Olá. É meu primeiro tópico no fórum. Qualquer deslize meu, por favor, me corrijam. Trata-se de um código que meu professor pediu em C++ para calcular a integral do seno de x de zero a pi sobre 2. O grande problema é que ele mandou fazer isso sem explicar quase nada dos operadores lógicos (meio que de propósito, para que a gente aprendesse por conta própria). Fiz, mas não obtive êxito no valor. Não aparece o resultado que eu quero - algo aproximado de 1, ou seja, 0,9999. Eu usei um laço for infinito, mas não sei se é esse o operador a ser usado. Pensei no while também. Poderiam me ajudar a raciocinar no procedimento que devo usar? Desde já agradeço.
#include "stdafx.h"
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int _tmain(int argc, _TCHAR* argv[])
{
float SOMA = 0; /*Variável que representa a soma dos retângulos*/
float X = 0; /* Variável que representa os intervalos da função*/
float A; /* Variável que representa a área de um retângulo*/
for (;; ) {
A = (X - X*X*X/6 + X*X*X*X*X/120 - X*X*X*X*X*X*X/5040) * 0,0001571;
/* Estabeleci zero no início. Então essa conta dará zero inicialmente. Seria a área do primeiro retângulo, inexistente.*/
SOMA = A + SOMA;
/*Peguei a área e somei com a variável SOMA, também inicialmente em zero. Portanto, esse valor também dará zero.*/
X = X + 0,0001571;
/* Aqui é o mais importante. Eu pego X (inicialmente em zero) e adiciono esse valor, 0,0001571, que arbitrariamente foi imposto por mim.
Ele representa pi/2 - o intervalo da função - dividido por 10000. Se você enxergar a integral por retângulos perceberá que essa linha representa o incremento dado
para que calculemos a próxima área do retângulo, e o valor deve ser igual ao termo que está no calculo da área (0,0001571).*/
if ( X > 1,571 ) /* Esse valor representa pi/2, que é quando ocorre o término do intervalo do qual queremos integrar.*/
break;
}
printf("Valor da integral do seno de X de 0 a pi/2: %f", SOMA , 130);
system ("pause");
return 0;
}
Editado por kuroi Adicionar tag CODE e arruma lay-out do topico
Pergunta
WladimirC
Olá. É meu primeiro tópico no fórum. Qualquer deslize meu, por favor, me corrijam. Trata-se de um código que meu professor pediu em C++ para calcular a integral do seno de x de zero a pi sobre 2. O grande problema é que ele mandou fazer isso sem explicar quase nada dos operadores lógicos (meio que de propósito, para que a gente aprendesse por conta própria). Fiz, mas não obtive êxito no valor. Não aparece o resultado que eu quero - algo aproximado de 1, ou seja, 0,9999. Eu usei um laço for infinito, mas não sei se é esse o operador a ser usado. Pensei no while também. Poderiam me ajudar a raciocinar no procedimento que devo usar? Desde já agradeço.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Editado por kuroiAdicionar tag CODE e arruma lay-out do topico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.