Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Visual Basic 6.0 com Tabela em Banco de Dados SQL Compact


Danleonhart

Pergunta

Pessoal...

Como faaço para criar um banco em SQL Server 2008 para ser acessado via Aplicação VB-6 (ADO) ?

Baixei um arquivo denominado "SQLServer2008SP2-KB2285068-x86-ENU" crendo ser o SQL Server 2008

61974930.png

Porém não encontrei nenhum atalho para abrir uma interface de criação de BD:

progm.png

Minha intenção é criar Tabelas parecidas com as do Access...

Ajuda aê pessoal :rolleyes:

Editado por Danleonhart
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0

Agradeço a atenção Kuroi !

Claro ! futuramente quero entender o SQL Serve CE, e o 2008 também !

Aqui com o Visual FoxPro 9.0 "Portable", conseguí o que queria...criei uma TABELA e estabelecí a conexão...

precisei baixar apenas uma ".dll" (OLEDB).

Amanhã vou tentar colocar senha... ^_^

Mais uma vez obrigado pela paciência e atenção ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal...

Reativando o tópico :)

insistindo com o SQL Server CE 3.5 (pois se existe é porque funciona)

Quando tento conectar com o BD surge este erro:

75480742.png

E aponta para esta linha do script:

43733201.png

esta linha faz parte do modulo que uso para configurar a conexão:

Public con As ADODB.Connection
Public rs As Recordset

Public Function abb()
Set con = New ADODB.Connection
con.Open "Provider=Microsoft.SQLSERVER.CE.OLEDB.3.5;DataSource=E:\banco.sdf"
End Function

Public Function fcb()
con.Close
End Function

alguém sabe onde está o possível erro ???

tentei ativar "Referencias" que estivessem ligado ao SQLCE mas não encontrei nada...a não ser uma ".dll" que até registrei mas não fez efeito algum (sqlceoledb35.dll).

Tou perdidaço, e por questão de honra (e necessidade) quero saber como linkar meu aplicativo com o SQLCE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

não deve precisar incluir nenhuma referencia. o ado deve conseguir acessar o provider oledb sozinho.

e caso exista algum componente pra facilitar a conexao, possivelmente deve ser compativel com o .net mas não com o vb6.

você não conseguiu checar os providers como falei no post acima?? um outro modo de confirmar se esse provider q você usa existe, seria pesquisar o nome dele Microsoft.SQLSERVER.CE.OLEDB.3.5 dentro do regedit e checar se aparece dentro de HKEY_CLASSES_ROOT. apesar de q acho q a gente vai acabar no mesmo lugar... essa dll q você falou deve ser referente ao provider, então significa q provavelmente ele esta instalado e deve ser esse mesmo Microsoft.SQLSERVER.CE.OLEDB.3.5, mas pelo menos poderiamos confirmar do modo como passei naquele post.

encontrei tb um link q deve instalar esse provider. de uma olhada: http://www.microsoft.com/downloads/en/deta...;displaylang=en

tente instalar, e se continuar dando erro, descartamos a possibilidade de problema com o provider.

e nesse caso vai ficar dificil. apesar de você ter dito

se existe é porque funciona

não esquece q você ta tentando usar a versao mais recente do software de 2008 em um outro de 1998 já ultrapassado.

os fabricantes não dao mais atencao ao visual basic. pelas pesquisas q fiz por ai, tb encontrei mta gente com dificuldade de faze-lo o sql ce funcionar no vb6, e nenhuma formula garantida pra fazer funcionar.

mas tente esse link q passei.

Editado por kuroi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
você não conseguiu checar os providers como falei no post acima?? um outro modo de confirmar se esse provider q você usa existe, seria pesquisar o nome dele Microsoft.SQLSERVER.CE.OLEDB.3.5 dentro do regedit e checar se aparece dentro de HKEY_CLASSES_ROOT.
- Sim, fiz isso...no registro aponta para o Microsoft.SQLSERVER.CE.OLEDB.3.5.

encontrei tb um link q deve instalar esse provider. de uma olhada: http://www.microsoft.com/downloads/en/deta...;displaylang=en

tente instalar, e se continuar dando erro, descartamos a possibilidade de problema com o provider.

- Tenho a versão atualizada do SP-1 de todo o Visual Studio 2008 ( ISO de 3.3 GB), contido nele, vem este instalador...tanto que baixei e quando fui executar, de cara apareceu as opções de "Reparar" ou "Desinstalar".

não esquece q você ta tentando usar a versao mais recente do software de 2008 em um outro de 1998 já ultrapassado.

os fabricantes não dao mais atencao ao visual basic. pelas pesquisas q fiz por ai, tb encontrei mta gente com dificuldade de faze-lo o sql ce funcionar no vb6, e nenhuma formula garantida pra fazer funcionar.

- Mais uma demonstração de grande irresponsabilidade da Microsoft...se VB-6 é obsoleto, e o SQL não funciona em conjunto...era pra no mínimo eles colocarem na tosca da Home Page deles uma observação <_< ...apesar de ultrapassado, o VB-6 ainda desenvolve muitos aplicativos por aí...e em alguns casos não é tão complexo quanto o VB.NET (opinião pessoal).

Bem, mas uma dúvida foi esclarecida, que o script do Modulo que uso para conexão tá correta...tentei via "interface" usando o Data Environment, mas também apresentou um erro... que está em outro post, lá no Banco de Dados:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=156730

Editado por Danleonhart
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal...Conseguí !!! :lol:

Finalmente fiz conexão entre meu aplicativo e o BD do SQL Server Compact Edition (SQL.CE.3.5)

Foi luta descobrir onde estava errando...mas não vou entrar em detalhes...

Usei a conexão citada no site indicado pelo Kuroi

http://www.connectionstrings.com/sql-server-2005-ce#p10

porém estava apresentando um erro:

-----------------------------------

Run-time error -2147217843 (80040e4d)

Authentication failed. [,,,,]

-----------------------------------

Então, resolví testar as ".dlls" dispostas na opção "References" ( e tem um bocadinho <_<)... dei sorte, e na segunda conseguí uma conexão, sem inserir os dados (meu script estava com erros), corrigí e BINGO !

Uma conexão perfeita com um BD seguro !

As referencias que ativei foram:

-Microsoft ActiveX Data Object 2.8 Library - Para conexão ADO;

-Microsoft SQL Server Compact Control - Para fazer funcionar a string de conexão.

Ficou assim meu Modulo que utilizo para conexão:

Public con As ADODB.Connection
Public Rs As Recordset

Public Function abb()
Set con = New ADODB.Connection
con.Open "Provider=Microsoft.SQLSERVER.CE.OLEDB.3.5;Data Source=C:\Banco.sdf;"
End Function

Public Function fcb()
con.Close
End Function

=> Onde: "C:\Banco.sdf" é o local onde o arquivo ".SDF" está armazenado.

Só para mais informação:

Tenho instalado em meu PC :

SQL Server 2008 R2 + SP1

Microsoft Visual Studio Professional SP1

SQL Server Management Studio

Caso alguém esteja tentando sem sucesso...mas acho que, com o SQL Server 2005 + SQL Server Management Studio funciona também...pois acabei atualizando do 2005 para o 2008 R2 sem querer... :P

Obrigado a todos que opinaram, e fica as informações para quem deseja tentar o SQLCE ao invés do tradicional Access ! ^_^

Editado por Danleonhart
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...