lcmacedo Postado Junho 29, 2011 Denunciar Share Postado Junho 29, 2011 Já fiz as configurações de todas as formas no firebird.em properties do zconnection coloqueiconexao.Properties.Add('Codepage=WIN1252');Criei os campos com CHARACTER SET WIN1252 COLLATE WIN_PTBRQuando faz a gravação da palavra CAFÉ fica no banco assim:CAFÉQuando faço a pesquisa pela aplicação ele apresenta no dbedit correto = CAFÉ.Quando verifico na tabela está:CAFÉMas consigo inserir a palavra CAFÉ na tabela perfeitamente.Quando faço a pesquisa apresenta apenas CAFestou usando o seguinte comando de inserção :INSERT INTO TB_EMPRESAS (SEQEMPRESA, RAZAOSOCIAL, FANTASIA, CNPJ, INSC, ENDERECO,BAIRRO, CIDADE, UF, CEP, FONE1, FONE2, RESPONSAVEL)VALUES( :SEQEMPRESA, :RAZAOSOCIAL, :FANTASIA, :CNPJ, :INSC, :ENDERECO,:BAIRRO, :CIDADE, :UF, :CEP, :FONE1, :FONE2, :RESPONSAVEL)Utilizo um TZQuery para este procedimento.Não sei mais o que fazer.Agradeço a ajuda de todos desde já. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Junho 29, 2011 Denunciar Share Postado Junho 29, 2011 vejahttp://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...mp;#entry619935abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 lcmacedo Postado Junho 30, 2011 Autor Denunciar Share Postado Junho 30, 2011 vejahttp://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...mp;#entry619935abraçoBom dia Jhonas.Meu problema é que estou usando o componente ZEOS 6.6.6 e quando faço a gravação utilizando ele é gravado na tabela CAFÉ ao invés de CAFÉ.Quando digito direto na tabela e gravo fica OK.Não sei mais o que fazer.O link que me passou no qual eu visualizei seria para selecionar os registros acentuados ou não. Meu problema é que ele não está gravando correto na base.Agradeço muito se puder me ajudar.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Junho 30, 2011 Denunciar Share Postado Junho 30, 2011 pesquise nos posts sobre CHARACTER SET E COLLATEhttp://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...ighlite=COLLATEabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 lcmacedo Postado Julho 4, 2011 Autor Denunciar Share Postado Julho 4, 2011 Bom dia a todos. Depois de muito pesquisar consegui fazer gravar os acentos na base firebird.segue o exemplo:CREATE TABLE TB_EMPRESAS ( SEQEMPRESA INTEGER NOT NULL, RAZAOSOCIAL VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, FANTASIA VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, CNPJ VARCHAR(20) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, INSC VARCHAR(20) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, ENDERECO VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, BAIRRO VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, CIDADE VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, UF CHAR(2) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, CEP VARCHAR(10) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, FONE1 VARCHAR(20) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, FONE2 VARCHAR(20) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, RESPONSAVEL VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI);Resolvi o problema utilizando CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI. Verifiquei que o Lazarus trabalha em UNICODE.Desta forma os caracteres especiais e acentos foram gravados.Espero que ajude.Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jaumDoDelphi Postado Julho 4, 2011 Denunciar Share Postado Julho 4, 2011 Ola esse Posta veio na hora certa!Li os exmplos postados pelo jhonas e p/ falar a verdade n esta entendendo nada! -_- Mas na sexta mesmo! li novamente e descobri que o segredo é no BANCO de dados e não no programa kkkk!desta forma no meu banco salvava normal "São Paulo, Santo André" e por ai vai!mas quando fazia a consulta via SQLDM.SQLDataSet1.CommandText := 'select * from CLIENT where upper('CIDADE') like'+QuotedSTR('%'+(AnsiUpperCase(xfieldV))+'%');em cidades como acentos ele n encontrava!foi ai que editei o banco de dados para CIDADE | VARCHAR | 30 | CharSet[Win1252] | Collate[Win1252]agora esta tudo OK!UTF8 esse padrão se não me engano é um Unicode internacional tem suporte ate para char Aisaticos!porque quando recebo email do JP ou China sempre vem em UTF8. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
lcmacedo
Já fiz as configurações de todas as formas no firebird.
em properties do zconnection coloquei
conexao.Properties.Add('Codepage=WIN1252');
Criei os campos com CHARACTER SET WIN1252 COLLATE WIN_PTBR
Quando faz a gravação da palavra CAFÉ fica no banco assim:CAFÉ
Quando faço a pesquisa pela aplicação ele apresenta no dbedit correto = CAFÉ.
Quando verifico na tabela está:CAFÉ
Mas consigo inserir a palavra CAFÉ na tabela perfeitamente.
Quando faço a pesquisa apresenta apenas CAF
estou usando o seguinte comando de inserção :
INSERT INTO TB_EMPRESAS (
SEQEMPRESA, RAZAOSOCIAL, FANTASIA, CNPJ, INSC, ENDERECO,
BAIRRO, CIDADE, UF, CEP, FONE1, FONE2, RESPONSAVEL)
VALUES( :SEQEMPRESA, :RAZAOSOCIAL, :FANTASIA, :CNPJ, :INSC, :ENDERECO,
:BAIRRO, :CIDADE, :UF, :CEP, :FONE1, :FONE2, :RESPONSAVEL)
Utilizo um TZQuery para este procedimento.
Não sei mais o que fazer.
Agradeço a ajuda de todos desde já.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.