JoãoNascimento Postado Julho 3, 2010 Denunciar Share Postado Julho 3, 2010 Olá pessoal, estou com um problemas, já programo em C a algum tempo, sempre programei no Windows.Hoje decidi formatar o pc e meter Ubuntu, como faço para programar em C?Instalei o MonoDevelop mas não consigo compilar ficheiros em C.... alguém me da umas dicas??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 3, 2010 Denunciar Share Postado Julho 3, 2010 Aqui eu utilizo o Code::Blocks para programar em C/C++, recomendo.Acabei de instalar o MonoDevelop aqui e não consegui entender muito bem como compilar um arquivo C++. Na verdade o MonoDevelop até gera o executável e mostra a saída numa caixa de texto Saída da aplicação, mas ele ignora completamente as funções de entrada de dados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 JoãoNascimento Postado Julho 3, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 3, 2010 Aqui eu utilizo o Code::Blocks para programar em C/C++, recomendo.Acabei de instalar o MonoDevelop aqui e não consegui entender muito bem como compilar um arquivo C++. Na verdade o MonoDevelop até gera o executável e mostra a saída numa caixa de texto Saída da aplicação, mas ele ignora completamente as funções de entrada de dados.A pouco instalei o Code Blocks e ignorava o scanf...A maneira de programar é a mesma se programasse em Windows??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 3, 2010 Denunciar Share Postado Julho 3, 2010 O Code::Blocks funciona perfeitamente aqui. Basta digitar o código e dar F9 (Build and run). Pode postar como está seu código? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 JoãoNascimento Postado Julho 3, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 3, 2010 #include<stdio.h> int main() { int num; printf("ola"\n); scanf("%d",&num); printf("numero:%d",num); system("pause"); return 0; }Esse é o codigo onde vejo o output??Aparece o seguinte:Compiling: /home/joao/Área de Trabalho/ola.c/bin/sh: g++: not foundProcess terminated with status 127 (0 minutes, 0 seconds)0 errors, 0 warnings Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 3, 2010 Denunciar Share Postado Julho 3, 2010 O seu código tinha alguns erros.Primeiro erro:printf("ola"\n); O "\n" está fora das aspas, troque por:printf("ola\n"); Segundo erro:system("pause");No Code::Blocks não é necessário usar system("pause") para pausar o programa no final da execução (se desejar até pode, mas terá que incluir a biblioteca stdlib.h)Para ver os erros, vá em View --> Logs (ou use o atalho F2) e selecione a aba Build Messages. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 JoãoNascimento Postado Julho 3, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 3, 2010 Aparece a mesma mensagem.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 4, 2010 Denunciar Share Postado Julho 4, 2010 Não tinha visto essa mensagem antes... Vá em Settings --> Compiler and Debugger --> Global compiler settings e selecione GNU GCC Compiler. Se ainda assim não funcionar, tente clicar em Reset defaults no mesmo menu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 RonaldoRG Postado Julho 4, 2010 Denunciar Share Postado Julho 4, 2010 /bin/sh: g++: not foundÉ porque tá faltando o G++. O ubuntu vem com o GCC, mas pra compilar códigos em C++ tem que instalar o G++. Vá no sinaptic e procurar pelo G++ e manda instalar que ele vai baixar na net e instalar automaticamente e pronto. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Durub Postado Julho 4, 2010 Denunciar Share Postado Julho 4, 2010 Abra um terminal:sudo apt-get install gcc g++ gdbAcho que isso é o que você precisa pra programar usando o CodeBlocks (compilação + debugging), mas não sei como funciona o debugging nele. No momento estou usando só o gedit, mesmo. (na verdade o "gmate")Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
JoãoNascimento
Olá pessoal, estou com um problemas, já programo em C a algum tempo, sempre programei no Windows.
Hoje decidi formatar o pc e meter Ubuntu, como faço para programar em C?
Instalei o MonoDevelop mas não consigo compilar ficheiros em C.... alguém me da umas dicas???
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
9 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.