Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Entidades e relacionamentos

JLN10

Pergunta

Olá a todos os utilizadores,

Esta é a primeira vez que participo no forum, no entanto faço-o porque tenho um trabalho da faculdade e estou com algumas dúvidas.

O trabalho consiste na implementação de uma base de dados Access, tendo em conta um enunciado, de onde devemos retirar as entidades e respetivos relacionamentos para a posterior implementar a base de dados e criar as consultas e relatórios pedidos.

Enunciado1:

Enunciado 1 – CompIsep

A empresa CompIsep comercializa computadores e pretende criar uma base de dados para registar os computadores que comercializa, bem como as encomendas efectuadas pelos seus clientes, sobre os quais pretende registar dados como o nome, morada, telefone, etc.

A CompIsep recorre a diversos fornecedores que lhe fornecem os componentes necessários para construir os computadores encomendados. Sobre os componentes sabemos o nome, tipo e que cada componente pode ser fornecido por mais do que um fornecedor, assim o seu preço varia de fornecedor para fornecedor.

Sobre os fornecedores guardamos o nome, morada e telefone.

1. Identifique:

As entidades presentes.

As relações entre as entidades

2. Desenvolva em MS Access:

A base de dados necessária para resolver o problema.

Os formulário(s) necessários para gerir os clientes e respectivas encomendas.

Um relatório que forneça uma lista dos componentes necessários para um determinado computador (o nome do computador é dado pelo utilizador).

Um relatório que apresente quais os fornecedores de um determinado componente (o nome do componente é dado pelo utilizador) e respectivo preço.

Um relatório com a lista das encomendas de quantidades superiores a 10 computadores (atenção que cada encomenda pode conter vários computadores diferentes).

Um relatório idêntico ao anterior, mas que inclua o valor total da encomenda.

Uma consulta que apresenta o preço de venda de cada computador e o seu custo, baseado na soma do preço unitário de cada componente.

Enunciado2

Pretende-se desenvolver uma base de dados para uma empresa de transportes rodoviários. A transportadora tem uma frota de camiões, sobre os quais se guarda a matrícula, marca, autonomia e capacidade de carga (em toneladas) e custo de transporte (custo por quilómetro para transportar uma tonelada de carga).

A empresa faz transportes de mercadorias para clientes que contratam o serviço. Sobre os clientes pretende-se guardar dados como o nome, morada, telefone e número de contribuinte. Cada serviço de transporte contratado pelos clientes tem uma data associada, a carga a transportar (em toneladas), local de partida, local de destino e número de quilómetros. Cada serviço pode necessitar de um ou mais camiões e na altura em que designa um cada camião para um serviço de transporte, atribui-se a quantidade de carga que este irá transportar (no caso de ser apenas um camião, a carga a transportar é a carga total do serviço de transporte). A cada camião é atribuído um condutor, sobre o qual guardamos o nome, telefone, morada e número da carta de condução.

1. Identifique:

a) As entidades presentes.

B) As relações entre as entidades

2. Desenvolva em MS Access:

a) A base de dados necessária para resolver o problema.

B) Os formulário(s) necessários para gerir os condutores, camiões, clientes e respectivos serviços de transportes.

c) Um relatório que forneça uma lista dos camiões com uma capacidade de carga maior que X toneladas (X é dado pelo utilizador).

d) Um relatório que forneça uma lista dos camiões com uma capacidade de carga e autonomia suficientes para satisfazer um determinado serviço de transporte sem efectuar paragens (identificador do serviço de transporte dado pelo utilizador).

e) Um relatório que forneça uma lista dos serviços de transporte para uma determinada data (a data é dada pelo utilizador).

f) Uma consulta que calcule o custo total de cada serviço de transporte (não se esqueça que cada serviço pode ter vários camiões atribuídos).

g) Um relatório que apresente a quilometragem total de cada camião da frota.

[/indentd]

Atualmente as minhas dúvida estão mesmo relacionadas com o exercicio 1 de cada enunciado.

Será que alguém me consegue ajudar com este exercicio?

Obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

olá quem sabe isso pode ajudar

primeiro construa tabelas onde você deve separa por campos o nome rua cidade etc

fassa isso com outras tabelas separando os campos por produtos marcas depois

fassa outra tabela para fornecedores, clientes entre outros de sua preferencia

depois disso tudo

fassa formularios com caracteristicas onde você pode atraves de combox puxar de cada tabela para em fim cadastrar

depois disso se ainda quizer podes fazer as consultas para que estas busquem o que se deseja

pode se tambem relacionar todas as tabelas nas consultas

ai sim você terá o relatorio de acordo com as caractesisticas de peças marcas modelos entre outro

kaker coisa mande e-mail para

afpvmcity@hot

Link para o comentário

• 0

A questão ai é simplesmente um pouco de lógica, as entidades (tabelas) se relacionam entre si por coisas comuns, ou seja se você for montar uma cadeira você terá diversos itens que são utilizados na confecção da mesma. Imagina isso como itens (peças) que são utilizadas para montar cadeiras de diversos tipos, com certeza terá diversos tipos de parafusos por exemplo, para matar isso podemos criar três entidades (tabelas) que vão se relacionar por itens:

Tabela Cadeira        Tabela Item        Tabela Montagem
-idCadeira(P)          -idItem(P)            -ctrMontagem(P)
-descreve               -descreve            -codCadeira(E)
                                                 -codItem(E)

Os campos seguidos por (P) são as chaves primárias, enquanto que os seguidos por (E) são chaves estrangeiras, a tabela de montagem você observa que receberá diversos itens para uma mesma cadeira e vice-versa.

