Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Evitar cópia do programa

Gafanhoto

Pergunta

Mais um dilema . . rsrsrs

O programa que estou desenvolvendo pode ser baixado da internet e instalado no micro.

Mas uma vez no micro, tenho que evitar que alguém copie o programa para outro micro, e execute.

Consigo fazer isso fazendo o programa rodar com um serial único? Se for assim, como faço pro programa validar o serial e buscar uma variável online que vai dizer se o serial já foi usado ou não?

Conto com a experiência de vocês..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Excelente artigo... no meu caso, seria a habilitação via internet.

Habilitação Pela Internet: Ao adquirir um produto o usuário recebe uma senha que permite a geração de um número para habilitação e instalação em uma máquina.

Prós: Após habilitar, o número é automaticamente invalidado para outros usuário o que evita o problema de divulgação do mesmo pela rede.

Contras: O seu site deve estar em um provedor 100% confiável ou esteja preparado para aquele cliente que comprou o produto no sábado a tarde e o seu site ficou fora do ar no domingo sem ele poder autorizar o software para o uso.

Qual componente do Delphi eu uso para fazer com que ele acesse um banco de dados online e valide o serial?

Link para o comentário

• 0

Em relação ao artigo

Conclusão

Não há método melhor ou pior na minha opinião para proteger um programa mas, mais trabalhoso ou menos trabalhoso para um hacker quebrar. O Ideal é que que você use duas ou mais técnicas para proteger o programa.

Identidade Única: Uma das melhores e mais eficientes tipos de proteções é de identidade do equipamentos recentemente implementado pela própria Microsoft. Isto consiste em recolher dados únicos sobre o seu computador como serial do HD, informação da BIOS (não aconselhável), Versão do OS, Nome do computador etc. Com base nestas informações você poderá gerar uma fechadura de identificação. Essa fechadura precisará de uma chave fornecida por você para habilitar o seu software unicamente para aquela máquina.

Prós: Difícil de ser quebrado quando bem implementado e permite alta adaptabilidade contra cracks criado contra o sistema como patchs invisíveis que permitem a modificação do sistema. Permite a taxa de apenas uma licença por computador.

Contras: Caso o usuário formate a maquina, modifique periféricos chaves o sistema pode desabilitar a cópia automaticamente. Isto cria problemas com a solicitação de uma nova licença para instalação. O usuário pode simplesmente ligar alegando este fato e de boa fé você terá que fornecer uma nova liberação.

Habilitação Pela Internet: Ao adquirir um produto o usuário recebe uma senha que permite a geração de um número para habilitação e instalação em uma máquina.

Prós: Após habilitar, o número é automaticamente invalidado para outros usuário o que evita o problema de divulgação do mesmo pela rede.

Contras: O seu site deve estar em um provedor 100% confiável ou esteja preparado para aquele cliente que comprou o produto no sábado a tarde e o seu site ficou fora do ar no domingo sem ele poder autorizar o software para o uso.

No meu caso eu usei a técnica de Identidade Única

acho que no seu caso voce pode optar pelas duas: Identidade Única e Habilitação Pela Internet

Passos para o desevolvimento

1 - Gerar uma fechadura aleatória e uma chave, usando um sistema de criptografia pelo seu programa

Componente de criptografia para o delphi

http://imasters.uol.com.br/download/224/pr...o/linuxcrypt_10

2 - Pedir para o usuário digitar na pagina do site, o numero ou codigo da fechadura gerado pelo programa

3 - De posse da chave, voce habilita o programa para o usuario

4 - Ao habilitar o programa, voce usa a tecnica de Identidade unica, salvando em um arquivo local os dados criptografados do hardware

5 - O programa ao ser executado, fara novamente uma varredura do hardware e fara uma comparação com os dados criptografados

6 - Se as informações baterem, voce libera o uso do programa.

basicamente a idéia é esta.

abraço

Link para o comentário

• 0
Contras: Caso o usuário formate a maquina, modifique periféricos chaves o sistema pode desabilitar a cópia automaticamente. Isto cria problemas com a solicitação de uma nova licença para instalação. O usuário pode simplesmente ligar alegando este fato e de boa fé você terá que fornecer uma nova liberação.

Esse é o contra ... mas nunca tive problemas

abraço

Link para o comentário

• 0

Esse é o contra ... mas nunca tive problemas

abraço

Você nunca soube.

Link para o comentário

• 0
Você nunca soube.

Soube sim ... inclusive soube que copia do meu programa foi parar em outra cidade, isso porque o programa não rodou em outra maquina e o cliente me ligou, e acabei fazendo o cliente me pagar por outra licença de uso. Como disse a técnica de Identidade Única, funciona muito bem, além do que, o cliente não sabia que o programa tinha embutido este tipo de código.

abraço

Link para o comentário

• 0

Só uma pergunta ... Como eu ficarei sabendo qual a identidade única do PC do usuário?

Identidade Única: Uma das melhores e mais eficientes tipos de proteções é de identidade do equipamentos recentemente implementado pela própria Microsoft. Isto consiste em recolher dados únicos sobre o seu computador como serial do HD, informação da BIOS (não aconselhável), Versão do OS, Nome do computador etc. Com base nestas informações você poderá gerar uma fechadura de identificação. Essa fechadura precisará de uma chave fornecida por você para habilitar o seu software unicamente para aquela máquina.

Vamos lá Gafanhoto

1 - Usar uma Função para pegar o serial físico do hd, e não o serial do volume do hd, pois o serial do volume do hd sempre que o hd é formatado ele muda e também fazendo uma copia do hd pelo ghost esse número do volume também é copiado. Então para um controle do programa o ideal é pegar o serial físico do hd.

http://www.activedelphi.com.br/print.php?sid=214

2 - Usar um Componente de criptografia para o delphi

http://imasters.uol.com.br/download/224/pr...o/linuxcrypt_10

3 - Na primeira utilização do programa, Criptografar o resultado da função e guarda-la em um arquivo do seu programa

4 - A partir da segunda utilização, montar uma rotina para descriptografar o arquivo e comparar novamente com o resultado da função para pegar o serial do hd

5 - Se os valores forem iguais, libera o programa para uso, caso contrário não deixar executa-lo

OBS: Se voce conseguir montar esta primeira etapa, passaremos para a segunda, que é , montar uma fechadura e uma chave para instalação.. ok ?

abraço

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...