Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) > DBLookupCombobox desabilitado... mas Enabled := true&


Fuzileir0

Pergunta

Galera, estou começando com Delphi daê as duvidas ficam aparecendo a cada minuto... a maioria eu resolvo sozinho, mas tem umas que não consigo resolver.

Neste caso, acho que estou errando na ligação com o banco de dados, pois ainda não consegui entender pra que serve cada componente (clientdataset,datasetprovider,datasource) daê misturo tudo e não consigo fazer nenhum componente TDB funcionar.

Bom, o que tá acontecendo é que meu componente fica desabilitado... Não aparece nenhum campo que mandei trazer do BD.

Gostaria que me falassem o que eestou fazendo e errado e se possível me indicar uma documentação onde detalhe pra que serve cada um daqueles componentes que citei ali em cima.

Aqui é o que estou fazendo. Em ordem, criei:

1. Componente de conexão zCon;

2. Componente tabela zTbl;

3. Componente datasource dtSource;

4. DBLookup...

a) No componente 2 (zTbl) configurei para a tabela "usuarios" e conexão com o componente 1 (zCon).

b ) No componente 3 (dtSource) coloquei em "Data Set" o componente 2 (zTbl).

No componente 4 (DBlookupcombobox), em ListSource coloquei dtSource e em ListField coloquei o campo "nome".

O que estou fazendo errado?

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Neste caso, acho que estou errando na ligação com o banco de dados, pois ainda não consegui entender pra que serve cada componente (clientdataset,datasetprovider,datasource) daê misturo tudo e não consigo fazer nenhum componente TDB funcionar.
Fuzileir0, no geral, você sempre terá a sequência: componente acesso a dados => fonte de dados => conjunto de dados => conexão com banco de dados

traduzindo: componente data-aware => DataSource => DataSet => Connection/Database