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Fórum Script Brasil
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O que é?


Question

S.E.O é uma sigla com o significado bem claro: Search Engine Optimization ou seja no nosso bom e velho português "Otimização de mecanismos de pesquisa" é o processo de melhoria da qualidade e volume de tráfego a um site através de motores de pesquisa, os populares meta-buscadores.

Se trata de uma metodologia de trabalho que envolve praticamente todas as partes de desenvolvimento de um site de internet, desde a construção do HTML/XHTML correto até padronização de meios de divulgação de URL's passando por questões de acessibilidade e lógica.

As grandes perguntas a se fazer quando se vai trabalhar com SEO são:

  • Como o(s) mecanismo(s) de pesquisa alvo(s) do meu projeto trabalham?
  • O que o publico alvo do meu projeto digitaria em uma busca?
O primeiro passo para responder suas questões é dar uma passada nas Diretrizes do seu buscador alvo, para saber como ele funciona. O Google por exemplo já te da várias dicas de como melhorar a relevância do seu site

* Construa um site com uma hierarquia clara e links de texto. Cada página deve ser acessada a partir de pelo menos um link de texto estático.

* Mostre aos usuários um mapa do site que relacione o tópico às partes importantes de seu site. Se o mapa do site tiver mais de cem links, convém dividi-lo em páginas separadas.

* Crie um site útil, com muitas informações e páginas que descrevam de forma clara e precisa o seu conteúdo.

* Pense nas palavras que os usuários digitariam para encontrar suas páginas e verifique se elas aparecem no seu site.

* Tente usar texto, em vez de imagens, para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. O rastreador do Google não reconhece texto contido em imagens.

* Verifique se as tags <title> e os atributos alt são descritivos e precisos.

* Verifique se há links quebrados e corrija o código HTML.

* Se você decidir usar páginas dinâmicas (por exemplo, o URL que contém um caractere "?"), saiba que nem todos os spiders de mecanismos de pesquisa rastreiam as páginas dinâmicas e estáticas. Isso ajuda a manter os parâmetros curtos e a quantidade desses parâmetros pequena.

* Utilize um número razoável de links por página (menos de cem).

Diretrizes do Google

Seguindo as diretrizes você elabora a estrutura do seu site, é muito importante formatar o texto corretamente, COMO TEXTO.

Por exemplo uma das falhas mais fáceis de se ver em sites são titulos escritos em imagens ou animações em flash. Imagine um bot lendo um site com a tag title

<title>Meu site</tilte>

e historia de chapeuzinho vermelho na página só que ao invés de ter um titulo dizendo "chapeuzinho vermelho" tem uma imagem escrito chapeuzinho vermelho. Ele vai ler algo como:

Meu site.... comeu a vovó

Títulos devem ser colocados em hierarquia de títulos, ou seja <h1>, <h2>, <h3> e etc para que o bot possa indexar seu conteúdo de forma relevante.

Além dessa SEO segue inúmeras e intocáveis tecnicas e regras de SEO que iremos ver durante o tempo nesta sala, algumas já foram antes postadas, no entanto você não as precisa decorar basta pensar como seria melhor para um robo, um bot, ler isto e o que seu usuário alvo buscaria no buscaria.

Existem várias formas também de descobrir o que seu publico alvo busca, melhorar a relevância do seu conteúdo e aparecer. Vamos citar algumas dicas:

  1. Faça um bom briefing
  2. Pesquise sobre os usuários que você já tem, inclua nos cadastro perguntas relacionadas ao perfil dele
  3. Crie um mecanismo de pesquisa interna no seu site e colete o que seu usuário busca
  4. Diferencie o que ele busca e encontra do que ele busca e não encontra
  5. Invista nos assuntos que você é forte
  6. Não busque bater de frente com sites já consagrados, inove, explore o que ainda está fraco
  7. Faça buscas antes de criar seu projeto
  8. Aproveite seu conteúdo dinâmico, colete os títulos e descrições de registros textuais do seu site, divida as palavras e crie keywords através de sistemas dinâmicos, cloud-tag não é a solução, é somente um pedaço dela.
  9. Não tente dar uma de esperto divulgando conteúdo que você não tem do contrario você perderá relevância, pode atrair hits mas não atrairá lucros que somente são obtidos com visitantes realmente interessados
  10. Gere saidas para seu conteúdo, formas de exporta-los, use XML, Feeds, alguém está doido para te dar visitas
  11. Feche parcerias com outros sites do seu nível ou maiores que você, buscadores gostam de quem é buscado.
  12. Mapa de site em HTML, XML, Ror e Sitemap são obrigações mas não garantem que seu site será indexado, um bot só vai conhecer eles se checar até eles, crie meios para os robos te verem, cadastre seu site manualmente se for preciso
  13. Use ferramentas de estatisticas internas e externas, use a ferramenta do Google para webmasters
  14. Permita que o bot entre no seu domínio, crie um arquivo robots.txt
Bom para começar é isso pessoal, estejam sempre atentos ao fórum e as novidades que surgem no mundo do marketing web, pois marketing para web só tende a crescer, troquem idéias sobre SEO e vamos construir conteúdos relativos ;)
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5 answers to this question

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Ola ótimo Post, hoje SEO é um mercado que esta crescendo muito, vários profissionais em SEO estao montando cursos bem explicativos. Devemos ver tambem de principal fator o OFFPAGE com link Build, onde devemos fazer um trabalho certo e honesto. Valeu até mais.

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