Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Ajuda] - Dblookupcombobox & Filtro


-= NemesiS =-

Pergunta

Olá pessoal do scriptbrasil

Estou ultilizando delphi 2007, zeos e mysql.

tenho o seguinte administrador de cidades:

Mysql:

tb_ufs

-id

-uf

tb_cidades

-id

-uf

-cidade

Delphi

-qrUfs

-qrCidades

-dsUfs (ligado na qrUfs)

-dsCidades (ligado na qrCidades)

-Dblookupcombobox (ele lista os estados da qrUfs, esta ligado corretamente e sem erros)

-Dbgrid (mostra as cidades da qrCidades)

-DbEdit (Usado para cadastrar a nova cidade)

-DbNavigator (insere uma nova cidade, ond voce escolhe o estado UF, e coloca o nome da nova cidade)

* quando eu abro o form mando selecinar todos os estados da qrUfs e todas as cidades qrCidades e ai abro o form.

ATE AQUI TUDO OCORRE BEM.

o objetivo é o seguinte, selecionar o estado no Dblookupcombobox e ele mostra as cidades contidas naquele estado no DbGrig.

o problema é que tentei usar os eventos no dsUfs (onDataChange) e não consegui usar os filtros e nem locates e nem por SQL open close, etc..

sempre ocorre erros (não posso fechar a tabela senão da erro no -Dblookupcombobox, não não consigo usar locates e nem filtros direito porque não sei como se proceder quando se esta usando o -Dblookupcombobox que é ligado a varios componentes ao mesmo tempo)

se alguém poder me dar uma luz, agradeço.

OBS: o objetivo é o seguinte, selecionar o estado no Dblookupcombobox e ele mostra as cidades contidas naquele estado no DbGrig.

Todas as ajudas serão bem-vindas.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
o objetivo é o seguinte, selecionar o estado no Dblookupcombobox e ele mostra as cidades contidas naquele estado no DbGrig.

o problema é que tentei usar os eventos no dsUfs (onDataChange) e não consegui usar os filtros e nem locates e nem por SQL open close, etc..

-= NemesiS =-, ao que me parece você não precisa de nada muito complicado.

Basta que você parametrize sua query qrCidades. No SQL você dever ter algo parecido com isto:

select id, cidade
from tb_cidades where uf = :uf
order by cidade

observe o acréscimo da cláusula where.

na propriedade DataSource do dataset qrCidades, você seleciona o datasource dsCidades que é de onde será obtido o valor do parâmetro - uf. Com isto, ao mudar a cidade no combo, o resultado no DBGrid será automaticamente modificado.

O princípio é exatamente o mesmo que já tentei detalhar nestes outros dois tópicos:

- Selecionar Linhas no DBGrid, Através de seleção em outro DBGrid

- somar valores de uma dbgrid, mestre / detalhes

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...