Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Consulta Em Delphi - Bd Access

Guest - Júlio.Motta -

Pergunta

Guest - Júlio.Motta -

ph34r.gif

Pessoal,

Tenho visto alguns sistemas que se utilizam de uma opção de consulta muito interessante. Quero tentar implementá-la em meu sistema.

Já vasculhei em alguns livros, porém sem encontrar nada neste sentido.

É lógico que é muito difícil encontrar em livros uma explicação prática e específica para cada caso.

O meu, por exemplo, é o seguinte:

Tento criar uma opção de pesquisa que me forneça uma caixa de diálogo (janela) com dois campos a serem preenchidos, onde o usuário digita em um campo o código do usuário ou, em outro campo, as primeiras letras do nome do usuário, para assim mais agilmente encontrá-lo.

Observo que meu banco de dados é todo estruturado no MS Access.

Alguém poderia me ajudar, ou mesmo me indicar um material de estudo para desenvolver essa opção?

Desde já agradeço.

Júlio Motta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Olha, eu sou iniciante em Delphi, mas você pode tentar

Tabela.FieldByName('Nome');
             Tabela.FindNearest([EditNome.Text]);

Eu não tenho certeza de como vai funcionar mas vou pesquisar mais, qualquer erro entre em contato.

Link para o comentário

• 0

Eu uso o código abaixo pra fazer consulta em BD Paradox, e, apesar do meu ingênuo conhecimento sobre banco de dados, creio que funcione em Access tb, afinal o código é estruturado em SQL.

Query1.Close;

Query1.Sql.Text := 'Select * from Tabela ' +

'Where (Cod_Usu =:Cod_UsuBusca) and Upper(Nome) Like :NomeBusca';

Query1.Params[0].AsInteger := StrToInt(Edit1.Text);

Query1.Params[1].AsString := UpperCase(Edit1.Text + '%');

Query1.open;

Lembre-se de umas coisas:

- se o campo código for autoincremento, numérico; enfim, do tipo inteiro deixe como está, agora, se for almanumérico: Query1.Params[0].AsString := UpperCase(Edit1.Text);

- (Edit1.Text + '%'), com esse código, a busca é feita e retorna os campos que começam com o que foi digitado do Edit. Caso queira fazer busca aproximada em qualquer parte do nome que contenha o que foi digitado use ('%' + Edit1.Text + '%'). E se quizer que seja pesquisado a partir do final do campo use ('%' + Edit1.Text)

- Cod_Usu e Nome, são os nomes dos campos Código do usuário e nome do usuário.

Bem, qualquer coisa é só postar aí, falou.

Link para o comentário

• 0

Exatamente, o Arlon mandou bem no SQL tongue.gif

Só que eu acho o ideal, mudar isso:

'Where (Cod_Usu =:Cod_UsuBusca) OR Upper(Nome) Like :NomeBusca';

então, voce busca pelo Codigo OU nome wink.gif

AH! se voce quiser aprender um pouko mais de SQL (bem importante pra quem quer fazer pesquisas poderosas em bancos de dados), da uma olhada na nossa sessao de links, la tem 3 sites muito bons de SQL tongue.gif

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...