O fato é que SEO (Search Engine Optimization), nada mais é, como o próprio nome já diz, trabalhar o seu site ao ponto de que o mesmo torne-se mais suscetível aos robots e spiders dos buscadores.
Foco da grande maioria, vale lembrar que o GOOGLE não é o único buscador existente no mercado, existem muitos outros que também podem gerar e agregar audiência em seu site, sendo que em alguns deles basta um simples cadastro de pouco mais de um minuto para que seu site seja incluso na lista de buscas e estes cadastros, futuramente poderão inclusive, melhorar sua indexação no google.
No entanto, não basta melhorar o seu site, coloca-lo dentro dos padrões (web standards) e até mesmo atualizado se você não dá a devida manutenção ao seu site. Poisé, você sabe em quais palavras chaves você aparece nos buscadores? Você tem certeza absoluta de que conhece perfeitamente a audiência e os gostos do seu público alvo?
Muitas vezes as respostas das perguntas acima nos surpreendem, e daqui a pouco nos damos conta que imprimimos esforços na tentativa de “ressaltar” palavras-chaves que muitas vezes nunca foram objetivos de pesquisas de sua audiência.
Portanto, como conhecer o seu público alvo, a sua audiência?
O google disponibilizou uma ferramenta muito bacana e gratuita chamada Google Analytics. O Analytics, conforme definição do wikipedia:
Google Analytics é um serviço gratuito disponibilizado pela Google onde ao ativar o serviço através de uma conta do Google e cadastrar um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e a cada exibição, estatísticas de visitação são enviados ao sistema e disponibilizado ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.
O sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005. Ainda hoje o sistema Urchin original para instalação em computadores é vendido pela Google como um novo pacote.
O Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, javascript habilitado, reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.
Pra mim fica um tanto evidente que sem esses dados, uma boa estratégia de SEO não poderá ser traçada.
Certa vez ainda, estava navegando pela web e encontrei um material muito bacana (que estou compilando aqui na integra como contribuição, estou inserindo o link completo do site do autor para aumentar o seu banklist e melhorar seu posicionamento nos buscadores!)
Checklist de SEO
Pesquisa
• Escolha seu objetivo – Por que você está fazendo isso? Porque quer que as pessoas encontrem esse site? Somente deixar o site disponível já não é o suficiente?
• Brainstorm – quais seriam as principais keywords relacionadas ao ramo do seu site que os clientes estão buscando?
• Pesquise suas keywords – utilize ferramentas e faça uma pesquisa da importância de cada keyword listada.
• Crie uma lista dos seus concorrentes
• Busque o seu site – utilize o comando “site:www.exemplo.com.br” e veja se seu site está indexado nas principais ferramentas de busca. Se não estiver, você precisa descobrir por que isso está acontecendo.
• Busque o site dos seus concorrentes – verifique se ele está bem colocado nas buscas para as keywords que você encontrou.
No Site:
• Se inscreva nas ferramentas Google Analytics, Google Webmaster Tools e Live Search Webmaster Center – é um passo importante que vai se tornar necessário mais à frente.
• Deixe o Google Analytics funcionando por duas semanas antes de fazer qualquer SEO – Isso vai fazer com que ele colete dados importantes e forneça uma base. Aqui talvez seja útil guardar algumas telas (print screen) para demonstrar mais tarde o desempenho do SEO.
• Avalie o design do seu site – Se o design não estimula o visitante a navegar pelo site, qualquer SEO feito será em vão. Procure por padrões de design entre sites do mesmo ramo que seu. Pense em Usabilidade.
• Cheque a compatibilidade com os navegadores – Visite seu site com as versões de navegadores mais usadas para ter certeza que todos podem ver seu site. Verificamos aqui a Acessibilidade.
• Otimize o código HTML e todas as tags relacionadas a SEO. Tenha em mente:
o O principal objetivo do visitante deve ser acessível da página inicial.
o Keywords no título (title tag) (diferente para cada página)
o Keywords no h1 de cada página
o Keywords nos textos
o Otimize as URLs e faça uma Canonização das URLs (www.website.com/passaros/aguia em vez de www.website.com/animais/?tipo=passaros&especie=agua) Use redirecionamentos 301* se for renomear as páginas.
o Organize a informação – o menor número de cliques possíveis para se chegar a um assunto.
o No-follow nos links apropriados
• Escreva uma boa meta description – Inclua suas keywords e tente convencer os potenciais clientes a clicarem no seu site.
• Faça um robots.txt – Ele é importante por alguns motivos. Primeiro, permite que você especifique exatamente quais páginas devem ser indexadas, seja para evitar conteúdo duplicado ou qualquer outro motivo. Segundo, com um robots.txt facilita a navegação da search engine pelo seu site, é o primeiro arquivo que elas lêem em seu site. É uma das diferenças da search engine para o visitante comum.
• Externamente, algumas coisas também precisam ser feitas, crie links para o seu site, divulgue em social bookmarks e feeds e diretórios de sites.
Tenha sempre essa lista ao seu alcance e busque sempre completar a maioria dessas tarefas em seus sites, desenvolvendo assim suas técnicas de SEO.
*Para quem não conhece, redirecionamento 301, conforme citado acima:
Como implementar redirecionamentos 301 (permanentemente movido)
Se você precisar mudar o URL de uma página conforme ele é exibido nos resultados do mecanismo de pesquisa, use um redirecionamento 301 de servidor. Esta é a melhor forma de garantir que usuários e mecanismos de pesquisa sejam direcionados para a página correta. O código de status 301 significa que a página foi permanentemente movida para um novo local.
Os redirecionamentos 301 são especialmente úteis nas seguintes circunstâncias:
* Você mudou o seu site para um novo domínio e quer fazer a transição da forma mais direta possível.
* As pessoas podem acessar o seu site por meio de diferentes URLs. Se a sua página inicial puder ser acessada de diversas maneiras (por exemplo, http://example.com/home, http://home.example.com ou http://www.example.com), convém escolher um desses URLs como seu destino preferido (principal) e usar redirecionamentos 301 para enviar o tráfego de outros URLs para este URL. Você também pode usar Ferramentas para webmasters (google) para definir o domínio de sua preferência.
* Você está unindo dois sites e quer que os links de URLs desatualizados sejam redirecionados para as páginas corretas.
Para implementar um redirecionamento 301 para sites hospedados em servidores com Apache, você terá que acessar o arquivo .htaccess em seu servidor. (Em caso de dúvidas sobre acesso ou software do seu servidor, verifique com o seu web hoster.) Para mais informações, acesse o Apache .htaccess Tutoriale o Apache URL Rewriting Guide. Se o seu site estiver hospedado em um servidor com outro software, obtenha mais detalhes com o seu hoster.
Bom pessoa, aqui foram só alguns poquissimos materiais que tenho por aqui... em breve espero compilar mais alguns deles e continuar postando, ok? Espero que gostem!
Pergunta
Rafael Spilki
A exemplo do nosso amigo Norivan, que postou um excelente tuto conforme link abaixo:
http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...mp;#entry502401
Seguem alguns materiais compilados sobre SEO.
O fato é que SEO (Search Engine Optimization), nada mais é, como o próprio nome já diz, trabalhar o seu site ao ponto de que o mesmo torne-se mais suscetível aos robots e spiders dos buscadores.
Foco da grande maioria, vale lembrar que o GOOGLE não é o único buscador existente no mercado, existem muitos outros que também podem gerar e agregar audiência em seu site, sendo que em alguns deles basta um simples cadastro de pouco mais de um minuto para que seu site seja incluso na lista de buscas e estes cadastros, futuramente poderão inclusive, melhorar sua indexação no google.
No entanto, não basta melhorar o seu site, coloca-lo dentro dos padrões (web standards) e até mesmo atualizado se você não dá a devida manutenção ao seu site. Poisé, você sabe em quais palavras chaves você aparece nos buscadores? Você tem certeza absoluta de que conhece perfeitamente a audiência e os gostos do seu público alvo?
Muitas vezes as respostas das perguntas acima nos surpreendem, e daqui a pouco nos damos conta que imprimimos esforços na tentativa de “ressaltar” palavras-chaves que muitas vezes nunca foram objetivos de pesquisas de sua audiência.
Portanto, como conhecer o seu público alvo, a sua audiência?
O google disponibilizou uma ferramenta muito bacana e gratuita chamada Google Analytics. O Analytics, conforme definição do wikipedia:
Google Analytics é um serviço gratuito disponibilizado pela Google onde ao ativar o serviço através de uma conta do Google e cadastrar um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e a cada exibição, estatísticas de visitação são enviados ao sistema e disponibilizado ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.
O sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005. Ainda hoje o sistema Urchin original para instalação em computadores é vendido pela Google como um novo pacote.
O Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, javascript habilitado, reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.
Pra mim fica um tanto evidente que sem esses dados, uma boa estratégia de SEO não poderá ser traçada.
Certa vez ainda, estava navegando pela web e encontrei um material muito bacana (que estou compilando aqui na integra como contribuição, estou inserindo o link completo do site do autor para aumentar o seu banklist e melhorar seu posicionamento nos buscadores!)
Checklist de SEO
Pesquisa
• Escolha seu objetivo – Por que você está fazendo isso? Porque quer que as pessoas encontrem esse site? Somente deixar o site disponível já não é o suficiente?
