Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

DBGrid(Produtos) -> DBGrid(Pedidos)


Frega

Pergunta

gostaria de uma ajuda :P sou iniciante em delphi, estou fazendo um sistema de vendas ai vao as tabelas (não sei se estao certas desse jeito, uma tabela só para os produtos do pedido, sera?) me corrijam se estiver errado

-PRODUTOS

Referencia VARCHAR(Cool

Descricao VARCHAR(50)

...

-PEDIDO

numeroPed INTEGER

data ....

....

-ProdPed (Produtos do pedido)

refped INTEGER (referente a pedido X)

sequencia INTEGER

referencia VARCHAR(6)

precovenda VARCHAR(6)

no form para cadastrar o pedido tenho um dbgrid com as colunas Sequencia | Referencia | Descrição | Preço | Preço de Venda

ai tem o Form de Produtos, dentro dele tem o DBGrid com Referencia | Descricao | Preço, gostaria que quando o usuario desse um clique duplo sobre o registro selecionado, ele exportasse os dados do form de produtos para o DBGrid do form de pedidos

att

Frega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
no form para cadastrar o pedido tenho um dbgrid com as colunas Sequencia | Referencia | Descrição | Preço | Preço de Venda

ai tem o Form de Produtos, dentro dele tem o DBGrid com Referencia | Descricao | Preço, gostaria que quando o usuario desse um clique duplo sobre o registro selecionado, ele exportasse os dados do form de produtos para o DBGrid do form de pedidos

Frega, já que é iniciante, já vá começando a saber que o DBGrid apenas mostra os dados de um dataset a ele ligado.

Tendo isto em mente, quando você seleciona um item no DBGrid, significa que este item é o correntemente selecionado no dataset que a ele está ligado.

Logo, ao dar este duplo click no DBGrid de produtos, você poderá usar esta informação para gerar o novo item para o pedidos.

O que você precisa fazer para incluir um novo item no pedido? Não é selecionar um produto e preencher as outras informações do item? Então?! basta que você mova para a referência do produto no item do pedido o código do produto assim que você der o duplo click.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
hmmm entendi, o query pega os dados rapidamente e poe no datasource, o dbgrid só puxa os dados do datasource isso?

só não sei como é os comandos para passar de um datasouce para o outro.

Voce vai usar os componentes tipo dataset ligados nestes datasouces - sejam eles tipo table ou query.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tenho um conhecimento em ClientDataSet,, posso usar isso para passar os dados de form para o outro, mas não estou conseguindo assimilar o Field 'referencia' do clientdataset com o field 'referencia' do datasource/query, e asim não consigo passar os dados para o form de cadastro de pedido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
tenho um conhecimento em ClientDataSet,, posso usar isso para passar os dados de form para o outro, mas não estou conseguindo assimilar o Field 'referencia' do clientdataset com o field 'referencia' do datasource/query, e asim não consigo passar os dados para o form de cadastro de pedido
Façamos o seguinte: coloque o nome dos dois datasets envolvidos (ligados aos DBGrids em questão), o nome dos campos, se ficam em datamodule ou em cada form e seus nomes.

Daí fica mais fácil dar um exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é asim:

Form produtos:

-Query = qPRODUTOS (colunas chaves = referencia, descricao, preço, tem mais coisas, mas ai não são importantes)

-Datasource 1 = ligado com o qPRODUTOS, para alimentar o DBGrid

Form pedidos: estrutura e explicaçao completa na imagem:

asdav6.th.jpg

o resto esta tudo padrão, não sei como proceder no form de produtos,gostaria que quando o usuario desse um doubleclick no registro selecionado, exportasse os dados de tal registro para o form de pedido, no dbgrid onde vai ficar os produtos do pedido

Editado por Frega
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...