Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida em validação de campos em C# + SQL Server Compact


Tozi

Pergunta

Estou começando a desenvolver um aplicativo em C# pela primeira vez. Estou me virando com o material da internet, mas não achei nada que fale a respeito disso.

Ao pressionar um botão, meu código lê várias textboxes e joga seus valores no meu banco de dados (Estou usando SQL Server Compact).

Porém, alguns campos no meu Banco de Dados são NOT NULL, e mesmo assim ele não da erro ao capturar uma textbox vazia. Ele captura os valores para meu banco sem reclamar. :wacko:

A parte do código é tipo isso:

comm = new SqlCeCommand("INSERT INTO cliente(nome, cpf) values(@nome, @cpf)", con);
comm.Parameters.AddWithValue("@nome", tbNomeCliente.Text);
comm.Parameters.AddWithValue("@cpf", tbCpfCliente.Text);
comm.ExecuteNonQuery();

Por exemplo, se ambas as colunas da tabela (nome e cpf) forem NOT NULL, ele não lança nenhuma exceção mesmo que não tenha nada na textbox. Pelo contrário, ele insere normalmente.

E as textboxes estão realmente vazias, não tem nem espaço em branco. Não era pra ele considerar o valor delas como NULL e lançar uma exceção?

De qualquer forma, como normalmente essa validação é feita? Pelo banco (como estou tentando fazer) ou pelo código?

Se for pelo código vai ser muito trabalhoso, pois tenho 10 campos para serem lidos, e não vou ter só um formulário de preenchimento no meu código.

É normal ter que fazer validação pra tudo no próprio código? Se sim, então qual é a vantagem de definir campos como NOT NULL no banco de dados? =P.

Desculpem o tanto de perguntas, só queria que ficasse clara a minha dúvida. Desde já agradeço. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
verifica no banco que ele deve colocar algum espaço no valor de null , você antes de tentar gravar faz um IF para validar o campo,

tipo assim

if (cpf.text != "")

Grava dados