Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Instalação de programa feito em VB6 no W7 SP1


MRMB

Pergunta

Pessoal,

Estou com a seguinte situação em relação a MSADO27.tlb

Tinha meu ambiente de desenvolvimento no Windows XP SP3 funcionando tanto a parte de desenvolvimento quanto a geração do instalador para usuários tudo funcionando perfeitamente. Contudo quando atualizei o sistema operacional para Windows 7 SP1 32 bits a parte de desenvolvimento fico fino! Não apresentou nenhum problema.

Todavia ao gerar o instalador e instalar nos usuários com Windows XP e Windows 7 sem SP1 ocorre erro na conexão do banco ao iniciar aplicação. Após alguns dias analisando essa situação de erro cheguei algumas conclusões sobre o erro. E o principal é que msado27.tlb foi atualizada no Windows SP 1 mantendo o mesmo nome e os projetos VB6 compilado com essa nova versão não terá compatibilidade com a versão do Windows XP e Windows 7 sem SP1.

Verifiquei esse link da Microsoft que fala sobre o erro Um aplicativo ADO não é executado em sistemas operacionais de nível inferior após recompilá-lo em um computador que esteja executando o Windows 7 SP 1 ou Windows Server 2008 R2 SP 1 ou que tem o KB983246 instalado

Após leitura do artigo segui os passos da solução para "Para computadores de 32 bits". Contudo após recompilar novamente utilizando a nova TLB do artigo com sucesso ao instalar no cliente com Windows XP ou Windows 7 sem SP1 o erro continua.

Gostaria de saber se alguém teve esse problema e como conseguiu contornar o mesmo.

Desde já agradeço!

Editado por Crispim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Pessoal,

Achei a solução para o problema! Caso alguém precise....

Fiz a copia de um computador com Windows XP SP3 da TLB msado27.tlb que esta em "C:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns\System\ado\" e substitui a msado27.tlb do Windows SP1 que se encontra no diretório "C:\Program Files\Common Files\System\ado".

Alterei as referências para utilizar essa TLB nos projetos. Compilei com sucesso e a instalação no cliente com Windows XP, Windows Vista (32 e 64) e Windows 7 (32 e 64) funcionou também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hum... na epoca desse tópico eu ainda não tinha tentando usar o SP1, mas esses dias tb tive esse problema, ate escrevi um tutorial sobre isso hj mesmo.

mas é o seguinte, o .tlb no site da microsoft deve resolver o erro e compilar o .exe de modo que funcione com uma .tlb MSADO2X.tlb antiga. entretanto, na hora de distribuir o instalador, você deve mandar junto essa .tlb antiga e não a da microsoft.

por isso recomendo sempre compilar os programas no windows xp. é mais garantido q o programa compilado no xp funcione no 7 do q o contrario.

quanto a substituir a msado27.tlb do sp1 por uma antiga, eu tambem tentei, mas o windows não me dava permissao pra excluir a dll q estava na pasta C:\Program Files\Common Files\System\ado e eu não quis forcar então usei o metodo descrito no site da microsoft.

mas isso teria o mesmo efeito de desregistrar a dll msado27.tlb do windows 7 SP1 e registrar a antiga no lugar. passei essa opcao no tutorial q escrevi tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

kuroi,

A substituição do arquivo e tranqüila. Alterar permissão do arquivo é trabalhoso no Windows 7 mas não é difícil.

Até momento venho trabalho com substituição da TLB. Caso encontre algum problema em relação a distribuição do aplicativo ou coisa do gênero coloco aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...