Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Exercicio de Logica de Programação


aldo macedo

Pergunta

Questão:

Em uma caixa existem 200 bolas, sendo 60 verdes, 60 amarelas, 60 azuis e 20 brancas ou pretas (há pelo menos uma branca e uma preta).

a- Quantas bolas devem ser retiradas da caixa para termos certeza de que saíram 5 bolas verdes?

b - Quantas bolas devem ser retiradas da caixa para termos certeza de que sairam 2 da mesma cor?

c - Quants bolas devem ser retiradas da caixa para termos certeza de que sairam 20 da mesma cor?

alguém poderia me ajudar.. não consegui resolver e não achei nenhum material na internet que me ajudasse...

Peguei as respostas com um amigo mas não entendi como ele chegou aos valores e não sei se está certo.

a - 145 bolas

b - 6 bolas

c - 78 bolas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Postei a duvida em outro forum e me mandaram essa resposta.

A resposta da opção: " A ", eu já havia chegado ao mesmo valor..

mas as outras ainda tenho minhas ressalvas..

Pedi a quem me ajudou que visse a minha hipotese. Vou esperar e posto aqui depois.

RESPOSTAS:

a - Se você retirar as bolas sem ver a cor, na pior das hipóteses, você não tira nenhuma verde, ou seja, você retirou as 140 bolas (60+60+20). Tirando + 5 você tem certeza de que tirou 5 bolas verdes.

b - Retirando 5 bolas pode ser que todas elas sejam de cor diferente. A sexta bola com certeza vai ter uma das cores repetidas.

c - Existem três cores das quais você pode retirar 19 bolas (19 bolas azuis e nas tentativas seguintes virem 19 bolas verdes e + 19 bolas amarelas). Somando com as 20 bolas brancas ou pretas (que são casos impossíveis mas podem ser retiradas), você tem 77. Como só restaram bolas verdes, amarelas e azuis e o conjunto de cada cor já possui 19 bolas, tirando + 1 (78) você tem 20 bolas de uma cor só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...