Ghonchu Postado Junho 24, 2010 Denunciar Share Postado Junho 24, 2010 Bem galera, ando comentendo o erro de não ir a aula. Então vem essas dúvidas bobas xD.Desculpem caso esteja postando na área errada, achei essa a mais apropiada para minha dúvida.Tenho um material aqui que diz assim sobre divisão:*A divisão pode ser feita por subtrações sucessivas.Então se eu pego um número A por outro n, subtraindo A com A, n vezes. Dá a divisão?EX:8 / 3 = 8 - 8 - 8 = -8?OBrigado pela atenção galera.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kuroi Postado Junho 24, 2010 Denunciar Share Postado Junho 24, 2010 na verdade, você tem q ir subtraindo 8 - 3 e não 8 - 8.a base de qualquer divisao é saber qtas vezes o divisor cabe dentro do dividendo.então:8 - 3 = 55 - 3 = 22 é menor q 3, então as subtracoes acabam aqui.chegamos então q 8 dividido por 3 resulta em 2 (o numero de divisoes feitas) com resto 2 (o valor a q chegamos apos a ultima subtracao).agora, não sei se isso é chamado divisao binaria. pra mim divisao binaria é quando você tem dois numeros na base 2 e tem q dividir um pelo otro.nesse caso, a divisao é feita do mesmo modo como fazemos em base 10 ou em qualquer outra base. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Ghonchu Postado Junho 25, 2010 Autor Denunciar Share Postado Junho 25, 2010 Minha dúvida e mais ou menos sobre:01001 / 01001Mais ou menos. Já sei as regras para fazer a multiplicação, caso seja assim:01001*01001 = 010011*0 = 01*1 = 10*1 =00*0 = 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kuroi Postado Junho 25, 2010 Denunciar Share Postado Junho 25, 2010 esse exemplo q você passou, so de olhar já da pra saber, ne. 1001 / 1001 = 1.agora, a multiplicacao q você passou ta errada, não sei se você postou qualquer numero de proposito, mas o certo seria 1001 * 1001 = 1010001 (ou 9 * 9 = 81).agora, a divisao você faz exatamente como você faz na base decimal. ou em qualquer otra base tb.como você faria pra dividir 137 por 4 por exemplo?? você vai pegando pedacos do dividendo e dividindo varias vezes.no exemplo, a primera divisao q você faz seria 13 / 4. o resultado é 3 com resto 1, então você sabe q o primero digito do resultado final sera 3. o 1 q sobrou de resto, você junto com o proximo pedaco do dividendo. então você fica com 17 pra dividir com 4. o resultado é 4 com resto 1. então você adiciona o digito 4 no resultado final, chegando a 34. o resto 1 é menor q o divisor, então a divisao inteira acaba aqui. então o resultado é 34 com resto 1.vo pegar de exemplo o 8 / 3 (ou 1000 / 11) q você pasou no post de cima.primero, você poe na chave:ai depois você agrupa os digitos do dividendo da esquerda pra direita, ate chegar num valor maior q o divisor:no caso, chegamos em 100 q é maior q 11. então a primera operacao q faremos sera 100 / 11.pra isso, você faz aquilo q eu disse no post anterior. qtas vezes 11 (3) cabe em 100 (4)?? uma vez só, certo??então, você vai la e adiciona o digito 1 no resultado:isso é o bom dos numeros binarios, vai dar sempre 1 ou 0.depois disso, temos q achar o resto dessa primera divisao. isso é simples, você tem q multiplicar o resultado da primeria divisao pelo divisor e subtrair do pedaco do dividendo q você usou na divisao:bom, na verdade, como eu disse a divisao binaria é bem facil, pois sera sempre 0 ou 1, so de olhar você já sabe. mas essa dica da subtracao é importante quando você for fazer divisoes em hexa ou em otras bases, não esqueca.então, como o resto deu 1, escrevemos o 1 la:e baxamos o proximo digito:agora, qtos 11 (3) cabem num 10 (2)?? nenhum, certo??então você adiciona um 0 la:e calculamos o resto de novo:0 * 11 = 010 - 0 = 1010 é menor q 11. então a divisao intera para por ai.chegamos então q 1000 / 11 = 10 com resto 10.ou 8 / 3 = 2 com resto 2.bom, pelo menos é essa a forma q conheco pra fazer divisao de numeros binarios. a explicacao deve ter ficado ruim, mas veja se isso te ajuda a resolver os exercicios ai. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Ghonchu Postado Julho 19, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 19, 2010 Ajuda sim! ^^ Desculpa pela demora do feed. Basicamente é saber se a divisão é par ou ímpar.Irei imprimir até xDD Só falto mesmo, como tu efetuou a conversão de 1001 para 9?1001 * 1001 = 1010001 (ou 9 * 9 = 81)Isso foi qualquer número que tu botou, ou foi a transformação do 1001 em 9?Brigado mesmo pela ajuda, o forum ta me salvando >_> vo começar a parar de faltar aula ;X Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 19, 2010 Denunciar Share Postado Julho 19, 2010 Veja se isso ajuda: conversão entre sistemas numéricos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Ghonchu Postado Julho 19, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 19, 2010 Deve ser dificil deduzir o numero apenas com os binários X_X Fantástico, obrigado mesmo galera pela ajuda ^^ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 19, 2010 Denunciar Share Postado Julho 19, 2010 Deve ser dificil deduzir o numero apenas com os binários X_XComo assim? Não entendi muito bem.Qualquer coisa é só postar.Obs.:O tópico foi marcado como Resolvido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Ghonchu Postado Agosto 5, 2010 Autor Denunciar Share Postado Agosto 5, 2010 Escrever do 000101010011 = x númeroVi um video super bom ^^, vo ver se posto um tutorial de binários... Para que a galera não tenha a mesma dúvida que eu T_T Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Ghonchu
Bem galera, ando comentendo o erro de não ir a aula. Então vem essas dúvidas bobas xD.
Desculpem caso esteja postando na área errada, achei essa a mais apropiada para minha dúvida.
Tenho um material aqui que diz assim sobre divisão:
*A divisão pode ser feita por subtrações sucessivas.
Então se eu pego um número A por outro n, subtraindo A com A, n vezes. Dá a divisão?
EX:
8 / 3 = 8 - 8 - 8 = -8?
OBrigado pela atenção galera.
Abraços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
8 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.