Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

O que é?


Norivan Oliveira

Pergunta

Adobe Dreamweaver

  • Desenvolvedor Macromedia, Adobe
  • Lançamento 8 de Dezembro de 1997
  • Última versão CS4 (23-setembro-2008)
  • Escrito em C++
  • Gênero IDE
  • Licença Proprietária
adobe_dreamweaver_cs4_5c6fef02e0c0011204

O Macromedia Dreamweaver, atual Adobe Dreamweaver é um software de desenvolvimento voltado para a web criada pela Macromedia (adquirida pela Adobe Systems), e que está atualmente na versão CS4. Suas versões iniciais serviam como um simples editor HTML WYSIWYG ("What You See Is What You Get", ou "O que você vê é o que você tem"), porém as suas versões posteriores incorporaram um notável suporte para várias tecnologias web, tais como XHTML, CSS, JavaScript, Ajax, PHP, ASP, ASP.NET, JSP, ColdFusion e outras linguagens Server-side.

No inicio Dreamweaver era apenas um editor simples podendo ser usado em modo código ou modo design, WYSIWYG. Na época seu grande concorrente era o Microsoft Front Page, logo no lançamento do Dreamweaver 4.0 que apresentou nesta versão sua integração com o Ultra-dev, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento para programadores web com suporte a PHP, ASP, ColdFusion e JSP inicialmente. Logo na versão Dreamweaver MX, o Ultra-dev passou a ser totalmente integrado ao Dreamweaver através do Painel Aplication, assim incluindo no mesmo definitivamente o conceito de ferramenta de desenvolvimento web.

Utilizando-se da base da mesma versão do Dreamweaver, MX, a Macromedia na época incorporou a estrutura do Dreamweaver a primeira versão da ferramenta Adobe Flex, assim também adotando ao Dreamweaver o conceito de ser IDE, podendo integrar outras ferramentas dentro de si próprio.

A partir desse conceito começaram a surgir várias extensões do tipo suíte, pacote completo de desenvolvimento para determinado assunto ou linguagem, de desenvolvimento para o Dreamwever, adotando no mesmo funcionalidades avançadas para cada uma das linguagens suportadas por ele. Destacando-se nesta época a InterAKT que vinha lançando inovadoras suítes como por exemplo: Spry e Desevelopers ToolBox, hoje comprada pela Adobe Systems.

Em seu modo Design, como um editor WYSIWYG, o Dreamweaver pode esconder os detalhes do código HTML do usuário, tornando possível que não-especialistas criem facilmente páginas, sites e até mesmo aplicações para web. Alguns desenvolvedores criticam este modo de função do Dreamweaver por produzir códigos sujos, muito maiores do que o necessário, o que pode levar a erros de visualização em páginas HTML e erros de segurança em aplicações web. No entanto, este tipo de erro não se dá a ferramenta, e sim ao profissional que está usando a ferramenta, pois assim como outras IDE's de desenvolvimento, o Dreamweaver também dá a possibilidade de editar seus trabalhos em modo código, suportando as sintaxes de todas as linguagens de programação cobertas pelo software e também possuindo dicas, referências em modo código e até mesmo extensões para debugar códigos.

Uma outra boa funcionalidade do Dreamweaver é permitir selecionar a maioria dos navegadores para se ter uma previsão (preview) da visualização do HTML Outpu da página diretamente no(s) navegador(es) de destino. O software possui também ótimas ferramentas de gerenciamento e transferência de projetos tais como a habilidade de encontrar e substituir, no projeto inteiro, linhas de texto ou código através de parâmetros especificados. O painel de comportamentos também permite a criação de JavaScript básico, sem qualquer conhecimento de codificação.

Um aspecto altamente alardeado do Dreamweaver é sua arquitetura expansível. As “extensões”, como são conhecidas, são pequenos programas que qualquer desenvolvedor web pode escrever (geralmente em HTML e JavaScript) e qualquer um pode baixar e instalar, o que proporciona funcionalidade adicional ao software. O Dreamweaver conta com uma ampla comunidade de desenvolvedores que torna disponíveis extensões, comerciais ou grátis, para a maioria das tarefas de desenvolvimento web, de simples efeitos de rolagem, até "carrinhos de compras" completos.

