Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Odbc


mayconvm

Pergunta

Ola Galera, Queria saber como q eu faço para poder pegar dados de um banco de dados acess, e roda dentro do delphi, galera sou iniciante... :) Obrigado! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá

A maneira mais simples de fazer isso seria com a ADOConnection, coloca uma ADOConnection no seu projeto, dá dois cliques sobre o componente, com a opção "Use Connection String" selecionada, pressiona o botão Build..., na aba provider, se for o banco de dados access 2003 ou anterior, seleciona a opção "Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider", clica no botão next, e no campo "Select or enter a Database Name" coloca o caminho da sua base de dados ou clica no botão ... para abrir a caixa de busca, aí clica em Test Connection e ve se deu certo aparece a mensagem "Test Connection Suceeded" dá OK, OK, OK e está feito, é só colocar ao adoquery e tudo mais o que vai ser necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito boa dica, mais também aconselho você ver opções de uso do ODBC do windows pode ser que em breve você tenha que migrar para outro SGBD, o ODBC lhe dá mais recursos para isso e você também pode usar os componentes ADO..., caso queira utilizar o mysql ou pgsql por exemplo, que são bases mais robustas. Existem os conectores odbc para os respectivos. Os conectores que me refiro são drivers de acesso as bases atraves do ODBC. Inicialmente você também pode usá-lo para acessar o Access ou SQLServer, Valeu.

MySQL ODBC Connector

PSQL ODBC

Você pode achá-los na internet, são de graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá...

As dicas aí dos colegas são válidas...

Bom... eu uso TDatabase+TQuery para acessar >qualquer< banco de dados... access, excel!!!, dbaseIII, dBaseV, dBase7, Paradox, MySQL, Oracle, SQLServer, etc. etc. etc...

No caso do Access, será preciso você se familiarizar com a sintaxe do seu SQL...

Exemplo:

MySQL

select nome, substring(nome, 1, 10) as parte1

from minhatabela;

Access

select nome, mid(nome, 1, 10) as parte1

from minhatabela;

VisualDbase7

select nome, substring(nome from 1 for 10) as parte1

from ":acme:minhatabela.dbf"

E assim vai...

Entre os bancos, prefiro o MySQL (uso a versão 5.0.27)... mas trabalho com outros, como Paradox, VisualDBase, Oracle, SQLServer, Firebird e PostGreSQL...

Para conexão ao banco uso:

Se Windows, ODBC na maior parte dos casos, ZeosLib e Mediator

Se Linux, ODBC e Mediator.

Inclusive pelo Access também acessamos tabelas MySQL... via ODBC...

Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Galera valeu! Eu estava dando umas pesquisada na net, e encontrei algumas coisas, como vocês mesmo me orientaram, eu já conseguir fazer com q o meu programinha conectasse no ODBC, agora como q eu executo algum comando sql, existe alguma biblioteca na net em formato *.chm? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O TDatabase, TTable e TQuery usam um arquivo de paginação temporário, como se fosse uma memória virtual, onde esse arquivo faz o intercambio entre o cliente e o servidor, podem demorar um pouco mais na requisição de dados dos mesmos, mais são componentes ótimos também que usam o BDE (Borland Data Engine) para essa comunição, na maioria das vezes necessita da instalação do BDE nas maquinas clientes.

Você também pode usar os comps. IB ele necessita apenas de uma dll a GDS32.dll para se comunicar com o servidor sem a necessidade de instalação no cliente, bastando coloca-la no path do aplicativo, esta dll só serve para clientes Interbase ou Firebird, em questão de uso de memória o próprio SGBD a gerencia, contanto você tem que ter uma boa maquina servidor, para um melhor desempenho.

Realmente todos os SGBDs citados são ótimos para trabalhar e existem muitas diferenças entre eles na forma de uso das Instruções SQLs o Oracle é usado por Grandes (Empresas Muito GRANDES) pois o investimento é de alto custo, já eu prefiro usar ou o MySQL ou Firebird(Gratis)/Interbase(Pago), pra min são os melhores para pequenas e médias empresas. O único problema ao usar o firebird ou interbase é o limite de registro retornados em uma consulta, se sua rede tiver uma banda baixa, os mesmos retornam mensagens de erro ao executar algumas consultas que retornam uma quantidade de registros exceciva.

No firebird tem uma instrução que não tem no Interbase que é a first, ela é usada da seguinte maneira para limitar o resultado das consultas.

with ibquery, sql do begin
    if active then close;
    text := 'select first 15 * from clientes where nome like :pcli order by nome'; //o first vai limitar a qtde de reg no retorno
    paramByName('pcli').AsString := Edit1.text+'%';
    open;
  end;
no mysql é usado o limit para definir o limite de registro
select * from clientes where nome like "Ed%" limit 15 order by nome

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...