Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

ordenar datas...


dan_visualdm

Pergunta

Olá pessoal... eu aqui dinovo com duvidas... hehehe

gostaria de saber como ordernar datas... por exemplo, na minha tela de ordem de serviço gostaria que ficassem ordenados por ordem de entregua (quando vai ser entregue).

Tentei usar

select * from tbl_ordem_servico order by data_entrega asc

mas dai organiza só os dias... preciso que organiza tudo... (DD/MM/AAAA) - senão acaba ficando assim:

15/12/2008

15/01/2009

17/12/2008

19/02/2009

20/01/2008

então ele precisagira organizar os dias mes e ano certinho... porque quando tem muito serviço pra entregar acaba ficando confuso de achar qual tem q entregar primeiro...

a tela minha só pra vocês verem:

datas.jpg

- aqui ainda não tinha colocado o order by...

alguém pode me dar uma focinha??

valews!!!

Editado por dan_visualdm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

dan_visualdm, por acaso você não teria definido estes seu campo data_entrega como sendo do tipo VARCHAR? Se sim, esta ordenação está correta (apesar de não ser a que você deseja).

Se não lhe for causar muito transtorno, a melhor opção seria passar a utilizar campos do tipo DATE. Do contrário, você tem a possibilidade de fazer a conversão da data string para o tipo date na consulta, mas com perda de performance.

Não esqueça de informar o banco de dados que utilizar, pois há diferenças no que diz respeito a manipulação das datas (funções, formatos,...).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
dan_visualdm, por acaso você não teria definido estes seu campo data_entrega como sendo do tipo VARCHAR? Se sim, esta ordenação está correta (apesar de não ser a que você deseja).

Se não lhe for causar muito transtorno, a melhor opção seria passar a utilizar campos do tipo DATE. Do contrário, você tem a possibilidade de fazer a conversão da data string para o tipo date na consulta, mas com perda de performance.

Não esqueça de informar o banco de dados que utilizar, pois há diferenças no que diz respeito a manipulação das datas (funções, formatos,...).

Abraços

olá amigo... meu campo é varchar mesmo... se eu colocar DATE ai ele organiza certinho? preciso muito que isso fique organizado!

ah... meu BD é ACCESS...

abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
olá amigo... meu campo é varchar mesmo... se eu colocar DATE ai ele organiza certinho? preciso muito que isso fique organizado!
Sim!

Se possível, defina tambem um índice para este campo.

ah... meu BD é ACCESS...
Data e Access -> tópicos que podem ser uteis no futuro:

Seleção Entre Datas, Da uma ajuda aí galera

Problem Com Data, campo do tipo timestamp

Como posso solucionar o "ERRO" EdatabaseError

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olá amigo, segui seus conselhos e deu certo aqui...

desculpa essas pergunta basicas aqui.. hehe.. é que estou começando agora em Delhpi e não tenho esperiencia...

aproveitando, eu gostaria de saber se tem como fazer assim:

quando a data de entrega for = a data atual a linha do DBGrid ficar de cor vermelha

mais um vez, obrigado!

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
aproveitando, eu gostaria de saber se tem como fazer assim:

quando a data de entrega for = a data atual a linha do DBGrid ficar de cor vermelha

dan_visualdm, você deverá fazer mais ou menos o que tem neste post - tem que ajustar o sinal utilizado (está o ">") e nome do campo.

Existem muitos tópicos relacionados a este tipo de assunto, usando a busca pelo texto do evento OnDraw, veja os resultados.

Caso você ainda precise tirar dúvidas sobre este assunto, por gentileza, crie um tópico específico para não desvirtuarmos este assunto. ;)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...