Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Eder Moraes

Membros
  • Total de itens

    98
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Eder Moraes postou

  1. Não entendi direito mais vou citar um exemplo que pode ajudar. SELECT A.campo, A.campo2, B.campo FROM tabela A INNER JOIN tabela B ON(B.campo_fk = A.campo_pk) WHERE A.campo_cod = "20"; A consulta retorna valores contidos em campos da tabela B e em campos da tabela A, referentes a chave primaria da tabela A comparada a chave estrangeira da tabela B, faz a consulta pelo campo_cod=20, onde 20 seria somente um exemplo.
  2. Desculpe pela demora da resposta pôs estou todos esses dias sem visitar o forum, não sei se você já conseguiu resolver o problema mais mesmo assim vou postar. No windows copie as dll's da pasta bin para pasta %systemroot%\system32\ , ou seja, dentro da pasta onde o windows foi instalado tem uma pasta system32. Porque coloquei %systemroot%? Por que windows NT e 2k São instalados em uma pasta chamada WinNT e as demais versões na pasta Windows ou por opção de usuário, isso nada mais é que uma variável de ambiente que indica onde seria a pasta real do windows. Seguinte, no linux procure a pasta onde seu pg foi instalado lá provavelmente terá a pasta bin ou se não lib, se ele não criou links simbólicos automaticamente na instalação, você pode criá-los manualmente com o comando $ln -s origem /usr/local/bin procure mais informações sobre o comando antes de usá-lo, ele apenas cria atalhos para os binarios e não os copia para evitar desperdicio de espaço em disco. Esse artigo pode lhe ajudar em alguma coisa: http://www.faqs.org/docs/Linux-HOWTO/Progr...rary-HOWTO.html Dê um olho nessa parte ( Installing and Using a Shared Library ). Boa sorte.
  3. Através de um datasource, respectivo aos componentes que você está usando.
  4. copie para o path do windows o seguinte endereço: C:\Program Files\PostgreSQL\8.4\bin ou para pasta de sua aplicação. Se isso não resolver consulte o forum dos componentes. http://zeosforum.net.ms/ lá você encontrará uma solução.
  5. Eder Moraes

