Gabriel Cabral Postado Julho 14, 2008 Denunciar Share Postado Julho 14, 2008 Ae galera....não tem como mudar a cor da borda de um GroupBox???porque preciso colocar uma cor de fundo bem clara...aí a borda dos GroupBox q tenho quase não aparecem por serem um cinza bem claro também....eu precisava mudar para uma cor mais escura, pois não posso mudar a cor do fundo..alguém tem alguma sugestão???Muito obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Julho 16, 2008 Denunciar Share Postado Julho 16, 2008 não tem como mudar a cor da borda de um GroupBox???porque preciso colocar uma cor de fundo bem clara...aí a borda dos GroupBox q tenho quase não aparecem por serem um cinza bem claro também....Não tem não. Por padrão, para desenhar ele serão utilizadas como cor de fundo clBtnFace (propriedade Color, muda isso) e para as linhas de contorno clBtnShadow e clBtnHighLight (quando ativa a propriedade Ctl3D).eu precisava mudar para uma cor mais escura, pois não posso mudar a cor do fundo..alguém tem alguma sugestão??se é mesmo necessário, caso você não encontre algum componente que lhe permita isto, você poderia simulá-lo utilizando 1 Panel, 1 Label e 2 Shape.Supondo que isto lhe ajudasse, seguem as dicas:- Coloque o Panel no form; ajuste o tamanho e remova o texto na propriedade Caption; defina a propriedade BevelOuter=bvNone e Color com a cor desejada (vamos supor $00E0E0E0);- Com o panel selecionado, adicione 1 Shape; ajuste o tamanho da seguinte forma: Top=6; Left=1; Height=<Height do Panel - 6>; Width=<Width do Panel -1>; defina a propriedade Brush->Style=bsClear e Pen->Color com a cor mais clara (vamos supor $00C9C9C9);- Selecione o Shape anterior e utilize o famoso copiar/colar; Ajuste a posição dele para Top=5 e Left=0; defina a propriedade Pen->Color com a cor mais escura (vamos supor $00737373);- Adicione o Label; Ajuste sua posição com Left=8 e Top=0; Defina em Caption o texto do seu "GroupBox".Com isto você tem um GroupBox simulado e customizado. Ele é 100 compatível com o original operando na versão Windows Classic - se você utilizar temas (como no caso do WindowsXP e Vista) ele vai ficar meio fora da casinha...Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gabriel Cabral Postado Julho 17, 2008 Autor Denunciar Share Postado Julho 17, 2008 É uma ótima solução, Micheus....exceto pelo Label que fica atrás da linha do Shape....[aí o caption do Label fica como se tivesse um risco em cima]Isso acontece quando coloco o XPManifest....sem o XPManifest, ele fica por cima da linha do Shape, exatamente da maneira que preciso....mas preciso usar o XPManifest :(o que posso fazer? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Julho 17, 2008 Denunciar Share Postado Julho 17, 2008 exceto pelo Label que fica atrás da linha do Shape....[aí o caption do Label fica como se tivesse um risco em cima]Isso acontece quando coloco o XPManifest....sem o XPManifest, ele fica por cima da linha do Shape, exatamente da maneira que preciso....Bom, já que você se manifestou sobre o manifest, esta tipo de efeito colateral pode ser facilmente contornado. Adicione ao evento OnCreate do seu form, o código abaixo (com os nomes dos componentes devidamente ajustados):procedure TForm1.FormCreate(Sender :TObject); begin Label1.ControlStyle := Label1.ControlStyle + [csOpaque]; Panel1.ControlStyle := Panel1.ControlStyle - [csParentBackground] + [csOpaque]; end;estes atributos da propriedade ControlStyle, que estamos reajustando, são modificados na criação do componente quando disponível o uso de temas (if ThemeServices.ThemesEnabled then ...)Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Gabriel Cabral
Ae galera....
não tem como mudar a cor da borda de um GroupBox???
porque preciso colocar uma cor de fundo bem clara...aí a borda dos GroupBox q tenho quase não aparecem por serem um cinza bem claro também....
eu precisava mudar para uma cor mais escura, pois não posso mudar a cor do fundo..
alguém tem alguma sugestão???
Muito obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.