Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

otimizar desempenho do sistema

flavioavilela

Pergunta

boa noite a todos...

tenho um sistema e desejo aumentar o desempenho dele... quando abro uma janela, é aberto várias ADOQuery com informações de algumas tabelas que irem utilizar naquela janela... quando eu fecho o determinado formulário, é necessário fechar aquela(s) determinada(s) ADOQuery que foram abertas ou deixando abertas não vai afetar muito no desempenho do sistema??? quem já mexeu com isso, pode me dar uma força nesse ponto???

desde já, agradeço a atenção de todos...

Editado por flavioavilela
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
tenho um sistema e desejo aumentar o desempenho dele... quando abro uma janela, é aberto várias ADOQuery com informações de algumas tabelas que irem utilizar naquela janela... quando eu fecho o determinado formulário, é necessário fechar aquela(s) determinada(s) ADOQuery que foram abertas ou deixando abertas não vai afetar muito no desempenho do sistema??? quem já mexeu com isso, pode me dar uma força nesse ponto???

O ideal é fechar as tabelas... deixando-as abertas corre-se o risco de voce não atualizar os dados desta tabela para o restante da rede, e tambem o tempo neste caso é quase irrelevante, desde que suas consultas não tragam para a tela um número muito grande de registros.

otimização do banco de dados:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=572427

abraço

Link para o comentário

• 0

certo entendi... mas, só uma questão, por exemplo: no meu sistema, tenho várias janelas que são abertas e dentro dela um dbgrid com as informações já lançadas daquela determinada janela, para caso a pessoa queira consultar, alterar, excluir, faça por ali mesmo... essas querys estando abertas o tempo todo, pesa o sistema ou é irrelevante o peso que é gerado no sistema? na janela de vendas por exemplo, a query de clientes eu fecho e abro pra atualizar né, mas a do cliente la no cadastro de clientes eu deixo ela aberta e assim com todas do sistema.... gera muita lentidão??? o que acha???

Link para o comentário

• 0

No meu caso a minha dúvida é uma Tabela que tem interação com outras no caso vamos usar a tabela clientes.

Abri a tabela cliente minimizei o form do cliente e abri o formulário de Venda fiz uma venda e fechei esse formulário de venda a tabela cliente é fechada se eu voltar para o form de cliente a tabela está fechada, então teria como eu usar um IF para isso se tiver aberto tal form mantenha aberto a tabela ?

Link para o comentário

• 0
tenho várias janelas que são abertas e dentro dela um dbgrid com as informações já lançadas daquela determinada janela, para caso a pessoa queira consultar, alterar, excluir, faça por ali mesmo...

essas querys estando abertas o tempo todo, pesa o sistema ou é irrelevante o peso que é gerado no sistema?

Lembre-se que uma query é apenas uma copia de uma parte do seu banco de dados, mante-las abertas não pesa no processamento, somente implica em não atualização dos dados pela rede.

na janela de vendas por exemplo, a query de clientes eu fecho e abro pra atualizar né, mas a do cliente la no cadastro de clientes eu deixo ela aberta e assim com todas do sistema.... gera muita lentidão??? o que acha???

Uma vez que os registros da tabela foram carregadas para o dbgrid, deixa de existir processamento ... a lentidão pode ter vários causas ( trafego de rede, quantidade de registros manipulados, processador do micro, memória disponivel, outros processos rodando com prioridade maior, etc )

OBS: tenho uma janela em um de meus sistemas com mais de 30 queries, entretanto procuro manter abertas somente aquelas em uso atual as demais mantenho fechadas até que seu uso seja necessario

abraço

Link para o comentário

• 0
eu imagino que esse caso é simples, é só você fazer um if query1.active = false then, query1.active:= true....

Se agente for pensar bem não é tão simples assim não !

Se ele for verificar se a tabela está ativa ela vai estar porque o mesmo form usa essa tabela.

Ex.: fechar o form de venda a tabela de cliente esta aberta, então ele já vai parar no if porque ele usa o de clientes e ele está aberto então vai manter ela aberta.

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...