Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

strlen()

Pedrohpinho

Question

Então galera,

Estou com uma dúvida tosca, mas tenho que perguntar porque sou iniciante.

Estou tentando utilizar essa função strlen() para verificar o tamanho de uma string, então eu criei uma string (char nome) e fiz: tamanho = strlen(nome);, mas quando dou um printf na variavel tamanho está me retornando 1, não deveria me retornar 0?, pois eu apenas declarei a string e nada mais. O mesmo está me ocorrendo com uma string dentro de um registro, declarei um registro que tem a string nomejogador[10], quando faço tamanho = strlen (DadosJogador.nomejogador);, e quando dou um printf na variavel tamanho me retorna 15, sendo que não coloquei nada nessa string, apenas declarei o registro. O que pode ser? ou estou fazendo algo errado?

Desde já agradeço a todos.

Edited by Pedrohpinho

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Olá,

A questão é o seguinte. A funcao strlen() trabalha com strings terminadas com barra zero.

Provavelmente o compilador que você está usando não pode valores default na sua variavel (o que é o mais comum), então quando você faz um strlen de uma variavel logo depois de declara-la ela pode estar contando lixo de memoria até encontrar o barra zero.

O ideal é colocar conteudo nas variaveis antes de usar funções de tratamento de string com terminador.

Pra criar uma string nula você pode fazer strcpy(nome_variavel, "") ou nome_variavel[0] = 0 ou ainda memset(nome_variavel, 0, sizeof(variavel));

Bons estudos.

Abs

Edited by CPP