Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Como criar páginas php com ID

haidann

Question

Boa noite a todos!

Primeiramente quero parabenizar o forum o todo seu pessoal. Recentemente postei uma dúvida e a resolveram rapidamente e com qualidade. Com certeza virei frequeentador :)

Minha dúvida é a seguinte:

Como fazer as páginas com esses IDs? Por exemplo: site.com/index.php?page=0293

Sou iniciante em php, estou criando um site com sistema de post (semelhante a um blog) mas não tenho idéia de qual forma fazer as postagens ficarem com seus links (sem precisar programar uma página nova a mão para cada novo post.. rsrsrs).

Quero fazer um formulário para postagem (titulo, texto, eviar) e quando enviar, automaticamente atribuir um link para ela (um ID) e torná-la acessivel.

Teria como alugém me dar uma luz?

Muito obrigado!

att.

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0

haidann quando voce ve algo assim siginifica que estão se passando parametros pelo metodo GET

no caso do seu proprio exemplo

page=0293

dentro do arquivo PHP ele vai receber isso em uma variavel exemplo:

$pg = $_GET['page'];
dessa forma eu recebi o parametro page que é 0293 se você pretende montar como um blog tem que saber o que vai precisamente fazer pois isso seria chamar paginas ... eu conheço isso por paginação dos arquivos que se cria dessa forma.
<?php
switch ($_GET['page']) {

default:
            include "home.php";
            break;

case '0293':
            include "loja.php";
            break;

}
?>

coloque esse arquivo no seu index e crie o arquivo loja.php coloque dentro dele o html escrito teste depois abra seu index.php e coloque include "paginas.php"; dentro do paginas.php deve ficar o codigo que eu disse .. agora é so testar ...

• 0

hmm, eu demoro um pouco pra pegar a idéi, to aprendendo php a 4 dias, hehe.

Mas veja bem, é essa a forma que eu devo adotar parameu sistema?

Como citado, vai existir um formulário para fazer postagens (com campos titulo e texto), isso é certo.

E eu gostaria que, enviando essa postagem, ela já se tornace acessivel com seu proprio link. Não importa a maneira ou o método que faça isso, só preciso que isso aconteça (:

Essa maneira de ID é a correta ou me recomendaria outra?

obrigado pela atenção

• 0

é esta mesma, é a forma de você chamar uma pagina sem ter que carregar tudo novamente ...

Você tem o LAYOUT e dentro o conteudo... dessa forma você não precisa mecher no layout pois esse comando se encarrega de altera o CONTEUDO então dentro da pagina você so so coloca o conteudo..

quanto a questão do link é simples....

se você fez uma postagem e quer acessar ela do link direito é possivel... primeiro é montar um SELECT com o banco de dados onde ela recebe os valores pelo GET ... e então vamos aplicar o valor na SELECT

exemplo

site.com.br?page=select&nome=joao

bem nesse código eu usei a variavel page como você cito acima mas ao invez de numero so colocando em string então

se page for = select ele carrega a pagina de select dos dados.

dentro dessa pagina vai haver parametros que vai deduzir o que deve fazer então eu pego a variavel nome que no momento ta com o valor = joao e faz o select com o nome joao

• 0

Então, isso daria certo?

1- Pegar o parâmetro da URL com o $_GET e guardar em uma variável (pag)

2- Chamar a página com o layout para a exibição das postagens

3- Passar a variável (pag) para a página e fazer uma consulta no banco procurando pela postagem com código=pag

4- Exibir o resultado (titulo do post, texto do post) da consuta na página

fim (:

Essa lógica vai funcionar?

obrigado amigo!

-----------

EDIT:

Deu certo, muito obrigado cara.

Esse forum realmente tá agilizando muito meu projeto :)

Edited by haidann

• 0

Aqui no forum Script Brasil, ninguém pode me explicar como eu faço para criar paginas como essas?

view-source:http://www.freelives...annel.php?id=01

view-source:http://www.freelives...annel.php?id=02

view-source:http://www.freelives...annel.php?id=03

eu queria que a pagina funcionasse desse jeito, pode perceber cada link tem uma id diferente, por favor alguém pode me ajudar?