thiago.mac Postado Dezembro 29, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 29, 2008 Ola pessoal, estou precisando fazer um select aqui, mas não estou conseguindoMinhas tabelas sãoTabela ObjetoInventario (PK) intDescricao varcharNome varchar....Tabela Rel_Objeto_MaterialRID(PK)Inventario (FK)IdMaterial (FK)Num - integer (com os valores 1,2,3)Tabela MaterialIdMaterial (PK)DescMaterialComplementoCada objeto pode ter 3 materiais diferentes, que estao associados na tabela rel_obj_matPreciso fazer um select que consiga para cada objeto, relacionar os seus 3 materiais possiveis, precisaria que fosse em apenas uma query.Da forma como estou fazendo consigo apenas um material em cada consulta, sendo que este repete os objetos variando o material.objeto.`INVENTARIO` ,objeto.`DESCRICAO` ,material.`DESCRICAO`,FROMobjeto,rel_objeto_material,material,WHERErel_objeto_material.IdMaterial = material.IdMaterial andrel_objeto_material.INVENTARIO = objeto.INVENTARIO;A resposta que recebo é assim:Inventario Descricao Material1 - Relogio - Madeira1 - Relogio - Vidro1 - Relogio - Metal2 - Mesa - Metal2 - Mesa - VidroPreciso de alguma coisa do tipo1 - Relogio - Madeira, Vidro, Metal2 - Mesa - Metal, VidroVlw, obrigado Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Dezembro 29, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 29, 2008 Oi, 'thiago.mac'Esta solução é obtida através de programação. Com base nisso criei uma procedure que armazenará os dados em uma tabela temporária que será criada e colocada na memória.Tudo o que você tem que fazer é chamar a procedure, usar um select na tabela "listagem" (nome que dei a tabela) e, depois de terminar, dar um DROP na tabela listagem para retirá-la da memória. Assim:CALL lista_materiais; SELECT * FROM listagem; <<<seu código>>> DROP TABLE listagem; Segue abaixo o código da storage procedure:DELIMITER $$; DROP PROCEDURE IF EXISTS `test`.`lista_materiais`$$ CREATE DEFINER=`root`@`localhost` PROCEDURE `lista_materiais`() BEGIN DECLARE m_inventario INTEGER; DECLARE old_inventario INTEGER; DECLARE m_descricao CHAR(60); DECLARE m_descmaterial CHAR(60); DECLARE pos_coluna INTEGER; DECLARE m_eof INTEGER DEFAULT 0; DECLARE cur_rel_objeto_material CURSOR FOR SELECT rom.inventario, o.descricao, m.descmaterial FROM rel_objeto_material rom INNER JOIN objeto o ON o.inventario = rom.inventario INNER JOIN material m ON m.idmaterial = rom.idmaterial; DECLARE CONTINUE HANDLER FOR NOT FOUND SET m_eof = 1; CREATE TEMPORARY TABLE listagem ( Inventario integer, DescObjeto varchar(60), DescMater1 varchar(60), DescMater2 varchar(60), DescMater3 varchar(60), PRIMARY KEY (Inventario) ); OPEN cur_rel_objeto_material; FETCH cur_rel_objeto_material INTO m_inventario, m_descricao, m_descmaterial; WHILE NOT m_eof DO SET old_inventario = m_inventario; SET pos_coluna = 1; WHILE (old_inventario = m_inventario) AND (NOT m_eof) DO IF pos_coluna = 1 THEN INSERT INTO listagem(Inventario, DescObjeto, DescMater1) VALUES (m_inventario, m_descricao, m_descmaterial); ELSEIF pos_coluna = 2 THEN UPDATE listagem SET DescMater2 = m_descmaterial WHERE Inventario = m_inventario; ELSEIF pos_coluna = 3 THEN UPDATE listagem SET DescMater3 = m_descmaterial WHERE Inventario = m_inventario; END IF; SET pos_coluna = pos_coluna + 1; FETCH cur_rel_objeto_material INTO m_inventario, m_descricao, m_descmaterial; END WHILE; END WHILE; CLOSE cur_rel_objeto_material; END$$ DELIMITER;$$ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 thiago.mac Postado Dezembro 29, 2008 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 29, 2008 Vlw pela ideiaAlgumas pessoas me sugeriram INNER JOIN da forma como esta colocado na sua stored procedure, mas isto não resolveu apenas uniu todas as tabelas.Estou utilizando Java + IReport, então este select ficava no relatorio que pelo que eu sei so aceita 1 query (portanto queria resolver isto em uma query), ate agora so sei fazer desta forma no IReport.já ouvi falar que tem como passar somente os resultados da query para o IReport, mas ainda não consegui fazer desta formaNa verdade, nunca usei stored procedure, onde armazeno esta procedure ? Como eu chamo lá no código ? Meu banco de dados tah em outra maquina, o que preciso mudar ? Se bem que acho que deveria armazenar a procedure lá mesmo não é? ?No banco de dados tem outros campos em que devera acontecer a mesma coisa, tais como autor e tecnica, poderiamos parametrizar a stored procedure ?Estou usando o MySQLServer 5, MySQL Administrator, etcVlw Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 thiago.mac Postado Janeiro 7, 2009 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 7, 2009 Resolvido Acabei utilizando um subrelatório, com isto não preciso fazer tudo numa unica consulta ou mesmo usar stored procedure. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
thiago.mac
Ola pessoal, estou precisando fazer um select aqui, mas não estou conseguindo
Minhas tabelas são
Tabela Objeto
Inventario (PK) int
Descricao varchar
Nome varchar
....
Tabela Rel_Objeto_Material
RID(PK)
Inventario (FK)
IdMaterial (FK)
Num - integer (com os valores 1,2,3)
Tabela Material
IdMaterial (PK)
DescMaterial
Complemento
Cada objeto pode ter 3 materiais diferentes, que estao associados na tabela rel_obj_mat
Preciso fazer um select que consiga para cada objeto, relacionar os seus 3 materiais possiveis, precisaria que fosse em apenas uma query.
Da forma como estou fazendo consigo apenas um material em cada consulta, sendo que este repete os objetos variando o material.
objeto.`INVENTARIO` ,
objeto.`DESCRICAO` ,
material.`DESCRICAO`,
FROM
objeto,
rel_objeto_material,
material,
WHERE
rel_objeto_material.IdMaterial = material.IdMaterial and
rel_objeto_material.INVENTARIO = objeto.INVENTARIO;
A resposta que recebo é assim:
Inventario Descricao Material