Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Instalar Gimp 2.7 no ubunto 10.4


nsouza

Pergunta

Colegas,

instalei no meu leptop o ubunto 10.4, estou iniciando e assistindo aulas sobre linha de comandos.

Quero instalar o Xampp no ubunto, ele esta no meu pendrive. Ai que começa a dificuldade de quem

só usanva o windows e clicava no arquivo .exe. Sei que tenho de usar o Shell para instalar,

Mas onde devo solvar este aquivo, para quando digitar o codigo no shell ele instala e eu posso usar.

Nota: Usei o xampp mas isso serve para outros aquivos que preciso instalar, ex. PostGresql, Mysql e php!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

O método de instalação de programa no linux é diferente do windows, é até mais fácil.

A melhor maneira de instalar é usando o repositório do ubuntu usando o comando

sudo apt-get install nome_do_programa

Ou usando o synaptic que é gráfico, pois ele baixa e instala automaticamente pra você e baixa também qualquer dependência que ele precise.

Caso não encontre o programa no repositório ai você procura em outros lugares.

Poste se esse Xampp que você tem é um pacote deb ou é um fonte pra compilar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
O método de instalação de programa no linux é diferente do windows, é até mais fácil.

A melhor maneira de instalar é usando o repositório do ubuntu usando o comando

sudo apt-get install nome_do_programa

Ou usando o synaptic que é gráfico, pois ele baixa e instala automaticamente pra você e baixa também qualquer dependência que ele precise.

Caso não encontre o programa no repositório ai você procura em outros lugares.

Poste se esse Xampp que você tem é um pacote deb ou é um fonte pra compilar.

baixei o xampp 1.7.2.tar.gz, mas no sei em que pasta devo salvar Vai direto para o programa de repositorio? Se eu executar camando que você disse vai instalar direto, ele vai localizar automatico ou tenho que baixar colocar em local especifico que não sei onde fica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ah esse tar.gz é mais trabalhoso mas não tem bicho de 7 cabeças não. Ai vai ter que compilar os fontes.

Primeiro você descompacta ele, clica com o botão direito e manda extrair, deve aparecer uma pasta com o mesmo nome.

O ideal é ler o arquivo INSTAL que deve vir nele, ali tem as instruções de como instalar. Mas no geral é assim:

Abra um terminal e entra na pasta que você extraiu, com o comando cd. Por exemplo se a localização da pasta for: /home/usuario/download/xampp 1.7.2, então você digita: cd /home/usuario/download/xampp 1.7.2 e dá enter.

Agora que tá no diretorio do programa você digita no terminal: ./configure e dá enter

Com isso ele vai verificar se seu pc tem todos os requisitos necessários pra compilar o programa.

Se no final do processo ele não mostrar nenhum erro, ai você digita: make e dá enter

Agora ele vai compilar o arquivo fonte e gerar o binario.

Depois de finalizado a compilação você digita: sudo make install dá enter, digita sua senha e enter.

Agora ele vai instalar o programa no seu pc.

Pronto agora é só procurar lá em aplicativos que ele deve tá lá.

Se ocorrer algum erro calma que não é o fim do mundo, posta aqui que agente tenta resolver. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Ah esse tar.gz é mais trabalhoso mas não tem bicho de 7 cabeças não. Ai vai ter que compilar os fontes.

Primeiro você descompacta ele, clica com o botão direito e manda extrair, deve aparecer uma pasta com o mesmo nome.

O ideal é ler o arquivo INSTAL que deve vir nele, ali tem as instruções de como instalar. Mas no geral é assim:

Abra um terminal e entra na pasta que você extraiu, com o comando cd. Por exemplo se a localização da pasta for: /home/usuario/download/xampp 1.7.2, então você digita: cd /home/usuario/download/xampp 1.7.2 e dá enter.

Agora que tá no diretorio do programa você digita no terminal: ./configure e dá enter

Com isso ele vai verificar se seu pc tem todos os requisitos necessários pra compilar o programa.

