Verônica M. Postado Setembro 14, 2009 Denunciar Share Postado Setembro 14, 2009 Sou nova em Programação aqui!Gostaria de uma ajudinha pra fazer um programa que fizesse o MDC de 2 numeros,e tambem gostaria de ser saber como é esse algoritmo de Euclides ( nunca ouvi falar )!Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já! (: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kuroi Postado Setembro 14, 2009 Denunciar Share Postado Setembro 14, 2009 o algoritmo de euclides você encontra o codigo no google.mas acho q o exercicio é você fazer o seu proprio codigo ne??nesse caso, você pode ir tirando o resto de todos os numeros ate chegar no maior dos dois. o ultimo numero q tiver dado resto 0 é o maximo divisor comum.mas ai você pode tentar pensar em formas de evitar divisao desnecessaria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Andre_Luiz Postado Outubro 1, 2009 Denunciar Share Postado Outubro 1, 2009 (editado) o algoritmo de euclides você encontra o codigo no google.mas acho q o exercicio é você fazer o seu proprio codigo ne??nesse caso, você pode ir tirando o resto de todos os numeros ate chegar no maior dos dois. o ultimo numero q tiver dado resto 0 é o maximo divisor comum.mas ai você pode tentar pensar em formas de evitar divisao desnecessaria.Entendendo como funciona:Euclides utilizou um método para o cálculo do máximo divisor comum (m.d.c.) de dois números que ficou conhecido precisamente por algoritmo de Euclides.Este método é em muitas situações mais prático de utilizar do que o método da intersecção dos conjuntos de divisores e do método da decomposição em factores primos. Além disso, é muito mais simples de traduzir por um programa de computador.Para cálcular o m.d.c.de 33 e 48:1) Divide-se o maior número pelo outro.48 ÷ 33 dá 1, resto 15O resto não é zero.2) O divisor passa a dividendo, o resto passa a divisor e divide-se de novo.33 ÷ 15 dá 2, resto 33) Como o resto não é zero, repete-se novamente 2)15 ÷ 3 dá 5, resto 0Agora, finalmente, a divisão não deixou resto; e o último resto diferente de 0 é o máximo divisor comum.Em C isso ficaria:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> main() { int n1,n2,resto; printf("Digite dois numeros: "); scanf("%d%d", &n1, &n2); resto=n1%n2; while(resto!=0) { n1 = n2; n2 = resto; resto = n1%n2; } printf("MDC = %d\n", n2); system("pause"); }Com esse código em C você calcula o MDC de qualquer número. Você poderia fazer uma função também, para calcular o MDC de quantos número você quiser.Espero ter ajudado.Abraços! Editado Outubro 1, 2009 por Andre_Luiz Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 lifebok Postado Março 12, 2017 Denunciar Share Postado Março 12, 2017 pessoal eu preciso fazer um programa e nao entendi bulufas, fiquei o sábado todo tentando, se trata de : Imagine que COMM(N,K) representa o número de diferentes comitês de k pessoas, que pode ser formados, dadas n pessoas a partir das quais escolher. por exemplo, COMM(4,3) =4, porque dadas quatro pessoas, A, B, C e D existem quatro possíveis comitês de tres pessoas : ABC, ABD, ACD e BCD. demonstre a identidade: COMM(N , K) = COMM(N - 1,K) + COMM(N - 1, K - 1) ESCREVA E TESTE um programa recursivo em C para calcular COMM(N,K) para n,k >=1. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Verônica M.
Sou nova em Programação aqui!
Gostaria de uma ajudinha pra fazer um programa que fizesse o MDC de 2 numeros,
e tambem gostaria de ser saber como é esse algoritmo de Euclides ( nunca ouvi falar )!
Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já! (:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.