Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

botoes voltar e avancar do navegador


kuroi

Pergunta

eu queria saber como trabalhar com os botoes voltar e avancar do navegador sem sair da pagina atual (sem refresh).

acho q isso é possivel, já q o gmail trabalha assim.

explicarei melhor:

minha ideia era fazer uma galeria de imagens. em cima estaria a imagem principal sendo visualizada e embaxo os thumbnails (miniaturas). e tb haveriam os botoes de navegacao (proxima e anterior).

o q eu quero:

quando ele clicar nas miniaturas ou nos botoes de navegacao, a imagem desejada tem q ser carregada por javascript, sem q haja refresh.

mas essa parte é facil.

o problema:

imagine q o cara esteja na pagina inicial do meu site. então ele clica no link q leva a galeria de imagens. a galeria é aberta mostrando a imagem numero 1. então ele clica no botao proximo e é carregada a imagem numero 2.

imagine então q neste momento, ele clique no botao voltar do navegador. isso levara ele de volta a pagina inicial do meu site. mas não quero q isso aconteca. quero q ele volte pra imagem numero 1. depois disso, se ele clicar de novo no botao voltar, ai sim voltaria pra pagina inicial.

eu fiz uns testes aqui, tentando implementar alguma coisa com html anchor q me parece q é como o gmail faz. assim, se ele clicasse na imagem 2, ele redicionaria pra www.endereco.com/imagens.php#pagina2

se ele clicasse na imagem 3, ia pra #pagina3 e etc.

isso ta dando certo. cada vez q ele clica em voltar no navegador, ele volta, por exemplo do #pagina3 pro #pagina2 em vez de ir pra pagina princiapl. so q o problema é, ele volta do #pagina3 pro #pagina2, mas a imagem mostrada continua sendo a 3. não volta para a 2.

existe um meio de detectar isso pra q eu mesmo possa recarregar a imagem 2??

eu tava ate pensando umas gambiarras pra tentar contornar isso, mas queria saber se alguém já fez algo assim e se tem uma forma melhor.

alem do q essa forma q eu fiz foi a primera ideia q veio na minha cabeca com meu conhecimento limitado, queria saber se o caminho é esse ou se tem uma forma melhor, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...