    link

    Acho q você postou no lugar errado, mais vai a dica usando asp: Response.Redirect("http://dominio.com/arquivo.ext") usando java script: window.top.href="http://dominio.com/arquivo.xpto"; ou <script> parent.location = "URL_DA_PÁGINA_AQUI" </script> usando um refresh no meta da pagina: <META type=refresh url=pagina.html> usando PHP, (OBS: coloque esse código acima de qualquer linha na pagina): <?php #abaixo, criamos uma variavel que terá como conteúdo o endereço para onde haverá o redirecionamento: $redirect = "http://www.tuapagina.com.br/pasta/arquivo.ext"; #abaixo, chamamos a função header() com o atributo location: apontando para a variavel $redirect, que por #sua vez aponta para o endereço de onde ocorrerá o redirecionamento header("location:$redirect"); ?> Espero que isso ajude.
  6. Tem um porém nisso tudo, quando colocar seu aplicativo para iniciar com o windows ele pode iniciar antes do serviço do banco de dados então seria melhor fazer com que seu aplicativo seja executado como serviço no sistema e assim você pode setar prioridade de carregamento dos serviços, fazendo com que o SGBD seja iniciado antes da sua aplicação, se não for feito pode causa falhas na conexão com o banco entre outras coisinhas chatas. Veja se isso pode lhe ajudar de alguma forma: Veja como criar um serviços Depois você pode ir pelo gerenciador do computador e setar as prioridades se não conseguir pelo prompt, existe outra forma pelo registro do sistema tb mais é um pouco mais complicado.
  7. Isso pode acontecer quando, você muda de uma versão para outra do SGBD ou se você usa Interbase e porta o arquivo para Firebird e vice e versa, acontece tb quando você usa servidor linux e a permissão de escrita ao arquivo n setada para o usuario firebird. - Em todo caso verifique o caminho do arquivo. - O path do conector gds32.dll ou fbclient.dll, os mesmos ficam no mesmo diretorio da app ou em %systemroot%/system32, onde (systemroot) seria o caminho da pasta do SO. - Verifique se o arquivo n tem o atributo somente leitura. - E por ultimo faça uma tentativa de correção no arquivo, com algum aplicativo especifico para tal, alguns aplicativos uteis você pode encontrar aqui no Firebase. Sempre faça o backup do banco de dados antes de qualquer alteração, advinda de aplicativos de terceiros. Utilize o GBAK ou simplesmente compacte o arquivo e o mande para outro local, onde esteja seguro.
  8. Procura um pacote de componentes chamado Zeos, nele tem varias formas de acessar diversos tipos de banco de dados inclusive online como mysql, pgsql, oracle ..., ai vai uma dica o zeos serve para delphi e Lazarus <<< este compila a aplicação para outros sistemas operacionais tb como Linux Solaris MacOs etc, inclusive ele porta alguns projetos do delphi sendo que o projeto n pode repassar componentes de terceiros, pois ele n da suporte há esses componentes. Outra dica, n use o ODBC para fazer a conexão, procure o conector do SGBD especifico e faça a conexão direta pelo conector usando o Zeos, em ultimo caso use o ODBC, segue um link que pode ajudar você a fazer isso: ODBC Conector PgSQL. Se você n achar o Zeos, faça o seguinte no delphi tem os componentes ADO, por ele você pode criar um vinculo ao ODBC e através do ODBC você pode se conectar pelo Conector ODBC para pgsql, ai então você se conecta através dos componentes ADO.
  9. OpenSource = código aberto, se o código é cedido pelo desenvolvedor, isso quer dizer que pode-se alterar sim, tem somente um porém, a licença deverá ser distribuida da mesma forma que o mesmo foi desenvolvido, não podendo assim ser comercializado (GPL) ou outra, leia com atenção os termos de licença antes de fazer qualquer alteração. Sobre a questão da IDE a ser usada nisso eu não posso lhe ajudar pra saber sobre isso pesquise na fonte. DICA: O código java pode ser portado para qualquer IDE, basta aprender alguns macetes sobre elas, NetBeans <> Eclipse entre outras mais conhecidas. Mais creio eu que esse aplicativo ai foi desenvolvido em Eclipse, verifique a versão do aplicativo usado e também a versão do JDK, isso influência e muito em algumas APIs.
  10. Olha só, existe um curso totalmente gratuito e cede o material também gratuitamente : Taí o link ^_^ Jedi Agora se você quer video aula, Da um olho nesse site: T2TI
  11. Simples antes do halt; coloque: ShowWindow(FindWindow(nil,pchar('Project1')), SW_SHOWNORMAL); o Halt; é pra ele finalizar a aplicação que esta sendo inicializada e não a que já está em execução.
  12. Eder Moraes

