lcmacedo Posted June 29, 2011 Report Share Posted June 29, 2011 Já fiz as configurações de todas as formas no firebird.em properties do zconnection coloqueiconexao.Properties.Add('Codepage=WIN1252');Criei os campos com CHARACTER SET WIN1252 COLLATE WIN_PTBRQuando faz a gravação da palavra CAFÉ fica no banco assim:CAFÉQuando faço a pesquisa pela aplicação ele apresenta no dbedit correto = CAFÉ.Quando verifico na tabela está:CAFÉMas consigo inserir a palavra CAFÉ na tabela perfeitamente.Quando faço a pesquisa apresenta apenas CAFestou usando o seguinte comando de inserção :INSERT INTO TB_EMPRESAS (SEQEMPRESA, RAZAOSOCIAL, FANTASIA, CNPJ, INSC, ENDERECO,BAIRRO, CIDADE, UF, CEP, FONE1, FONE2, RESPONSAVEL)VALUES( :SEQEMPRESA, :RAZAOSOCIAL, :FANTASIA, :CNPJ, :INSC, :ENDERECO,:BAIRRO, :CIDADE, :UF, :CEP, :FONE1, :FONE2, :RESPONSAVEL)Utilizo um TZQuery para este procedimento.Não sei mais o que fazer.Agradeço a ajuda de todos desde já. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Jhonas Posted June 29, 2011 Report Share Posted June 29, 2011 vejahttp://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...mp;#entry619935abraço Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 lcmacedo Posted June 30, 2011 Author Report Share Posted June 30, 2011 vejahttp://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...mp;#entry619935abraçoBom dia Jhonas.Meu problema é que estou usando o componente ZEOS 6.6.6 e quando faço a gravação utilizando ele é gravado na tabela CAFÉ ao invés de CAFÉ.Quando digito direto na tabela e gravo fica OK.Não sei mais o que fazer.O link que me passou no qual eu visualizei seria para selecionar os registros acentuados ou não. Meu problema é que ele não está gravando correto na base.Agradeço muito se puder me ajudar.Abraços Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Jhonas Posted June 30, 2011 Report Share Posted June 30, 2011 pesquise nos posts sobre CHARACTER SET E COLLATEhttp://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...ighlite=COLLATEabraço Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 lcmacedo Posted July 4, 2011 Author Report Share Posted July 4, 2011 Bom dia a todos. Depois de muito pesquisar consegui fazer gravar os acentos na base firebird.segue o exemplo:CREATE TABLE TB_EMPRESAS ( SEQEMPRESA INTEGER NOT NULL, RAZAOSOCIAL VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, FANTASIA VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, CNPJ VARCHAR(20) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, INSC VARCHAR(20) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, ENDERECO VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, BAIRRO VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, CIDADE VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, UF CHAR(2) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, CEP VARCHAR(10) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, FONE1 VARCHAR(20) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, FONE2 VARCHAR(20) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI, RESPONSAVEL VARCHAR(100) CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI);Resolvi o problema utilizando CHARACTER SET UTF8 COLLATE UNICODE_CI. Verifiquei que o Lazarus trabalha em UNICODE.Desta forma os caracteres especiais e acentos foram gravados.Espero que ajude.Abraços. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 jaumDoDelphi Posted July 4, 2011 Report Share Posted July 4, 2011 Ola esse Posta veio na hora certa!Li os exmplos postados pelo jhonas e p/ falar a verdade n esta entendendo nada! -_- Mas na sexta mesmo! li novamente e descobri que o segredo é no BANCO de dados e não no programa kkkk!desta forma no meu banco salvava normal "São Paulo, Santo André" e por ai vai!mas quando fazia a consulta via SQLDM.SQLDataSet1.CommandText := 'select * from CLIENT where upper('CIDADE') like'+QuotedSTR('%'+(AnsiUpperCase(xfieldV))+'%');em cidades como acentos ele n encontrava!foi ai que editei o banco de dados para CIDADE | VARCHAR | 30 | CharSet[Win1252] | Collate[Win1252]agora esta tudo OK!UTF8 esse padrão se não me engano é um Unicode internacional tem suporte ate para char Aisaticos!porque quando recebo email do JP ou China sempre vem em UTF8. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Question
lcmacedo
Já fiz as configurações de todas as formas no firebird.
em properties do zconnection coloquei
conexao.Properties.Add('Codepage=WIN1252');
Criei os campos com CHARACTER SET WIN1252 COLLATE WIN_PTBR
Quando faz a gravação da palavra CAFÉ fica no banco assim:CAFÉ
Quando faço a pesquisa pela aplicação ele apresenta no dbedit correto = CAFÉ.
Quando verifico na tabela está:CAFÉ
Mas consigo inserir a palavra CAFÉ na tabela perfeitamente.
Quando faço a pesquisa apresenta apenas CAF
estou usando o seguinte comando de inserção :
INSERT INTO TB_EMPRESAS (
SEQEMPRESA, RAZAOSOCIAL, FANTASIA, CNPJ, INSC, ENDERECO,
BAIRRO, CIDADE, UF, CEP, FONE1, FONE2, RESPONSAVEL)
VALUES( :SEQEMPRESA, :RAZAOSOCIAL, :FANTASIA, :CNPJ, :INSC, :ENDERECO,
:BAIRRO, :CIDADE, :UF, :CEP, :FONE1, :FONE2, :RESPONSAVEL)
Utilizo um TZQuery para este procedimento.
Não sei mais o que fazer.
Agradeço a ajuda de todos desde já.
5 answers to this question
Recommended Posts