BetoGroo Postado Março 16, 2010 Denunciar Share Postado Março 16, 2010 Olá!Tenho uma tabela processo, e nesta contém uma referência a uma outra tabela usuario.Quero gerar uma numeração para os processos.Gostaria de saber se é viável acrescentar um campo date na chave composta, de modo que a numeração dos meus processos ficassem assim:001201003160010012010031700200220100316001e assim por diante.onde:id_processoid_usuariodata_cadastroObrigado Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Março 17, 2010 Denunciar Share Postado Março 17, 2010 Oi, 'BetoGroo' Eu tenho algo parecido em meu sistema. mas eu gero dados para um atributo do tipo CHAR.Você pode usar a combinação da função CONCAT com a função DATE_FORMAT, assim:CONCAT(id_processo, DATE_FORMAT(data_cadastro, '%Y%m%d'), id_usuario) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 BetoGroo Postado Março 17, 2010 Autor Denunciar Share Postado Março 17, 2010 Olá Denis.Este esquema eu já uso.A minha dúvida mesmo é se é viável usar o campo 'date' como chave. Me refiro a desempenho, etc.! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Março 17, 2010 Denunciar Share Postado Março 17, 2010 Olá Denis.Este esquema eu já uso.A minha dúvida mesmo é se é viável usar o campo 'date' como chave. Me refiro a desempenho, etc.!Pode usar, sm. Não há efeito no desempenho.Eu também tenho chaves com datas e outros tipos. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 BetoGroo Postado Março 17, 2010 Autor Denunciar Share Postado Março 17, 2010 (editado) Muito obrigado Denis.Me tira uma outra dúvida a respeito de desempenho.Eu tenho uma tabela onde devo cadastrar funcionários. É obrigatório o cadastro do CPF.Uso o CPF como chave primária, ou o bom e velho id ????Abraço! Editado Março 17, 2010 por BetoGroo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Março 17, 2010 Denunciar Share Postado Março 17, 2010 Muito obrigado Denis.Me tira uma outra dúvida a respeito de desempenho.Eu tenho uma tabela onde devo cadastrar funcionários. É obrigatório o cadastro do CPF.Uso o CDF como chave primária, ou o bom e velho id ????Abraço!Se CPF é único e é obrigatório, pode usá-lo como chave primária. Mas, como no Brasil, até a algum tempo a esposa podia usar o CPF do marido, então o recomendável é usar o CPF como índice alternativo não único e usar o "bom e velho ID" , como você o chamou, como chave primária.Só um lembrete: o zero a esquerda, no caso de usar o CPF, é obrigatório e significativo. Quando da criação de atributos CPF, CNPJ e identidade use a cláusula ZEROFILL.Exemplo:`CPF` BIGINT(11) unsigned zerofill NOT NULL DEFAULT 0 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 BetoGroo Postado Março 17, 2010 Autor Denunciar Share Postado Março 17, 2010 Obrigado Denis! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
BetoGroo
Olá!
Tenho uma tabela processo, e nesta contém uma referência a uma outra tabela usuario.
Quero gerar uma numeração para os processos.
Gostaria de saber se é viável acrescentar um campo date na chave composta, de modo que a numeração dos meus processos ficassem assim:
00120100316001
00120100317002
00220100316001
e assim por diante.
onde:
id_processo
id_usuario
data_cadastro
Obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão