Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Desenvolver portal


ThinkBrunus

Posts Recomendados

Olá a todos!

Foi-me atribuída nova tarefa no meu trabalho, consiste em desenvolver funcionalidade num portal com vista à optimização de processos, ou seja, acabar com o papel!

Estava a trabalhar num CMS, o memht mas surgiram algumas incompatibilidades que me dificultaram a vida. Estive a testar alternativas CMS (Joomla, modx e Jaws), mas não está a ser fácil tomar uma decisão...também coloquei como hipótese desenvolver uma aplicação de raiz.

Na verdade estou mais inclinado para desenvolver uma aplicação de raiz, tornando este num portal funcional, intuitivo de fácil interacção com o utilizador, e as minhas dúvidas são:

- quais as hipóteses de criar sistema de autenticação englobando permissões a determinadas àreas do portal, ou seja, criação de determindadas secções onde determinado utilizador terá permissões de acesso e administração.

- nestas secções, armazenar informação em suporte digital, em maioria ficheiros pdf.

Talvez o aspecto negativo de criar um portal de raiz é que só quem tenha algum conhecimento de programação é que possa desenvolver ou modificar alguma coisa, enquanto com CMS é mais simples...acho eu! (posso estar enganado)

Desde já agradeço as vossas opiniões!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que você não se ofenda, mas qual a sua real função na empresa? Pois pelas suas perguntas você não deve ser programador ou algo que o valha, ou pelo menos não tem lá muita idéia do que é desenvolver em algo para a web (mesmo que intranet).

Pelo modo como você fala, independente do que você fizer, tenda a dar bomba:

1 - Se você desenvolver do zero, pelo visto, vai se enrolar em coisas básicas, já que administração de permissões é uma coisa básica;

2 - Se pegar um sistema pronto (como o joomla), provavelmente não vai entender a lógica do desenvolvimento dele, logo, vai depender de addons já prontos e se tiver algum problema provavelmente vai depender da própria comunidade de desenvolvedores para resolver.

Não me entenda mal, mas o fato é que no seu caso, você vai ser um para-ráio, se algo der problema você vai ser apontado na hora e vai ter que ter uma solução para resolver a questão no menor tempo possível, logo, você deve considerar que não vai poder contar com ninguém de fora para isso. Em resumo, a menos que você realmente tenha experiência nesse cenário e saiba exatamente onde está se metendo, é bom avisar os outros sobre esse fato.

Quanto a questão levantada por você, uma dos itens que você deve ter mais atenção é na criação da documentação do sistema, pois na hora de desenvolver ninguém se preocupa, pois acha que sempre vai se lembrar de tudo, mas o que parece lógico hoje pode virar "porque eu criei essa variável aqui" 2 semanas depois...

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para desenvolver a partir de uma ferramenta já pronta você tem que partir de dois quesitos:

1. Conhecer as tecnologias aplicadas na ferramenta

2. Conhecer muito bem própria ferramenta (lógica, padrões, estrutura de dados, relacionamentos e etc)

Com certeza é melhor você pegar uma base madura e desenvolver em cima, hoje em dia uma das coisas que dá mais retorno no nosso meio é o desenvolvimento a partir de soluções já maturadas, como por exemplo as ferramentas em ABAP para o SAP.

No entanto, para quem ainda não tem experiência desenvolver em cima de algo pronto é como dar um tiro na própria cabeça, seria o mesmo que uma criança comece a estudar no ensino médio sem passar pelo fundamental. Se você julga que tem experiência para tal vá enfrente em busca de um CMS. No entanto você já usou um dos melhores, o MEMHT, e disse que não deu muito certo.

PS: você estava usando o MEMHT padrão ou o MEMHT PHP-OO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que você não se ofenda, mas qual a sua real função na empresa? Pois pelas suas perguntas você não deve ser programador ou algo que o valha, ou pelo menos não tem lá muita idéia do que é desenvolver em algo para a web (mesmo que intranet).

Com certeza não me ofendo :)

Na verdade tenho alguns conhecimentos de programação web, já fiz alguns sites, mas na verdade estou um pouco verde! Por isso estou indeciso em utilizar um CMS ou desenvolver um portal de raiz.

Não me entenda mal, mas o fato é que no seu caso, você vai ser um para-ráio, se algo der problema você vai ser apontado na hora e vai ter que ter uma solução para resolver a questão no menor tempo possível, logo, você deve considerar que não vai poder contar com ninguém de fora para isso. Em resumo, a menos que você realmente tenha experiência nesse cenário e saiba exatamente onde está se metendo, é bom avisar os outros sobre esse fato.
Também já tinha pensado nessa situação, ainda mais se for algo criado de raiz...ainda torna a situação mais preocupante! Pois se desenvolver a partir dum CMS sempre poderá alguém mais adimistrar o portal e eu apenas limito-me a desenvolver, caso contrário, tenho de criar meios para alguém administrar...vou meditar sobre o assunto tendo em conta a opinião!

Com certeza é melhor você pegar uma base madura e desenvolver em cima, hoje em dia uma das coisas que dá mais retorno no nosso meio é o desenvolvimento a partir de soluções já maturadas, como por exemplo as ferramentas em ABAP para o SAP.

Já tinhe ouvido falar de SAP, mas não tenho muito pouco conhecimento sobre o assunto, é uma referência e vou procura mais sobre ABAP e SAP.

PS: você estava usando o MEMHT padrão ou o MEMHT PHP-OO?

Estava a utilizar memht 4.0.1, julgo que seja o mem padrão! Não deu certo porque no desenvolvimento de páginas virtuais não era compativel com a tag <script> tornado-se a meu ver limitado, por exemplo, tinha uma aplicação que desenvolvi com a ajuda aqui deste forum e de outros também, que era basicamente o preenchimento de uma segunda combo dependendo da escolha de uma primeira combos, isto em php e ajax. Na verdade ele acabava por não funcionar porque ele não reconhecia a dita tag <script>, apenas por isso abandonei o memht

Obrigado ESerra e Norivan pelas vossas opiniões!

Vou meditar sobre o assunto e pensar muito bem no que vou fazer!

Abraço

Editado por ThinkBrunus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...