frnd Postado Abril 30, 2008 Denunciar Share Postado Abril 30, 2008 Seguinte,Preciso criar um campo código. Quando eu digitar um código válido na tabela do banco de dados o delphi me mostrará o nome da empresa maior em uma janela durante 5 segundos.Como eu faria?obs: sou novato[]s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Abril 30, 2008 Denunciar Share Postado Abril 30, 2008 Preciso criar um campo código. Quando eu digitar um código válido na tabela do banco de dados o delphi me mostrará o nome da empresa maior em uma janela durante 5 segundos.Como eu faria?Fernando ... se for para aprendizado tudo bem, mas voce montar um sistema para um cliente e colocar uma janela mostrando o nome da empresa maior e por 5 segundos, ficaria irritante.Como voce é novato, deve levar em conta que nos sistemas desenvolvidos hoje, não se usa mais digitar o codigo de uma empresa ( a não ser que voce esteja inserindo os dados dessa empresa) , voce simplesmente cria uma janela de pesquisa onde aparecem os codigos e os nomes das empresas e depois é só clicar com o mouse sobre o registro que voce quer para ver os dados dessa empresa. Procure ler um pouco mais a respeito do delphi ... clique em Destaque: Links tem muitas informações sobre o delphihttp://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=52637abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 frnd Postado Abril 30, 2008 Autor Denunciar Share Postado Abril 30, 2008 hehe... ficaria legal pois é um jogo de bingo.por exemplo,o cara vai sortear a pedra B12 e digitar no programa.Ao digitar e encontrar a empresa, o programa avisa desta maneira.Foi assim que pensei, entendeu?[]s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Abril 30, 2008 Denunciar Share Postado Abril 30, 2008 ficaria legal pois é um jogo de bingo.por exemplo,o cara vai sortear a pedra B12 e digitar no programa.Ao digitar e encontrar a empresa, o programa avisa desta maneira.Foi assim que pensei, entendeu?Colega, voce já tem alguma coisa feita ? como por exemplo o que foi desenvolvido neste endereço:http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?showtopic=255417Tutorial: Noções Básicas de Programação de Jogoshttp://www.geocities.com/victormsantanna/tutor01/index.htmlProgramando Jogos em Delphihttp://www.apostilando.com/download.php?co...ategoria=Delphihttp://www.delphigamer.com/http://br.geocities.com/trabalho_na_rede/P...ando_Delphi.dochttp://superdownloads.uol.com.br/download/...o-jogos-delphi/http://www.relativa.com.br/livros_template...igo_Produto=451abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 frnd Postado Abril 30, 2008 Autor Denunciar Share Postado Abril 30, 2008 Sim eu já fiz algumas coisas... agora só falta fazer o seguinte:Tenho o campo DBEdit1 q busca o código no banco se existis ele mostra a descricaose nãoele mostra invalido!isso que eu quero![]s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Maio 1, 2008 Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 Tenho o campo DBEdit1 q busca o código no banco se existis ele mostra a descricaose nãoele mostra invalido!isso que eu quero!então posta a parte do codigo que faz isso, para que possamos implementar o que voce esta querendo, ou então voce cria um novo fom e coloca nele um Label e aumenta a sua fonte.passa para esse Label o conteudo do campo DBEdit1 e mostra esse form se ele existirpara manter este form aparecendo por 5 segundos, coloque um componente Timer neste form com o seguinte codigoprocedure TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject); begin form1.Close; end; defina a propriedade Interval do timer para 5000abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 frnd Postado Maio 1, 2008 Autor Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 Ah beleza..Queria fazer o seguinte:Tenho um campo DBEdit que recebe o código que o usuario irá digitar para ver se existe ou não.Como eu faria com quando o usuário digitasse o código ele validaria se existe ou não aquele código lá da tabela do banco de dados?[]s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Maio 1, 2008 Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 Tenho um campo DBEdit que recebe o código que o usuario irá digitar para ver se existe ou não.Como eu faria com quando o usuário digitasse o código ele validaria se existe ou não aquele código lá da tabela do banco de dados?Se voce postar o seu codigo fica mais facil lhe responder.abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 frnd Postado Maio 1, 2008 Autor Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 Eu mal comecei ainda...fiz algumas coisas bestasentão resumindo:tenho o código botão BUSCAR que irá buscar na tabela se existe aquele códigoprocedure TForm3.BitBtn1Click(Sender: TObject); begin Form5.Show; end;se existir o código ele mostra empresa que é outro form (Form5)obrigado.