > 0 then begin
      lstReq.Refresh;  // ATUALIZA O DBGRID
   end;

end;
Ao apertar o botão Add o usuário vai cadastrar os produtos no bd. Está básico, é claro. Até aí funciona legal. Porém o problema é quando eu quero ver o índice da linha. Suponha que eu inclui dois materiais na requisição, eu selecionei com o mouse a linha 2. Para isso eu fiz um botão e nele fiz o seguinte código