Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Boleto Bancário com Rave - Leitora não lê


Alberto Mota

Pergunta

Prezados colegas, foi enviado para homologação do Bradesco

um boleto de um sistema meu desenvolvido em Delphi 7 com sqlServer.

O boleto foi rejeitado porque a leitora não leu o código de barras.

Coloquei 2 de 5 intercalado e conectei ao campo que continha as 44 posições.

Verifiquei depois que a largura não era de 103mm conforme o manual.

Estava com 100mm e a altura um pouco maior, 15mm, quando o padrão seria 13mm

Será que foi por isso que a leitora não leu?

Coloquei na fonte Arial 9.

Eles falaram também sobre a fonte. O fator fonte também influenciou no problema?

Desde já agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
O código de barras usado pelo setor financeiro

Orientação - Ceneaban - Centro Nacional de Estudos da Arrecadação Bancária

O Código de Barras que usado no setor financeiro (Bancos) é do tipo “2 de 5 intercalado”.

“2 de 5” - significa que 5 barras definem 1 caracter, sendo que duas delas são barras largas;

“Intercalado” - significa que os espaços entre as barras também tem significado, de maneira análoga as barras;

Este tipo de código de barras trabalha somente com caracteres numéricos.

a) O tamanho do campo do Código de Barras é de 46 posições, sendo 44 para conteúdo dos dados mais 2 Bit’s, 1 de Start e outro de Stop. (Favor verificar documentação mais recente)

B) O Código de Barras deve estar no verso e preferencialmente também no anverso do documento, sendo que no verso deverá estar na parte inferior (centro) e no anverso na parte superior direita, sendo com 12 mm do centro do Código de Barras, até a borda do papel, e com 5 mm, no início antes do start e 5 mm no mínimo, após o stop de espaço em branco.

c) Para garantir a integridade de leitura do Código de Barras, deverá ser impresso nas partes, superior e inferior do código, um traço horizontal imediatamente após o campo, com a representação numérica, dentro de boxes, abaixo do código, se impresso na parte superior do documento e com a representação numérica, dentro de boxes, sobre o código, se impresso na parte inferior do documento. Sugerimos inclusão de mensagem nos documentos de arrecadação para que os clientes evitem amassar, dobrar ou perfurar as contas, para não danificar o código de barras.

d) Deverá haver uma representação numérica do conteúdo, logo acima do Código de Barras, ela deverá estar distribuída em campos de 11 posições dentro de boxes, acrescido de 1 dígito verificador, módulo-10, a cada grupo (vide página 10), isto permitirá a digitação dos campos, no caso de rejeição pela leitura de Código de Barras.

Os dígitos verificadores não estarão representados no Código de Barras.

e) Identificação da Empresa/Órgão

As posições 16 à 19 do Código de Barras, são destinadas a identificação da Empresa/Órgão, sendo que, através desta informação, o banco identificará a quem repassar as informações e o crédito.

O órgão responsável pela distribuição e controle desta numeração, será a Febraban (relação de Empresas/Órgãos já cadastradas).

f) Data de Vencimento

No caso de ser utilizada a data de vencimento (AAAAMMDD), incluir nas 8 primeiras posições do campo livre.

cod_ba12.gif

Verifiquei depois que a largura não era de 103mm conforme o manual.

A lagura da barra pode dar problema, na altura não .... Faça um teste usando o word.

Abra o word, pegue o codigo de barra e passe pelo leitor e veja no documento do word qual é a resposta da leitura

se não for a mesma, voce pode codificar o leitor, ou alterar a fonte do código de barra

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Jhonas, agradeço a resposta. Teve um post que alguém falava sobre você(muito bem, claro).

E percebi que de fato é verdade. você está presente em quase todas as dúvidas apresentadas.

Mas confesso que ainda continuo sem rumo.

Pensei que o componente do rave 2 de 5 não precisasse fazer nada a não ser ligar ao campo correto.