[]s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Maio 1, 2008 Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 tenho o código botão BUSCAR que irá buscar na tabela se existe aquele códigoprocedure TForm3.BitBtn1Click(Sender: TObject);beginForm5.Show;end;se existir o código ele mostra empresa que é outro form (Form5)Fernando ... voce só me passou um botao que chama outro formonde está o código botão BUSCAR ? que irá buscar na tabela se existe aquele código.sem maiores detalhes fica dificilabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 frnd Postado Maio 1, 2008 Autor Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 Esse é o botao buscar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Maio 1, 2008 Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 onde está o código botão BUSCAR ? que irá buscar na tabela se existe aquele código.Esse é o botao buscarColega, se voce não tem o conhecimento básico para programar em delphi, que tal dar uma olhada nestas apostilas e depois nos endereços que te passei no outro post ?http://www.portaldaprogramacao.com/apostilas.asp?c=10abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 frnd Postado Maio 1, 2008 Autor Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 procedure TForm3.BuscarClick(Sender: TObject); begin if Form3.DBEdit1.EditText = '' then ShowMessage('Digite o número da pedra!') else Form5.Show; end;Isso que eu fiz só fiz com que validasse o campo,só queria saber para validar no banco de dados também......[]s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Maio 1, 2008 Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 procedure TForm3.BuscarClick(Sender: TObject);beginif Form3.DBEdit1.EditText = '' then ShowMessage('Digite o número da pedra!') elseForm5.Show;end;o primeiro erro de lógica está em que voce não poderá digitar nada neste campo, pois este campo estará linkado a um registro da tabela.o segundo erro está na mensagem ('Digite o número da pedra!') ... digitar aonde ?? se voce esta comparando um campo vazio de sua tabela.voce deve primeiro definir sua tabelacampos : Num_Pedra // definir o numero da pedra ex: 1,2,3,4,5.... etc Empresa // definir o nome da empresa para cada numero de pedra exemplo : 1 - EmpresaA 2 - EmpresaB 3 - EmpresaN ... etcDepois voce montará o codigo para verificar se o numero da pedra existe na tabela, ou se nada foi digitadoif Edit1.Text = '' then begin ShowMessage('Digite o número da pedra!'); Edit1.SetFocus; exit; end; MinhaTabela.First; // apontar para o primeiro registro da tabela IF MinhaTabela.Locate('Num_Pedra',strtoint(Edit1.Text), []) THEN // varrer a tabela para achar o numero da pedra begin Form5.Show; // se encontrou exibe o Form com o nome da empresa end else begin ShowMessage('Este numero não existe na Tabela'); // se não encontrou Edit1.SetFocus; end;A lógica seria mais ou menos assim... sugiro voce ler mais para aprender.abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 frnd Postado Maio 1, 2008 Autor Denunciar Share Postado Maio 1, 2008 deixei assim:procedure TForm3.BuscarClick(Sender: TObject); begin if DBEdit1.Text = '' then begin ShowMessage('Digite o número da pedra!'); DBEDit1.SetFocus; exit; end; Form1.Table1.First; IF Form1.Table1.Locate('CODBINGO',string(DBEdit1.Text), []) THEN // varrer a tabela para achar o numero da pedra begin Form5.Show; // se encontrou exibe o Form com o nome da empresa end else begin ShowMessage('Esta pedra não está cadastrada!'); // se não encontrou DBEdit1.SetFocus; end; end;mas tá estranho, eu digito qualquer codigo q não existe e ele abre o form5obs: CODBINGO é o campo da tabela que recebe o numero da pedra e ela é varchar, e para mostrar a tabela estou chamando do Form1 (não sei se isso é correto ou não mas funciona!)[]s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 frnd Postado Maio 2, 2008 Autor Denunciar Share Postado Maio 2, 2008 Consegui resolver...Eu tinha colocado ao invés do Edit o DBEdit, por isso que estava funcinando errado..foi só retornar pro Edit que funcionou !obrigado[]s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
frnd
Seguinte,
Preciso criar um campo código. Quando eu digitar um código válido na tabela do banco de dados o delphi me mostrará o nome da empresa maior em uma janela durante 5 segundos.
Como eu faria?
obs: sou novato
[]s
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
15 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.