Se no final do processo ele não mostrar nenhum erro, ai você digita: make e dá enter

Agora ele vai compilar o arquivo fonte e gerar o binario.

Depois de finalizado a compilação você digita: sudo make install dá enter, digita sua senha e enter.

Agora ele vai instalar o programa no seu pc.

Pronto agora é só procurar lá em aplicativos que ele deve tá lá.

Se ocorrer algum erro calma que não é o fim do mundo, posta aqui que agente tenta resolver. Abraço.

Baixei este arquivo e ele foi salvo no Gerenciado de pacote (Aplicativo padrão), como faço para acessar este arquivo via

terminal para instalar conforme você orientou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Ah esse tar.gz é mais trabalhoso mas não tem bicho de 7 cabeças não. Ai vai ter que compilar os fontes.

Primeiro você descompacta ele, clica com o botão direito e manda extrair, deve aparecer uma pasta com o mesmo nome.

O ideal é ler o arquivo INSTAL que deve vir nele, ali tem as instruções de como instalar. Mas no geral é assim:

Abra um terminal e entra na pasta que você extraiu, com o comando cd. Por exemplo se a localização da pasta for: /home/usuario/download/xampp 1.7.2, então você digita: cd /home/usuario/download/xampp 1.7.2 e dá enter.

Agora que tá no diretorio do programa você digita no terminal: ./configure e dá enter

Com isso ele vai verificar se seu pc tem todos os requisitos necessários pra compilar o programa.

Se no final do processo ele não mostrar nenhum erro, ai você digita: make e dá enter

Agora ele vai compilar o arquivo fonte e gerar o binario.

Depois de finalizado a compilação você digita: sudo make install dá enter, digita sua senha e enter.

Agora ele vai instalar o programa no seu pc.

Pronto agora é só procurar lá em aplicativos que ele deve tá lá.

Se ocorrer algum erro calma que não é o fim do m undo, posta aqui que agente tenta resolver. Abraço.

Baixei este arquivo e ele foi salvo no Gerenciado de pacote (Aplicativo padrão), como faço para acessar este arquivo via

terminal para instalar conforme você orientou?

/

Baixei o xampp em uma pasta que eu criei, chamada download, você me segere copiar para outra pasta? Talvez a pasta opt, se sim, como faço para colar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não, você não tá entendendo o que eu to te falando. Não é pra copiar e colar em lugar nenhum não.

A primeira coisa que se tem que fazer é extrair o arquivo xampp 1.7.2.tar.gz, clicando com o botão direito nele e escolhendo a opção "Extrair Aqui". Depois disso vai aparecer no mesmo local uma pasta com o nome xampp 1.7.2.

Faz essa parte depois posta se conseguiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Não, você não tá entendendo o que eu to te falando. Não é pra copiar e colar em lugar nenhum não.

A primeira coisa que se tem que fazer é extrair o arquivo xampp 1.7.2.tar.gz, clicando com o botão direito nele e escolhendo a opção "Extrair Aqui". Depois disso vai aparecer no mesmo local uma pasta com o nome xampp 1.7.2.

Faz essa parte depois posta se conseguiu.

Ronaldo,

entendi sim, é que perguntei sem antes explicar. Fiz o que você pediu e apareceu com o nome lampp, mas eu não queria deixar este arquivo na minha pasta de download,

queria copiar para a pasta OPT que fica dentro da pasta Sistema de arquivo. Tem jeito?

nota: Dei o comando ./configure me retornou que não tinha esse diretorio!

Editado por nsouza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Quanto a copiar pra OPT, cada pasta no sistema de arquivo tem uma finalidade especifica, não é bom ficar copiando coisas assim não, pra manter organizado o sistema de arquivos. Mas caso você queira copiar digita no terminal "sudo nautilus" sem as aspas, digita a senha e quando abrir a janela você faz o que você quer.

Quanto ao ./configure, deve ser então que basta compilar digitando: make

Depois: sudo make install

Como eu disse é bom ler o arquivo install ou readme, que deve informar os procedimentos corretos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...