A leitora que você fala no word como vou fazer? Não a tenho.

Um amigo bancário hoje ainda me disse que quase todas as leitoras do Unibanco não lêem o código de barras.

O caixa tem que digitar mesmo a linha digitável do boleto.

"O tamanho do campo do Código de Barras é de 46 posições, sendo 44 para conteúdo dos dados mais 2 Bit’s, 1 de Start e outro de Stop"

Onde coloco isso?

Mais uma vez, agradeço a atenção. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Pensei que o componente do rave 2 de 5 não precisasse fazer nada a não ser ligar ao campo correto.
Na verdade seria somente isso mesmo.

A leitora que você fala no word como vou fazer? Não a tenho.

Como voce deve saber, o leitor de codigos de barras está ligado juntamente com o teclado ... dessa maneira quando voce usa o leitor, seria o mesmo que estar digitando no teclado os numeros.

Se voce abrir o word em um documento em branco e depois usar o leitor, voce terá que ver os numeros lidos pelo leitor.

Se voce não possui um leitor, tente obter um emprestado somente para fazer o teste. O leitor não necessita de nenhuma instalação de software no micro e ele vem com um cabo para plugar o leitor e o teclado juntos.

806-449.jpg

Um amigo bancário hoje ainda me disse que quase todas as leitoras do Unibanco não lêem o código de barras.

O caixa tem que digitar mesmo a linha digitável do boleto.

Isso porque ninguém limpa a lente do leitor.... quando a lente está suja ( poeira acumulada ) ele não consegue ler o código

O Leitor do banco utiliza entrada USB

1017396_4.jpg

Se voce já tem o componente, é só definir os numeros nele.

Outras Fontes:

http://www.planetadelphi.com.br/dica/6185/...e-barras-2-de-5

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Entendi Jhonas, uma leitora simples não será dificil conseguir emprestada.

Tenho um sistema numa locadora de vídeos aqui perto de casa.

Interessante que vejo sim como o início de uma solução.

Amanhã mesmo já farei isso. E te dou um retorno.

Muitíisimo obrigado. Sucesso à você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Jhonas a leitora só leu apenas códigos com 13 números.

Tentei com vários boletos. Do meu sistema e outros que considero válidos, enviados pelo Banco.

Não acontece nada.

Acredito que a leitora não é calibrada para numeros altos, iguais aos do boleto.

Alberto ... a programação padrão do leitor de código de barras é fazer leitura do codigo EAN13, para que ele possa fazer leituras de outros códigos, voce deve usar o manual de programação que acompanha o aparelho.

Neste manual existem figuras de outros códigos de barras, ou seja, toda a programação do aparelho é feito através de uma sequencia de códigos de barras e não de software.

No manual voce encontrará a programação do código de barras 2 de 5, para que ele possa ler esse tipo de código

OBS: O leitor do banco já é programado para fazer a leitura deste código

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Jhonas, acabei insistindo mais um pouco e consegui parcialmente a leitura.

Ela leu esses números abaixo e não configurei nada.

O que é melhor é que o boleto do meu sistema(Bradesco), uma quantidade maior de caracteres foi lido. O do Caixa e Brasil apenas 8 caracteres

Numeração lida e correta:

2379544360000091618128

São 22 numeros. Estou na direção certa, então.

Bom, Jhonas então o teste mesmo não capturando todas as 44 posições, posso considerar como um sucesso!

O resto confronto o Bradesco.

Valeu a atenção. Só gostaria de sua opinião final. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bom, Jhonas então o teste mesmo não capturando todas as 44 posições, posso considerar como um sucesso!

Use o manual de programação do aparelho e voce conseguirá ler os 44 numeros

O ideal seria voce conseguir um leitor do banco emprestado e fazer o mesmo teste ... quando não consegue ler 90 % das vezes é sujeira na lente do leitor, que com uma limpeza com um cotonete e alcool isopropilico resolve.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...