• Brainstorm – quais seriam as principais keywords relacionadas ao ramo do seu site que os clientes estão buscando?
• Pesquise suas keywords – utilize ferramentas e faça uma pesquisa da importância de cada keyword listada.
• Crie uma lista dos seus concorrentes
• Busque o seu site – utilize o comando “site:www.exemplo.com.br” e veja se seu site está indexado nas principais ferramentas de busca. Se não estiver, você precisa descobrir por que isso está acontecendo.
• Busque o site dos seus concorrentes – verifique se ele está bem colocado nas buscas para as keywords que você encontrou.
No Site:
• Se inscreva nas ferramentas Google Analytics, Google Webmaster Tools e Live Search Webmaster Center – é um passo importante que vai se tornar necessário mais à frente.
• Deixe o Google Analytics funcionando por duas semanas antes de fazer qualquer SEO – Isso vai fazer com que ele colete dados importantes e forneça uma base. Aqui talvez seja útil guardar algumas telas (print screen) para demonstrar mais tarde o desempenho do SEO.
• Avalie o design do seu site – Se o design não estimula o visitante a navegar pelo site, qualquer SEO feito será em vão. Procure por padrões de design entre sites do mesmo ramo que seu. Pense em Usabilidade.
• Cheque a compatibilidade com os navegadores – Visite seu site com as versões de navegadores mais usadas para ter certeza que todos podem ver seu site. Verificamos aqui a Acessibilidade.
• Otimize o código HTML e todas as tags relacionadas a SEO. Tenha em mente:
o O principal objetivo do visitante deve ser acessível da página inicial.
o Keywords no título (title tag) (diferente para cada página)
o Keywords no h1 de cada página
o Keywords nos textos
o Otimize as URLs e faça uma Canonização das URLs (www.website.com/passaros/aguia em vez de www.website.com/animais/?tipo=passaros&especie=agua) Use redirecionamentos 301* se for renomear as páginas.
o Organize a informação – o menor número de cliques possíveis para se chegar a um assunto.
o No-follow nos links apropriados
• Escreva uma boa meta description – Inclua suas keywords e tente convencer os potenciais clientes a clicarem no seu site.
• Faça um robots.txt – Ele é importante por alguns motivos. Primeiro, permite que você especifique exatamente quais páginas devem ser indexadas, seja para evitar conteúdo duplicado ou qualquer outro motivo. Segundo, com um robots.txt facilita a navegação da search engine pelo seu site, é o primeiro arquivo que elas lêem em seu site. É uma das diferenças da search engine para o visitante comum.
• Externamente, algumas coisas também precisam ser feitas, crie links para o seu site, divulgue em social bookmarks e feeds e diretórios de sites.
Tenha sempre essa lista ao seu alcance e busque sempre completar a maioria dessas tarefas em seus sites, desenvolvendo assim suas técnicas de SEO.
Autor Flávio, link: http://www.mestreseo.com.br/blog/geral/checklist-seo
*Para quem não conhece, redirecionamento 301, conforme citado acima:
Como implementar redirecionamentos 301 (permanentemente movido)
Se você precisar mudar o URL de uma página conforme ele é exibido nos resultados do mecanismo de pesquisa, use um redirecionamento 301 de servidor. Esta é a melhor forma de garantir que usuários e mecanismos de pesquisa sejam direcionados para a página correta. O código de status 301 significa que a página foi permanentemente movida para um novo local.
Os redirecionamentos 301 são especialmente úteis nas seguintes circunstâncias:
* Você mudou o seu site para um novo domínio e quer fazer a transição da forma mais direta possível.
* As pessoas podem acessar o seu site por meio de diferentes URLs. Se a sua página inicial puder ser acessada de diversas maneiras (por exemplo, http://example.com/home, http://home.example.com ou http://www.example.com), convém escolher um desses URLs como seu destino preferido (principal) e usar redirecionamentos 301 para enviar o tráfego de outros URLs para este URL. Você também pode usar Ferramentas para webmasters (google) para definir o domínio de sua preferência.
* Você está unindo dois sites e quer que os links de URLs desatualizados sejam redirecionados para as páginas corretas.
Para implementar um redirecionamento 301 para sites hospedados em servidores com Apache, você terá que acessar o arquivo .htaccess em seu servidor. (Em caso de dúvidas sobre acesso ou software do seu servidor, verifique com o seu web hoster.) Para mais informações, acesse o Apache .htaccess Tutoriale o Apache URL Rewriting Guide. Se o seu site estiver hospedado em um servidor com outro software, obtenha mais detalhes com o seu hoster.
Bom pessoa, aqui foram só alguns poquissimos materiais que tenho por aqui... em breve espero compilar mais alguns deles e continuar postando, ok? Espero que gostem!
[]'s Rafael Spilki
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