    Setup

    Isso é verdade amigo, não se trata de pirataria, e simplesmente ele está adotando o vnc como forma de suporte aos seus clientes. E pode ser sim enviados parametros para o viewer veja alguns detalhes neste endereço: BrazilFW Mais infelizmente n posso ajuda-lo porque seria uma coisa um pouco estressante, você deve se lembrar do firewall e das portas de comunicação 5900. Estude um pouco mais sobre rotinas de manipulação de diretivas de segurança do sistema operacional e sobre o próprio vnc entre no site oficial e procure por parâmetros.
  13. hPrevInst := FindWindow(nil, 'Formulário principal'); você pode usar colocando pelo título da janela. Ai vai um exemplo: program Project1; uses Forms, Windows, Dialogs, Unit1 in 'Unit1.pas' {Form1}; {$R *.RES} Var hPrevInst: HWND; begin Application.Initialize; Application.Title := 'Project1'; hPrevInst := FindWindow(Nil, PChar('Project1')); //voce pode colocar o pchar tb se necessario if hPrevInst = 0 then begin Application.CreateForm(TForm1, Form1); Application.Run; end else begin MessageDlg('Já existe uma instancia deste aplicativo rodando em seu sistema.', mtInformation, [mbOK], 0); halt;//ou Application.Terminate; end;
  14. Amigo você já tentou criar um grupo de usuários para que todos os usuários pertençam ao mesmo grupo. Veja como configurar na seção Windows deste fórum ou procure sobre configurações de usuário e grupo no gerenciador do computador. Clique com o auxiliar do mouse no Meu computador vá até gerenciar. Dica: Não instale o firebird em outros terminais somente no servidor, apenas copie o arquivo fbclient.dll ou gds32.dll para o diretório da aplicação ou para %systemroot%\system32
  15. Esqueci de colocar onde encontrei a solução hehe: http://www.lazarus.freepascal.org/index.ph...pic,3926.0.html
  16. Amigos estou precisando de uma ajudinha de vocês, não sei se podem me ajudar. Estou desenvolvendo uma aplicação em Lazarus multplataforma (Win, Lin, OSX), e queria implementar uma rotina para downloads de atualizações direto do meu dominio. Mais infelizmente o Lazarus não tem componentes nativos para tal, pelo menos não encontrei. Ai vem a questão, já procurei na rede muitos componentes, praticamente todos para Delphi e utilizando a plataforma windows e suas Maravilhosas APIs. Procurei mais um pouco e achei um para lazarus (LNET > TLFTPClientComponent), mais ele não tem algumas propriedades que deveriam ser padrões para qualquer componente dessa classe, que são Host, Username, PWD, port, e algumas outras, nesse componente que encontrei não tem todas elas, e sinto dificuldades para efetuar o download direto do dominio, se vocês tiverem ou puderem me indicar algum componente ou rotina que eu possa implementar no meu soft seria muito grato. Para o Delphi existe a Unit ExtActns que tem algumas rotinas para downloads. Inclusive eu a uso para fazer o download direto ao invés de usar o FTP, mais ela não acompanha as verões do lazarus. Se eu não conseguir usar uma rotina ou componente, vou ter que mandar comandos para terminal usando o FTP do Sistema Operacional. :mellow: Obrigado pela atenção de todos.
  17. Eder Moraes

    linux, qual usar?

