Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) duvida access + VBA‏


davidctba

Pergunta

Ola pessoal tudo bem, eu sou novo no mundo do access e VBA... estou criando uma aplicação de controle para a empresa onde trabalho, essa aplicação possui um formulario com alguns campos e botoes, a minha duvida é: preciso criar um botão Adicionar, para quando clicado ele libere a tabela para eu entrar com os dados, não da pra ser feito pelo assistente porque ele também vai ter q deixar os campos como Enabled = true.... outro botao é o Salvar, esse tem q salvar os dados na tabela e veridicar se já existe o registro gravado, se tiver ele tem q disparar uma menssagem de informacao de duplicidade e cancelar a adicao forcando o usuario a clicar no botao Adicionar novamente... como q eu posso fazer para resolver essa dificuldade?

desde já agradeço a atencao; aguardo resposta... David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Fera crie o referido botão usando o assistente mesmo e depois coloque as linhas de comando liberando os objetos para edição, no segundo caso antes de realizar a gravação dos dados (pressupondo que vocÊ tenha uma chave primaria) basta por exemplo utilizar a função dlookup (existem muitos exemplos aqui no forum) para buscar e caso encontre use o msgbox para mostrar a mensagem desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

BAsta adicionar as linhas de comando liberando os objetos no próprio código VBA do botão não precisa modificar nada, apenas inclua as linhas de comando

me.seuObjeto1.enable=true

me.seuObjeto2.enable=true

me.seuObjeto3.enable=true

É isso não tem segredo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então amigo....

A dificuldade que estou encontrando é a seguinte, eu faço o botão pelo assistente, ate ai tudo bem, clico com o botão direito do mouse e no menu escolho a opção construir evento, ele abre aquela janela de design do botão, e não a tela de codigo para eu colocar o comando (me.nomedocampo.enabled = true), e dentro dessa janela de designer não estou achando opção para eu inseriro o comando (me.nomedocampo.enabled = true), essa é a dificuldade, porém tambem tenho que fazer uma verificação nesse botão, para que ele não deixe salvar caso o codigo inserido no campo já exista na tabela...

lembrando que sou novo nesse mundo, essa é a minha primeira aplicação feita em access + VBA.....

mais uma vez agradeço a atenção e paciencia....

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A solução mais do que imediata para você é pegar uma das apostilas disponiblizadas aqui no forum (usando a busca), conhecer um pouco a ferramenta ajuda muito.

Mas vamos lá, a propriedades de evento onde acontecerá isso é "Ao Clicar" nessa propriedade se vocÊ criou o botão corrretamente já estará o código inicial daí bastará para colocar as linhas para atender isso que você deseja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

sim creio que criei corretamente o botão, pois usei o assistente de criação de botão....

pois bem, na propriedade "ao clicar" do botão diz "macro incorporada" e clicando nela volta a janela de designer de botão onde tem uns campos preenchidos com comandos salvar...

usei a opcao "ao liberar o mouse" para colocar as linhas de código (me.nomedocampo.enabled = true), para liberar os campos efuncionou...

agora queria saber como eu faço a verificação de duplicação na tabela...

meu form tem um campo chamado PEDIDO onde ele é unico e não pode estar em branco e nem ter valores repetidos, na minha tabela,este campo já esta para não aceitar duplicação....

com este botão que crie pelo assistente de botão ele não deixa salvar duplicado, porem não me da opção de informar o usuario de que ele digitou um pedido duplicado e limpar os campos para que o usuario preencha navamente.....

Obrigado;

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom fera essa duvida foi resolvida, questões de localizar dados tem alguns tópicos já resolvidos que você pode adaptar ao seu sistema.

Quanto ao campo unico use autonumeração ou então um codigo para fazer isso pra você eu respondi a um tempo atrás um tópico que pode ser adaptado tambem ao seu sistema se vocÊ usar a busca pode encontra-lo.

Agradeço por ter informado que a dúvida deste tópico foi resolvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...