Luiz Carlos 108 Postado Novembro 13, 2008 Denunciar Share Postado Novembro 13, 2008 Pessoal, boa noite!Estava fazendo uns exercicios de lógica de um livro que comprei aqui.e chegou em um aqui que é o seguinte"Ler quatro valores numéricos inteiros e apresentar os valores que são divisiveis por 2 e 3."Pra vocês ai deve ser bem simples mas eu ainda sou iniciante e não estou conseguindo fazerjoguei meu algoritmo no VisualG e até deu certo, mas eu to achando que tem muita variavelnão sei se é o sono que não está me deixando pensar, mas vou colar abaixo o que fiz no visualG. :blush: se possível me informem o que é melhor fazer, fiz bastante exercicios de se...senão... fim_se, mas esse ai me deu uma embaçada.Tem até umas gambiarras que eu tentei fazer mas num deu muito certoalgoritmo "tentativa de fazer um algortimo" // as variaveis a,b,c,d serão lidas // as r's são de verificar se os numero são diviseis(r é de resto ex:ra2 = resto de a/2) // as div's é para atribuir o valor de a,b,c,d se elas forem divisiveis(adiv23 = a divisel por 2 e 3) // a variavel nd é caso as variaveis a,b,c,d não forem diviseis, essa nd foi uma (nd = nada) // mais precisamente dizendo uma gambiarra o programinha dar certo // ela atribui ela mesma, para o senão não ficar vazio, mesmo assim num deu muito certo // as que não são divisiveis aparecem como zero var a, b, c, d, ra2, ra, rb2, rb3, rc2, rc3, rd2, rd3, adiv23, bdiv23, cdiv23, ddiv23, nd:inteiro inicio nd <- (0) leia (a,b,c,d) ra2 <- a - 2 * (a div 2) ra3 <- a - 3 * (a div 3) rb2 <- b - 2 * (b div 2) rb3 <- b - 3 * (b div 3) rc2 <- c - 2 * (c div 2) rc3 <- c - 3 * (c div 3) rd2 <- d - 2 * (d div 2) rd3 <- d - 3 * (d div 3) se (ra2=0) e (ra3=0)então adiv23 <- (a) senao nd <- nd fimse se (rb2 = 0) e (rb3 = 0)então bdiv23 <- (B) senao nd <- nd fimse se(rc2 = 0) e (rc3 = 0)então cdiv23<- © senao nd <- nd fimse se(rd2 = 0) e (rd3 = 0)então ddiv23 <- (d) senao nd <- nd fimse escreva (adiv23, bdiv23, cdiv23, ddiv23) fimalgoritmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 OSJunior Postado Novembro 13, 2008 Denunciar Share Postado Novembro 13, 2008 (editado) Olá.Fiz um outro algoritmo. Espero que seja o que você deseja. :)a, b, c, d: inteiro Ler a; Ler b; Ler c; Ler d; SE (a MOD 2 = 0) E (a MOD 3 = 0) ENTÃO Imprimir a; SE (b MOD 2 = 0) E (b MOD 3 = 0) ENTÃO Imprimir b; SE (c MOD 2 = 0) E (c MOD 3 = 0) ENTÃO Imprimir c; SE (d MOD 2 = 0) E (d MOD 3 = 0) ENTÃO Imprimir d;Abraços Editado Novembro 14, 2008 por OSJunior Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Luiz Carlos 108 Postado Novembro 14, 2008 Autor Denunciar Share Postado Novembro 14, 2008 OSJuniormas e os senão dos Se's ...... o exercicio pede os pra apresentar os numeros que são diviseis por 2 e 3etão o resto da divisão tem que ser zero porque os numeros são inteiros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Luiz Carlos 108 Postado Novembro 14, 2008 Autor Denunciar Share Postado Novembro 14, 2008 arrumei, acho que agora está certoalgoritmo "tentativa" var a, b ,c ,d ,ra2 ,ra3 ,rb2 ,rb3 ,rc2 ,rc3 ,rd2 ,rd3:inteiro inicio leia (a,b,c,d) ra2 <- a - 2 * (a div 2) ra3 <- a - 3 * (a div 3) rb2 <- b - 2 * (b div 2) rb3 <- b - 3 * (b div 3) rc2 <- c - 2 * (c div 2) rc3 <- c - 3 * (c div 3) rd2 <- d - 2 * (d div 2) rd3 <- d - 3 * (d div 3) se (ra2 = 0) e (ra3 = 0)então escreval (a) fimse se (rb2 = 0) e (rb3 = 0)então escreval (B) fimse se(rc2 = 0) e (rc3 = 0)então escreval © fimse se(rd2 = 0) e (rd3 = 0)então escreval (d) fimse fimalgoritmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 OSJunior Postado Novembro 14, 2008 Denunciar Share Postado Novembro 14, 2008 Luiz,o enunciado pede os valores que são divisíveis, o resto das divisões. Afinal, o módulo terá de ser sempre zero.Perceba que ra2 <- a - 2 * (a div 2) é ilógico. Imagine, por exemplo, a = 1:ra2 <- 1 - 2 * (1 / 2)ra2 <- 1 - 1ra2 <- 0Logo, as suas variáveis que armazenam o resto terão sempre o número zero como valor.Obs.: editei o meu outro post pois havia me esquecido de estabelecer a condição nas estruturas de seleção.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 marlonCampos Postado Novembro 15, 2008 Denunciar Share Postado Novembro 15, 2008 :blink: Segundo Luiz Carlo 108 o enuciado diz: "Ler quatro valores numéricos inteiros e apresentar os valores que são divisiveis por 2 e 3."A minha proposta é o seguinte:algoritmo babel; Numerico a, b, c, d leia(a, b, c, d); se (a mod 2 = 0) or (a mod 3 = 0) então //mod é operador que retorna o resto do cálculo escreva(a); senao escreva(a, " não é divisível nem por 2 e 3."); fim_se se (b mod 2 = 0) or (b mod 3 = 0) então escreva(B); senao escreva(b," não é divisível nem por 2 ou 3."); fim_se ... fim_algoritmo.Daí basta copiar e colar o código para o restante das variáveis.Espero ter ajudado. :rolleyes: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Luiz Carlos 108 Postado Novembro 16, 2008 Autor Denunciar Share Postado Novembro 16, 2008 Marlon usei quase o mesmo raciocinio que você teve.unica coisa que fiz de diferente foi criar uma variavel de restoe fiz como na matematica RESTO = DIVIDENDO - DIVISOR * QUOCIENTEe o jeito de achar o quociente ai é usado o DIVentão pensei, se o resto resto da divisão por 3 e por 2 for zero então era pra escreverpor isso criei a variaveljoguei no VisualG e deu certo vou testar agora em C# pra ver se dá também.Abraço e obrigado pela ajuda Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 OSJunior Postado Novembro 16, 2008 Denunciar Share Postado Novembro 16, 2008 Luiz,segundo o enunciado, ele não pede o valor dos restos das divisões. O enunciado quer saber quais números são divisíveis.Apresentando o resto, você utiliza variáveis de modo desnecessário, principalmente porque você pode utilizar apenas 1 variável para o resto e ir exibindo-a logo após a verificação das condições.Até Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Luiz Carlos 108
Pessoal, boa noite!
Estava fazendo uns exercicios de lógica de um livro que comprei aqui.
e chegou em um aqui que é o seguinte
"Ler quatro valores numéricos inteiros e apresentar os valores que são divisiveis por 2 e 3."
Pra vocês ai deve ser bem simples mas eu ainda sou iniciante e não estou conseguindo fazer
joguei meu algoritmo no VisualG e até deu certo, mas eu to achando que tem muita variavel
não sei se é o sono que não está me deixando pensar, mas vou colar abaixo o que fiz no visualG.
:blush:
se possível me informem o que é melhor fazer, fiz bastante exercicios de se...senão... fim_se, mas
esse ai me deu uma embaçada.
Tem até umas gambiarras que eu tentei fazer mas num deu muito certo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.