aldo macedo Postado Dezembro 31, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 31, 2008 Questão:Em uma caixa existem 200 bolas, sendo 60 verdes, 60 amarelas, 60 azuis e 20 brancas ou pretas (há pelo menos uma branca e uma preta).a- Quantas bolas devem ser retiradas da caixa para termos certeza de que saíram 5 bolas verdes?b - Quantas bolas devem ser retiradas da caixa para termos certeza de que sairam 2 da mesma cor?c - Quants bolas devem ser retiradas da caixa para termos certeza de que sairam 20 da mesma cor?alguém poderia me ajudar.. não consegui resolver e não achei nenhum material na internet que me ajudasse... Peguei as respostas com um amigo mas não entendi como ele chegou aos valores e não sei se está certo. a - 145 bolasb - 6 bolasc - 78 bolas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 GabrielCardelli Postado Dezembro 31, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 31, 2008 Cara na boa na letra c é meio loko tu tirar 20 bolas da mesmo cor com 78 na caixaAcho que isso tá errado!!Vou pensar em uma resposta !! Se eu encontrar venho a te ajudar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 aldo macedo Postado Dezembro 31, 2008 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 31, 2008 Falo Gabriel.. Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 GabrielCardelli Postado Dezembro 31, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 31, 2008 Sem querer ser ignorante Olha minhas respostas^^A) 140 Bolas (Pôs só si tem certeza quando tiver só verde la dentro)B) 188 Bolas C) 140 BolasEsse exercício pegou hein!! estou curioso pela resolução!! ( Si tu arrumar joga aque no forum!! )Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 aldo macedo Postado Dezembro 31, 2008 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 31, 2008 Postei a duvida em outro forum e me mandaram essa resposta.A resposta da opção: " A ", eu já havia chegado ao mesmo valor.. mas as outras ainda tenho minhas ressalvas.. Pedi a quem me ajudou que visse a minha hipotese. Vou esperar e posto aqui depois. RESPOSTAS:a - Se você retirar as bolas sem ver a cor, na pior das hipóteses, você não tira nenhuma verde, ou seja, você retirou as 140 bolas (60+60+20). Tirando + 5 você tem certeza de que tirou 5 bolas verdes.b - Retirando 5 bolas pode ser que todas elas sejam de cor diferente. A sexta bola com certeza vai ter uma das cores repetidas.c - Existem três cores das quais você pode retirar 19 bolas (19 bolas azuis e nas tentativas seguintes virem 19 bolas verdes e + 19 bolas amarelas). Somando com as 20 bolas brancas ou pretas (que são casos impossíveis mas podem ser retiradas), você tem 77. Como só restaram bolas verdes, amarelas e azuis e o conjunto de cada cor já possui 19 bolas, tirando + 1 (78) você tem 20 bolas de uma cor só. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
aldo macedo
Questão:
Em uma caixa existem 200 bolas, sendo 60 verdes, 60 amarelas, 60 azuis e 20 brancas ou pretas (há pelo menos uma branca e uma preta).
a- Quantas bolas devem ser retiradas da caixa para termos certeza de que saíram 5 bolas verdes?
b - Quantas bolas devem ser retiradas da caixa para termos certeza de que sairam 2 da mesma cor?
c - Quants bolas devem ser retiradas da caixa para termos certeza de que sairam 20 da mesma cor?
alguém poderia me ajudar.. não consegui resolver e não achei nenhum material na internet que me ajudasse...
Peguei as respostas com um amigo mas não entendi como ele chegou aos valores e não sei se está certo.
a - 145 bolas
b - 6 bolas
c - 78 bolas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.