De forma semelhante você deve montar o problema e criar as entidades que irão se relacionar.

Link para o comentário

• 0

Você precisa entender o que a empresa faz, no caso ela é uma montadora de computadores, compra peças e vende para clientes. Pronto, já temos o objetivo da nossa base de dados.

Agora divida as etapas, vamos analisar:

O que são clientes e fornecedores? São meus contatos, então preciso criar a tabela de contato

Que tipo de contato eu tenho? Tenho Clientes e Fornecedores, então preciso da tabela de tipo de contato onde cadastro o código do tipo e a descrição do tipo (No caso 0 - Cliente e 1 - Fornecedor)

Quais informações tenho em um contato além do tipo? código do contato, Nome, Endereço(s), Telefone(s), Observações. Em observações coloco coisas como Falar com João, ou ligar durante a noite, coisa do tipo.

Por que mais de um Endereço? Posso ter Endereço de correspondência, Endereço de entrega, etc., por isso preciso da tabela de endereço

O que compoe um endereço? Código do endereço, Unidade Federativa, Cidade, Bairro, Logradouro, Número, CEP e Tipo de Endereço. Como tenho mais de um tipo de endereço, preciso da tabela de tipo de endereço (campo código do tipo de endereço e descrição do tipo de endereço)

Opa! Um contato pode ter um ou muitos endereços, e um endereço pode ter um ou muitos contatos (no caso de duas pessoas na mesma casa), então preciso de uma forma pra unir isso. Preciso da tabela de endereço do contato, onde vinculo os códigos do endereço com o do endereço

Por que mais de um Telefone? Posso ter telefone celular, telefone comercial, telefone residencial, etc., então preciso da tabela de tipo de telefone (Ex: 0 - Residencial, 1 - Celular, 2 - Comercial)

O que compoe a tabela de telefone? código do Telefone, código de área, numero do telefone, tipo do telefone

Opa... Novamente um contato pode ter um ou muitos telefones e um telefone pode ter um ou muitos contatos, então temos a tabela de telefone do contato para vincular os dois códigos

Com isso temos nossa forma de comunicação com ambas as partes, agora precisamos cadastrar nossos produtos. Do que são compostos os produtos? De componentes, correto? O que é preciso guardar de um componente? código do componente, nome do componente, fabricante do componente, fornecedor do componente, preço de compra do componente, preço de venda do componente(sugerido) e especificação(ões) do componente.

O que são especificações? São as coisas que ele pode fazer, por exemplo uma placa mãe tem slots de memória, tipo de socket para o processador, frequência de barramento, entradas USB, etc, já um pente de memória tem tipo, memória física, frequência de atuação, etc, então pra isso eu preciso da tabela de especificação do componente

O que tem na especificação? Tipo e valor, mas pra isso precisamos de uma tabela de tipo de especificação, onde tenho o código do tipo e a descrição do tipo, mudando assim o nome do campo Tipo na tabela de especificação para código do tipo

Ex:

Componente cod=1, nome=GeForce 8800 GT, fabricante=NVidia, fornecedor=7(código do contato), preço de compra=50$, preço de venda=100$

Especificação codTipo=1 valor=512MB

Especificação codTipo=2 valor=GDDR3

Tipo de Especificação codTipo=1 descTipo=Memória Física

Tipo de Especificação codTipo=2 descTipo=Tipo Memória

Com isso já cadastro tudo quanto é tranqueira para montar meu computador. Mas agora falta montar e transformar peças em produtos, não falta? Para isso preciso da tabela de produto

O que tem em um produto? código do produto, tipo e nome. O tipo é a tabela de tipo de produto, ex: 0 - computador completo, 1 - computador sem monitos, 2 - hd externo, etc. E os componentes? Cada componente está em zero ou muitos produtos e cada produto tem 1 ou muitos componentes, portanto preciso da tabela de produto montado onde vinculo o código do produto ao código do componente. E o valor? Isso é uma informação onde você soma o valor sujerido de venda e tem o do produto final

Até agora saiu contato e estoque? Falta acoplar a isso o básico de sistema de compra e venda vinculando na compra o contato do tipo fornecedor, com o cnpj do fornecedor, etc e na tabela componente comprado vincula a compra com o componente. Na venda vincula o contato do tipo cliente, seu cpf, etc com a tabela de produto vendido que tem o código da venda com o código do produto.

E por fim faz as famigeradas tabelas conta a pagar e conta a receber e coloca aí número de NF, valor pago, coisa do tipo

Editado por Iceguy
Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...