Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Master/Detail


Benaia

Pergunta

Olá!

Necessitdo criar uma tela de master/detail onde serão apresentados os dados do cliente que está efetuando um pedido e nela usar um DBGrid para lançar os itens dos pedidos, a principio me parece razoavelmente simples, entretanto por falta de conhecimento não estou conseguindo montar esta tela, espero que alguém possa me ajudar...

Editado por Benaia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Caro amigo não estou conseguindo assimilar direito mais vamos lá você que criar uma tabela de pedidos?

se for é simples precisa criar duas tabelas uma com o cabeçlho e outras com os itens

tipo cabeçalho.

Id

id_cliente

valor total

e a itens

id

id_produto

pr_unitario

qtde

id_cabecalho

e a tabela de clientes

id

nome

como fazer isto no seu sistema coloca apenas o codigo do cliente o sistema te mostra os dados dele mais no banco você so salva o codigo, nos itens você pode salvar n itens para um pedido.

lembrando que não entendi muito bem mais ve se te ajuda ou posta um pouco mais detalhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Deixa eu me expressar melhor, preciso montar uma tela de vendas, onde irá aparecer alguns dados do Cliente (Nome, endereço, etc), nesta tela preciso descriminar os itens em um DBGrid (cód. produto, produto, quantidade, valor unitário e valor total). Estou usando o InterBase, para os dados do cliente criei a seguinte tabela:

CREATE TABLE "VENDAS" 
(
  "ID"	INTEGER,
  "STATUS"	VARCHAR(1),
  "MARCA"	VARCHAR(1),
  "DATA_INC"	DATE,
  "DATA_ALT"	DATE,
  "DATA_HAB"	DATE,
  "COD_VENDA"	VARCHAR(15),
  "NOME"	"D_NOME",
  "NOMERUA"	"D_NOMERUA",
  "BAIRRO"	"D_BAIRRO",
  "CIDADE"	"D_CIDADE",
  "UF"	VARCHAR(2),
  "CEP"	"D_CEP",
  "CONTATO"	VARCHAR(30),
  "TELEFONE"	"D_FONE",
  "RAMAL"	"D_RAMAL",
  "FAX"	"D_FONE",
CONSTRAINT "PK_VENDAS" PRIMARY KEY ("ID")
);
para a tabela de pedidos:
CREATE TABLE "MOVIMENTOVENDAS" 
(
  "ID"	INTEGER,
  "VENDA_ID"	INTEGER,
  "CODIGOPRODUTO"	CHAR(10),
  "DESCRICAO"	VARCHAR(40),
  "QUANTIDADE"	INTEGER,
  "PRECOUNITARIO1"	DECIMAL(12, 2),
  "PRECOTOTAL1"	DECIMAL(15, 2),
CONSTRAINT "PK_MOVIMENTOVENDAS" PRIMARY KEY ("ID")
);

Minha dificuldade está em ao iniciar um novo pedido, será digitado os dados do cliente e depois deverá discriminar os itens no DBGrid gravando na sequência e quando eu for consultar este pedido aparecer na tela os dados do cliente e a relação dos itens pedidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amigo é muito simples.

primeiro o ideal e fazer como sugeri no 1º post com um cadastro de clientes para não precisar digitar os dados a cada compra do cliente.

depois no novo pedido é so você criar o cabelhalho primeiro e colocar um botão inserir itens, assim que clicar ele salva os dados do cabeça e armazena em uma variavel o gerado no vendas depois é só indo inserindo os itens setando VENDA_ID para o valor da variavel e a cada inserção você faz uma pesquisa select * from movimento vendas where VENDA_ID=VARIAVEL.

acho que é só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então fiz desta forma, mas não estou conseguindo gravar na tabela de itens, não sei como amarrar as chaves primárias das tabelas de forma a quando for consultar um pedido, apresentar na tela os dados do cliente e os itens relacionados.

Há a posibilidade de você me adicionar no MSN para me orientar? por favor...

roliveira@benaia.net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...