Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda em Selection Formula

Alcaide

Question

Boa tarde amigos,

Sou novo aqui no fórum e também em programação, e gostaria da ajuda de vocês com o Crystal Reports...

Bom, tenho uma noção bem superficial do Programa, consigo me safar bem heheheh, mas no meu caso, surgir uma dúvida que é a seguinte:

Fiz um programa em Vb.Net, e tenho 2 forms, sendo que um vai mostrar os relatórios disponiveis e o outro vai exibir o .RPT (com o componente do VS), o problema é que neste form onde exibe os relatórios eu tenho os filtros por matrículas (para pegar só uma pessoa) ou uma checkbox Geral, onde o relatório irá emitir todo mundo, ignorando a TxtMatricula certo...

No selection formula eu fiz o seguinte:

FrmVerRel.CrExibe.SelectionFormula = " {EDGCLI.CLIANOREF}=" & FrmPrincipal.CmbAref.Text & "AND {EDGCLI.CLIMAT} = " & TxtMat.Text

Isso é só um teste, que fiz através da linha, pois eu vou buscar esses dados no banco de dados para cada relatório...

Bom, o problema é que quando eu mando exibir a matricula 1001 funciona numa boa, mas quando eu clico para exibir geral, da erro, informando que é necessário algum valor no {EDGCLI.CLIMAT} = " .

Existe alguma forma de trabalhar esse selection para quando esse {EDGCLI.CLIMAT} = " estiver vazio, ele ignorar e emitir geral ???

Aguardo respostas, e obrigado :D

5 answers to this question

Recommended Posts

• 0

climat é um campo texto?? se for tem q ta entre aspa:

FrmVerRel.CrExibe.SelectionFormula = "{EDGCLI.CLIANOREF} = " & FrmPrincipal.CmbAref.Text & " AND {EDGCLI.CLIMAT} = '" & TxtMat.Text & "'"
mas fora isso, se não quiser passar valor quando estiver em branco, é so fazer um if:
Dim s As String

s = "{EDGCLI.CLIANOREF} = " & FrmPrincipal.CmbAref.Text
If TxtMat.Text <> "" Then
    s = s & " AND {EDGCLI.CLIMAT} = '" & TxtMat.Text & "'"
End If

FrmVerRel.CrExibe.SelectionFormula = s[/code]

• 0

Complementando a pergunta:

Por exemplo, eu tenho 10 relatorios que utilizam este campos saca ????

So que nestes relatorios nem todos utilizam a tabela EDGCLI ... então por isso penso em fazer alguma maneira direto no Selection Formula, para se não tiver valor, ignora a clausula...

Entende???

Quando eu pego o retorno do Banco (onde esta armazenado o selection), eu vou tratar esse problema.

• 0

você pode fazer o If dentro do selection formula.

pode ser IIf tb, q deixa o codigo menor, tente assim:

FrmVerRel.CrExibe.SelectionFormula = "{EDGCLI.CLIANOREF} = " & FrmPrincipal.CmbAref.Text & " And IIf('" & TxtMat.Text & "' = '', True, {EDGCLI.CLIMAT} = '" & TxtMat.Text & "')"

uma explicacao sobre a funcao IIf(): http://office.microsoft.com/pt-br/access-h...A001228853.aspx

• 0
você pode fazer o If dentro do selection formula.

pode ser IIf tb, q deixa o codigo menor, tente assim:

FrmVerRel.CrExibe.SelectionFormula = "{EDGCLI.CLIANOREF} = " & FrmPrincipal.CmbAref.Text & " And IIf('" & TxtMat.Text & "' = '', True, {EDGCLI.CLIMAT} = '" & TxtMat.Text & "')"

uma explicacao sobre a funcao IIf(): http://office.microsoft.com/pt-br/access-h...A001228853.aspx

O Kuroi,

Cara muito obrigado por sua ajuda...

Mas pensei bem, e vi que não é necessário fazer isso, nos meus relatórios posso fazer relacionamento e utilizar um IF na própria programação do VB, como voce você explicou primeiramente!

Mutio obrigado novamente,

Grande abraço!