Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Rotina SQL que verifica inadimplencia


Geomar Canjundo

Pergunta

Olá Pessoal

Estou a desenvolver um sistema de gestão académica que engloba o controlo de pagamento de propinas.

Mas estou com sérias dificuldades em criar uma rotina SQL que verifique o estado de inadimplecia do aluno.

A ideia é a seguinte:

1. Antes do usuario proceder ao pagamento o sistema deve checar se o aluno tem propinas em atraso.

2. Caso não tenha então procede ao pagamento.

Mas não sei com fazer o sistema verificar na Base de Dados o estado de inadimplencia do aluno.

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
1. Antes do usuario proceder ao pagamento o sistema deve checar se o aluno tem propinas em atraso

:

:

Mas não sei com fazer o sistema verificar na Base de Dados o estado de inadimplencia do aluno.

Geomar Canjundo, a verificação pode ser baseada na data atual em relação com o campo onde você grava a data do pagamento. Em algum lugar, você deve armazenar a informação sobre os pagamentos e também deve ter algum lugar onde tem a informação de que o usuário está matriculado e ativo.

Se você informar o banco de dados em uso, o nome das tabelas e campos envolvidos, pode ficar mais fácil de exemplificar.

Abraços

p.s. Aos brasileiros tão acostumados ao termo (propina) não se impressionem, em Portugal trata-se apenas do que chamamos de mensalidade. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Micheus

A solução que encontrei foi a seguinte:

1. No acto da confirmação de matriculas o sistema automaticamente adiciona na tabela "mensalidades" o nº de parcelas que se paga num ano e no momento em que o utilizador inserir a data de pagamento então o sistema vai calcular os juros em função da data limite.

O meu mair problema é como fazer a partir do Delphi vários registos ao mesmo tempo numa tabela.

Estou usando o Access com BD.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
O meu mair problema é como fazer a partir do Delphi vários registos ao mesmo tempo numa tabela.
Geomar Canjundo, acho que não tem muito mistério. Se você precisa inserir vários registros de "uma" só vez, você deve usar um loop e em cada intereção dele, você precisa:

- usar um Append, para abrir um novo registro;

- inicializar os campos adequadamente (possivelmente você vai iniciar um campo com Nº da propina e data de vencimento);

- usa o Post (ou ApplayUpdates - vai depender dos componentes que você usa) para gravar o registro.

esse loop deve ser controlado pela quantidade de parcelas que você quer gerar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...