Processo de evolução recente

Dreamweaver MX - a Macromedia incorporou ferramentas de criação de conteúdo dinâmico ao Dreamweaver. No espírito das ferramentas HTML WYSIWYG, permite que usuários se conectem a bancos de dados (tais como MySQL e Microsoft Access) para filtrar e mostrar conteúdo usando tecnologias de script tais como PHP, ColdFusion, ASP e ASP.NET, sem qualquer experiência prévia em programação. Essa também foi a ultima versão do Dreamweaver com tradução para o Português.

Dreamweaver 8 - Ultima versão do Dreamweaver sob gestão da Macromedia, trouxe implementações de melhorias nas funções já utilizadas na versão MX e correções de bugs em comportamentos de servidores. Sua principal novidade foi o surgimento da extensão Ajax ToolBox desenvolvida pela InterAKT trazendo a ferramenta suporte a alguns conceitos básicos de Ajax.

Dreamweaver CS3 - Uma das maiores novidades da versão CS3 é a capacidade de gerar páginas em Ajax. Para isso é utilizado o Spry, framework para desenvolvimento de Ajax criado e mantido pela própria Adobe. Utilizando o Spry, e possível criar menus de navegação dinâmicos, componentes para validação de formulário como mudar cor dos campos, mostrar quantos caracteres foram digitados ou faltam para o limite (ao chegar no limite ele auto-deleta os caracteres a mais,entre outras qualidades. O framework Spry permite ainda aplicar efeitos como fade e reduzir ou ampliar imagens (entre outros). Tudo é feito visualmente, sem a necessidade de lidar diretamente com código.Passando assim a ser preferência desde simples usuários da internet que desejam ter sua Home Page ate a experientes programdores de web sites.

Outras novidade da nova versão são avanços nas áreas de CSS e checagem de browser. A ferramenta de verificação de browsers ficou mais poderosa e indica com precisão possíveis problemas de compatibilidade entre navegadores. Na área de CSS, o programa traz uma boa quantidade de modelos para layout baseados em estilo alem de que se por acaso o desenvolvedor erre o código do css , ele exibe um 'alerta' com um link para o site da adobe mostrando o erro ou a inexistendia do código inserido e a possivel solução para o browser checado.

Dreamweaver CS4 - Vêm com grandes transformações em seu ambiente de software, adequando-se as aparências mais recentes de seus sistemas operacionais e organizando melhor seu layout para que diferentes tipos de profissionais possam ter facilidade em trabalhar com suas ferramentas. Dentre as novidades por default, da versão se destacam:

- Dicas de código para estruturas Ajax e JavaScript

- Integração do Subversion®

- Conjuntos de dados HTML

- Práticas recomendadas para CSS

- Todo o tipo de formatação e posicionamento agora é feito por CSS usando id de tags por default

No entanto as principais novidades dessa versão não vieram no seu pacote default e sim nas extensões dela, que agora com novas metologias permitiram que fosse desenvolvidas extensões para integração com frameworks consagrados. Destacando-se:

- Integração com JQuery frameworks

- Integração com YUI frameworks

- Integração com Google Web ToolKit

Desde o final dos anos 90, o Dreamweaver vem tendo um sucesso crescente e hoje domina cerca de 80% do mercado em sua categoria inicial de editor HTML e vem crescendo o publico que adere o mesmo como IDE. Existem versões tanto para Mac OS quanto para Windows, mas também é possível executá-lo em plataformas Unix e sabores através do uso de softwares de emulação como o Wine.

Fonte: Wikipédia

-------

Gostei desse artigo, mas vale lembrar que apesar de poder ser usado como uma IDE e ter uma boa produtividade para tal em várias linguagens de programação tanto client como server, obviamente que a melhor IDE de programação da linguagem que você utiliza será uma especifica para aquela linguagem. Não há como você comparar trabalhando com JSP por exemplo o Dreamweaver com o Eclipse, no entanto para alguns tipos de trabalhos específicos, em que várias linguagens interagem, pode ser mais produtivo usar o Dreamweaver do que o próprio Eclipse mesmo que a linguagem principal seja JSP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...