    Bom por experiencia, lhe aconselho primeiramente utilizar distros liveCD pois não necessitam de instalação para rodar o sistema, roda diretamente do CD ou DVD ou até mesmo de penDrivers, pra mim todas as distros, são ótimas, o linux em si é ótimo, já utilizo desde 95 dos primordios das primeiras com interfaces graficas. já experimentei várias distros inclusive tenho uma coleção de CDs e a que mais gosto é o Slackware e o Debian que são precursores de várias outras. Para indicação eu lhe indico o uso do Ubuntu (usa o Gnome como interface padrão) ou Kubuntu (usa o KDE como interface) são mais faceis de usar e de configurar, só que são distro .internacionais, para distros nacionais use o Epidemic ou o Metamorphosis (se não me engano), se quiser uma mais estável use o Slax ou Slitaz são mais leves não precisão de muito desempenho e usão interfaces amigaveis. Até mais espero ter ajudado na sua escolha, qualquer coisa entre em contato por mp ou por email. http://linformatica.com.br
  18. você pode criar dois acumuladores, um para a hora e um para os minutos. Exemplo: Type TypeHora:Array[1..2] of interger; Procedure Acumula:TypeHora; Var Hora,minuto:Integer; Begin Hora:=Hora+StrToInt(Copy(DateTimeToStr(Time()),1,2)); Minuto:=Minuto+StrToInt(Copy(DataTimeToStr(Time()),4,5)); If Minuto >= 60 Then Begin Hora:=Hora+1; Minuto:=0; end; Acumula[1]:=Hora; Acumula[2]:=Minuto; End; Desta forma voce pode armazemar por exemplo o numero de horas que uma pessoa trabalhou durante o mes, Modifique-o a vontande. O unico problema é que o aplicativo timer tem que ficar aberto para contabilizar as horas. Retornando a diferença entre duas horas function DifHora(Inicio,Fim : String):String; {Retorna a diferença entre duas horas} var FIni,FFim : TDateTime; begin Fini := StrTotime(Inicio); FFim := StrToTime(Fim); If (Inicio > Fim) then begin Result := TimeToStr((StrTotime('23:59:59') + StrToTime('00:00:01') -Fini)+FFim end else begin Result := TimeToStr(FFim-Fini); end; end; no racicionio você pode fazer com que sua aplicação diferencie dias decorridos atraves de um contador para que ao chegar as 24h ao recomeçar a contagem das horas ele conte 1 dia ou 2 dias ... assim voce pode multiplicar no final 2*24+(horascorrentes);
  19. Seu form é MDI? Como estais tentando liberara-lo da memória? no OnClose do formNome coloque: action := caFree; frmNome := nil; ou frmNome.release; frmNome := nil; Isso faz com que ele saia da memória.
  20. Esta combinação de teclas só funcionará corretamente se você estiver utilizando-a dentro da uma unit de um formulário, se estiver usando para declarar procedimentos e funções em uma unit para ser carregada por um outra, não funcionará dependendo de sua versão do Delphi. Se não me engano as versões mais atuais tem esse suporte para units independentes. Se for dentro de uma correspondente a um formulário, verifique por replicações de proc ou func, verifique se não tem uma já existente em uma unit declarada em uses pode ser que o delphi esteja interpretando errado isso.
  21. Será utilizado: Um TLabel e um TTimer, sendo que o Caption do Tlabel já esteja definido antes de dar o Create do Form.. Este faz o label mostrar letra após letra. public LetraNum:Integer; Frase:String; //No OnCreate do Form: Frase := Label1.Caption; LetraNum := 0; Label1.Caption := ''; //No OnTimer do TTimer: Label1.Caption := Copy(Frase,1,LetraNum); Inc(LetraNum); if Label1.Caption = Frase then Timer1.Enabled := False; Bom o que você esta precisando pode-se conseguir fazendo o seguinte. Acrescente um scrollbox, e dentro do scrollbox coloque o label, mude a prop autosize para false false. pegue as dimensões do scrollbox, altura 200 por ex, remova as scrollbars. coloque o label1.top:=201; //altura inicial acima do tamanho do scrollbox e então, no evento ontimer de um ttimer: if label1.top > -label1.Height then label1.top := label1.top -1 else label1.top := 201; a velocidade é dada pela propriedade interval do ttimer coloque 50 é + comum e legível; té mais...
  22. É isso ai seveN. Você pode também usar o próprio ODBC do windows para isso, procure o MyODBCConnector que pode ser baixado no site da mantenedora. Pesquise aqui Só não esquecendo de que varia a versão de acordo com as versões do MySQL, está sendo utilizada atualmente a versão 5.0 então baixe connectores para esta versão, há muitas diferenças entre um e outros. Você também pode desenvolver em Lazarus(Delphi cuspido, sem muitos componentes) que já inclui componentes especificos para várias versões do MySQL e PgSQL, e você pode compilar seus projetos em Linux, MacOS e Windows. Não esqueca de colocar a dll responsável pela conexão ao banco no diretorio da aplicação ou no diretorio system32 do windows. Eu uso a libmySQL.dll para windows.
  23. Bom há um tempo atraz, existiu um aplicativo chamado IBM Via Voice que fazia o que você está tentando implementar em sua aplicação. Infelizmente a versão que tenho é para w98 ainda e não funciona corretamente em wXP ou superior. Quem sabe você não encontra na net um SDK ou Qualquer outro controle ActiveX para ser importado para o Delphi através de uma aplicação já instalada como o IBM Via Voice, o mesmo é muito bom você fala e o Word da microsoft entre outros aplicativos obdecem comandos de Voz. Você pode fazer o download do via voice aqui Aqui tem um livro do desenvolvedor sobre o SDK Link para download do SDK Bom acho que pode ajudar um pouco.
  24. Talvez isso o ajude um pouco você vai encontrar tanto para fazer sua aplicação falar quanto escutar. Aqui mesmo No Devmedia Na Google
  25. Deixe o formulario frmPrincipal como MainForm e depois você cria o frmLogin a partir do principal, do jeito que você está fazendo ao fechar o frmLogin finalizará a Aplicação. O form principal sempre tem que estar ativo e ele chamará os outros. Geralmente eu deixo o DataModule como principal e o evento onCreate do DM carrego todas as informações necessárias como parametros externos de um arq INI ou do Registro do Sistema, Dessa forma se houver algum problema no carregamento desses parametros Uso o Application.Terminate ou Halt para finalizar a aplicação antes da inicialização da mesma. Só frizando o que você está tentando fazer com o seu código é livrar sua própria aplicação da memória, sendo o frmLogin o MainForm.
×
×
  • Criar Novo...