Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[AJUDA] Programação C++


Fer_Juriolli

Pergunta

Olá pessoal.

Primeiramente, passei em sistemas de informação na federal.

Meu irmão faz o mesmo curso, só que está mais a frente. Vou entrar agora no começo de 2011.

Bom, vamos lá:

Meu irmão me disse que no curso, se usa muito C/C++

Faz um tempo em que me dedico à essa linguagem de programação. Vendo tutoriais, apostilas etc. Já aprendi muita coisa.

Queria saber se a programação de C/C++ é uma programação que está "atualizada".. Tipo uma programação em que eu não perca tempo em me aprofundar nela, para que depois não servir ao meu propósito e/ou ficar "desatualizada".

Bom, adoro desafios. Sempre fui bom em informática. E para meu futuro, queria me dedicar à "arte" de ser um engenheiro de software. Seria C/C++ uma programação que eu iria usar? Por exemplo, fazer um programa para administrar o fluxo de caixa de uma empresa. Ou então um programa de firewall, na área de segurança da internet. Eu iria usar C/C++ ou qual ou quais outros tipos de programação?

Desculpe se eu escrevi um tanto que confuso, mais é isso aí mesmo.

Valeu pessoal.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

C e C++ jamais deixarão de ser usados.

Quase tudo que se tem hoje é graças a ele. Quase tudo o SO Linux está em C, diversos programas e bibliotecas são feitos em C, mesmo que carregados por outras linguagens, como PHP ou Python

Se você vai usar muito ou pouco, depende da área de atuação. Se for mexer com WEB, usará bem pouco. Se for fazer programas que precisam ser muito eficientes, provavelmente usará C. Se for mexer com sistema embarcado, então, C na cabeça!

Mesmo que ela não lhe seja útil na prática no mercado, sabendo C/C++ você aprende qualquer outra linguagem com facilidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
C e C++ jamais deixarão de ser usados.

Quase tudo que se tem hoje é graças a ele. Quase tudo o SO Linux está em C, diversos programas e bibliotecas são feitos em C, mesmo que carregados por outras linguagens, como PHP ou Python

Se você vai usar muito ou pouco, depende da área de atuação. Se for mexer com WEB, usará bem pouco. Se for fazer programas que precisam ser muito eficientes, provavelmente usará C. Se for mexer com sistema embarcado, então, C na cabeça!

Mesmo que ela não lhe seja útil na prática no mercado, sabendo C/C++ você aprende qualquer outra linguagem com facilidade

Opa valeu, botei mais fé no C então rsrs.

Adoro essa linguagem, pra mim é muito legal e desafiador de se programar com ela.

Tipo, eu sei que se eu for na área da web (web design) não vou usar muito C.

No caso, por exemplo, eu quiser criar um programa de firewall? Ou um programa que gerencie outras máquinas em rede.. Eu usaria C (tanto para carregar outras linguagens ou C em si) ou usaria outra?

PS: Pode me falar o básico disso, pois estou falando do básico do básico mesmo, só pra eu ter uma nossão rsrs.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

não entendo muito de programas de firewall, mas considerando que eles mexem com portas, basicamente,, creio que usem sockets. E sockets em C são muito bons, tanto é que, sabendo os sockets em C, sabe-se em qualquer linguagem, pois todas seguem o mesmo padrão (pelo menos os chamados socktets de baixo nível), com funções socket(), listen(), bind() etc

Essas funções são sockets UNIX, são system class do SO Unix.

Em Windoes tamb[ém tem, mas não conheço :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

No Windows é feito pelo Winsock API, que é meio que uma "cópia" do Berkeley Sockets, pra manter compatibilidade (em maioria) com o *NIX.

Se quiser aprender sobre sockets em C, a melhor referência que eu tenho é esta: http://beej.us/guide/bgnet/

Se estiver no Windows, tenha certeza de ter lido isso: http://beej.us/guide/bgnet/output/html/mul...ro.html#windows

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
não entendo muito de programas de firewall, mas considerando que eles mexem com portas, basicamente,, creio que usem sockets. E sockets em C são muito bons, tanto é que, sabendo os sockets em C, sabe-se em qualquer linguagem, pois todas seguem o mesmo padrão (pelo menos os chamados socktets de baixo nível), com funções socket(), listen(), bind() etc

Essas funções são sockets UNIX, são system class do SO Unix.

Em Windoes tamb[ém tem, mas não conheço :P

Pô valeu mesmo cara.

No Windows é feito pelo Winsock API, que é meio que uma "cópia" do Berkeley Sockets, pra manter compatibilidade (em maioria) com o *NIX.

Se quiser aprender sobre sockets em C, a melhor referência que eu tenho é esta: http://beej.us/guide/bgnet/

Se estiver no Windows, tenha certeza de ter lido isso: http://beej.us/guide/bgnet/output/html/mul...ro.html#windows

Abraços.

Caramba era isso que eu tava procurando. Até tinha feito outro tópico em outro fórum em relação à isso.

já baixei umas apostilas a respeito de sockets em C. Achei bem bacana.

Valeu mesmo cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...