Luiz Carlos 108 Postado Novembro 13, 2008 Denunciar Share Postado Novembro 13, 2008 Pessoal, boa noite!Estava fazendo uns exercicios de lógica de um livro que comprei aqui.e chegou em um aqui que é o seguinte"Ler quatro valores numéricos inteiros e apresentar os valores que são divisiveis por 2 e 3."Pra vocês ai deve ser bem simples mas eu ainda sou iniciante e não estou conseguindo fazerjoguei meu algoritmo no VisualG e até deu certo, mas eu to achando que tem muita variavelnão sei se é o sono que não está me deixando pensar, mas vou colar abaixo o que fiz no visualG. :blush: se possível me informem o que é melhor fazer, fiz bastante exercicios de se...senão... fim_se, mas esse ai me deu uma embaçada.Tem até umas gambiarras que eu tentei fazer mas num deu muito certoalgoritmo "tentativa de fazer um algortimo" // as variaveis a,b,c,d serão lidas // as r's são de verificar se os numero são diviseis(r é de resto ex:ra2 = resto de a/2) // as div's é para atribuir o valor de a,b,c,d se elas forem divisiveis(adiv23 = a divisel por 2 e 3) // a variavel nd é caso as variaveis a,b,c,d não forem diviseis, essa nd foi uma (nd = nada) // mais precisamente dizendo uma gambiarra o programinha dar certo // ela atribui ela mesma, para o senão não ficar vazio, mesmo assim num deu muito certo // as que não são divisiveis aparecem como zero var a, b, c, d, ra2, ra, rb2, rb3, rc2, rc3, rd2, rd3, adiv23, bdiv23, cdiv23, ddiv23, nd:inteiro inicio nd <- (0) leia (a,b,c,d) ra2 <- a - 2 * (a div 2) ra3 <- a - 3 * (a div 3) rb2 <- b - 2 * (b div 2) rb3 <- b - 3 * (b div 3) rc2 <- c - 2 * (c div 2) rc3 <- c - 3 * (c div 3) rd2 <- d - 2 * (d div 2) rd3 <- d - 3 * (d div 3) se (ra2=0) e (ra3=0)então adiv23 <- (a) senao nd <- nd fimse se (rb2 = 0) e (rb3 = 0)então bdiv23 <- (B) senao nd <- nd fimse se(rc2 = 0) e (rc3 = 0)então cdiv23<- © senao nd <- nd fimse se(rd2 = 0) e (rd3 = 0)então ddiv23 <- (d) senao nd <- nd fimse escreva (adiv23, bdiv23, cdiv23, ddiv23) fimalgoritmo Citar Link para o co